Resenha #6 - O Diário de Bridget Jones - Helen Fielding

29 setembro 2015


Título: O Diário de Bridget Jones
Título original: Bridget Jones's Diary
Autor: Helen Fielding
Editora: Record
Ano: 2001
Páginas: 320
Para saber mais: Skoob
Sinopse: O romance relata um ano na vida de Bridget Jones, uma mulher solteira, de trinta e poucos anos, que luta com todas as forças para emagrecer, encontrar um namorado, parar de beber e largar o cigarro. Uma história aparentemente comum, mas narrada em estilo impecável e extrema sensibilidade. Numa demonstração de acuidade, a autora tira do cotidiano de uma balzaquiana a matéria-prima para um livro memorável.



Em O Diário de Bridget Jones, vamos acompanhar um ano na vida de Bridget, que está solteirona e na dos trinta anos. Ah, fuma muito, adora beber e conversar com seus amigos sobre as dificuldades da vida. É obcecada por dietas e tem uma paixonite pelo chefe. O fato de ainda estar solteira é um prato cheio nas reuniões de família. Na festa de natal, Bridget reencontra Mark Darcy, um advogado muito famoso, que brincava com ela quando eram crianças. Decidida a mudar sua vida, Bridget começa um diário com resoluções para o Ano Novo: parar de fumar, beber menos, gastar menos, comer mais legumes, encontrar um namorado, etc. 

Certo dia seu chefe, Daniel Cleaver, lhe envia uma mensagem, e assim, começam a trocar mensagens. Resultado: os dois na cama dela. Mas ele não é flor que se cheire, e o namoro deles é dos mais esquisitos. Tudo na vida de Bridget parece bem, até que os problemas começam a aparecer. Daniel a larga e decide casar com outra. Sua mãe numa crise de meia idade larga o pai de Bridget e arruma um namorado, Julio. Bridget arruma um emprego novo, mas as atrapalhadas dela não ficam longe. Fora seus encontros constrangedores com Mark Darcy.

O livro é muito leve e rápido de ler. Não tem como não dar muitas risadas! A narrativa em forma de diário torna a história mais divertida. Bridget é atrapalhada, insegura e carente. Adorei acompanhar suas dúvidas e incertezas. Todas as mulheres têm um pouquinho de Bridget.

Após a leitura assisti ao filme. Não gostei! Mudaram muitas coisas e não vi no filme a mesma Bridget do livro. O livro tem continuação e com certeza lerei em breve. 


12 comentários

  1. Quero muito ler esse, pois como tu descreveu e um livro rápido de ler e muito divertido adoro livros divertidos.. Que pena que o filme fugiu um pouco da história do livro

    ResponderExcluir
  2. Olá! Eu nunca li e nem assisti ao filme, mesmo sempre vendo elogios a ambos por aí. Não sou muito fã de chicklit e por isso acabou deixando de lado alguns livros/filmes do tema.
    Mas gostei bastante de saber mais sobre o que se trata e até fique curiosa. Mesmo a sua ressalva sobre o filme, acho que vou começar po ele.Beijos
    SIL | Estilhaçando Livros

    ResponderExcluir
  3. Olá Letícia, eu já assisti o filme e gostei e por isso fiquei com vontade de ler o livro mesmo você comentando que tiveram muitas mudanças. Espero poder lê-lo em breve *--*

    Visite "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  4. Eu amo o livro e o filme, apesar de curti mais o filme, acho que ficou mais adulto. De qualquer forma, não dá para comparar, pois são artes diferentes e a ideia é de adaptação.

    ResponderExcluir
  5. OI Leticia!
    Eu adoro o filme da Bridget!! Mas, você falou que não gostou, neh?! Então acho que vou ler o livro pra ver se completa tudo e eu fico ainda mais apaixonada *-*
    Beijos

    LuMartinho | Face

    ResponderExcluir
  6. Acredita que eu tenho esse livro mas ainda não li? Eu sou louca por Bridget Jones! Eu vejo ela no meu futuro!

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  7. oiee como vai?
    eu assisti o filme mas ainda não li o livro, por incrível que pareça ele nao me atrai muito.

    ResponderExcluir
  8. Eu amei o filme e tenho uma enorme curiosidade em ler o livro, acho a premissa muito interessante e curiosa!!

    Abraços e até!

    lendoferozmente.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi, tudo bem?
    Eu gosto desse gênero literário e só vejo comentários positivos sobre os livros dessa autora, então tenho curiosidade em ler, mas não sei quando farei isso :/ Enfim, gostei bastante da sua resenha, deu para saber mais sobre a história o/

    Beijos :*
    Larissa - srtabookaholic.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Olha eu assisti o filme, MAS não fez meu estilo, não sou fã dessas leituras ainda mais com personagens assim, mas pra quem gosta deve ser uma boa pedida.
    http://k-secretmagic.blogspot.com.br/
    Xoxo

    ResponderExcluir
  11. Oie, tudo bom?
    Eu li esse livro há muitos anos e foi até na biblioteca que eu frequentava. Gosto do estilo diferente desse livro e como ele não tem nada a ver com sua adaptação. Não é o tipo de narrativa que agrada todos os leitores, mas a Bridget é engraçada demais.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Ola. Estou com esse livro.na minha estante ha um.tempo. Acho que lerei ele em breve. Obrigada a sua sinceridade na resenha.

    Beijão da Lari

    ResponderExcluir

Oi pessoa leitora, fico muito feliz com sua visita. Não esqueça de deixar um comentário me contando o que achou do post e do blog!

Dicas e opiniões são sempre bem vindas!

Obrigada pela visita e volte SEMPRE!!