Resenha #4 - Orgulho e Preconceito - Jane Austen

27 setembro 2015



Título: Orgulho e Preconceito
Título original: Price and prejudice
Autor: Jane Austen
Editora: Martin Claret
Ano: 1813 - Minha edição é de 2013
Páginas: 304
Para saber mais: Skoob
Sinopse: Na Inglaterra do final do século XVIII, as possibilidades de ascensão social eram limitadas para uma mulher sem dote. Elizabeth Bennet, de vinte anos, uma das cinco filhas de um espirituoso, mas imprudente senhor, no entanto, é um novo tipo de heroína, que não precisará de estereótipos femininos para conquistar o nobre Fitzwilliam Darcy e defender suas posições com perfeita lucidez de uma filósofa liberal da província. Lizzy é uma espécie de Cinderela esclarecida, iluminista, protofeminista. Neste livro, Jane Austen faz também uma crítica à futilidade das mulheres na voz dessa admirável heroína recompensada, ao final, com uma felicidade que não lhe parecia possível na classe em que nasceu.


Em Orgulho e Preconceito, conhecemos a família Bennet, em uma Inglaterra no final do século XVIII. Temos a Sra. Bennet, cujo objetivo na vida é encontrar marido para cada uma de suas cinco filhas, e não medirá esforços para que isso aconteça. As coisas que essa mulher faz, só vendo mesmo. O Sr. Bennet, que é um pai e marido compreensivo, que não esconde sua preferência pela filha Elizabeth. Com certeza, meu personagem favorito do livro, não tem como não adorar suas tiradas, desde a primeira página.

Lydia e Kitty são as filhas mais moças e nada discretas, que vivem tentando impressionar os homens. Mary é a filha do meio, a mais tímida de todas, passa horas e horas na companhia de seu piano. O enfoque maior é nas duas filhas mais velhas, a bela Jane e, principalmente, na nossa protagonista, a inteligente Elizabeth, de apelido Lizzy.

Com a chegada do jovem solteiro e rico Sr. Bingley à Netherfield, a Sr. Bennet vê uma oportunidade de casar uma de suas filhas. E então oferecido um baile de boas vindas ao Sr. Bingley, que mostra-se ser simpático e educado. Mas ele não veio sozinho à cidade, trouxe com ele suas duas irmãs, o cunhado e seu melhor amigo o riquíssimo Sr. Darcy, que é o oposto de Bingley, é sério, fechado e orgulhoso. 

No baile, dois acontecimentos darão o caminhar da historia. O 1º será com Bingley que já mostrará interesse por Jane, escolhendo-a para dançar duas vezes.  E o 2º será com Darcy, que esnobará Lizzy na hora da dança, criando, assim, uma inimizade entre eles.
A pessoa pode ser orgulhosa sem ser vaidosa. O orgulho está mais ligado à opinião que temos de nos mesmo, e a vaidade  ao que os outros pensam de nós.
O interesse de Bingley por Jane aumentará e o convívio entre Darcy e Lizzy será cada vez mais frequente. No meio de tudo isso, chega o primo Collins, que ameaça a moradia da família Bennet. Esse faz um pedido de casamento a Lizzy, que o rejeita, por acreditar no casamento por amor.

Entre encontros e desencontros, a trama vai sendo desenvolvida e a atração entre Darcy e Elisabeth vai crescendo. Não contarei mais para não narrar aqui todo o livro. Perde a graça né?
Você tem que me permitir dizer com quanto ardor eu admiro e amo você.
Todos os personagens são bem construídos e bem explorados. A leitura é muito agradável, adorei a escrita da Jane. Mas não é só amor! Jane Austen faz uma crítica a sociedade da época em que vivia, onde o interesse por casamentos lucrativos era mais importante que o amor.

A edição do meu livro e bem simples. Até que gostei, pois é bem molezinho, muito bom para ler. Todo mundo deveria ler esse clássico. É uma linda história de amor. O livro é Sensacional. Adorei, Adorei! Com certeza lerei os outros livros da autora.


13 comentários

  1. Também adoro esse livro <3
    Já viu o filme e a série da BBC? São tão apaixonantes quanto e ótimas adaptações.
    Bjs
    www.entrelinhasfantasticas.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O filme eu vi e adorei! Mas a série ainda não tive tempo! Quero muito ver!!
      Bjus

      Excluir
  2. Olá! Eu comecei a ler este livro mas to bem lenta na leitura, pego de vez em quanto e leio uns dois ou três capítulos. Todo mundo que lê adora e fala bem, por isso que estou tentando nao ir com tanta sede ao pote rs.

    Beijos
    SIL | Estilhaçando Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É maravilhoso! tem que aproveitar a leitura mesmo!
      Beijos! ❤

      Excluir
  3. Oláá´!

    Eu não li esse livro ainda, sou uma das poucas. Morro de vontade de entender porque Jane é tão admirada e tão queria, mas não tive oportunidade.
    Fiquei feliz que tenha gostado da leitura :D


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem?

    Todo mundo já me indicou um livro da Jane, e até mesmo já tentaram me forçar a ver a adaptação desse livro para o cinema, mas esse estilo narrativo não faz muito minha zona de conforto, por isso vou deixar a dica passar, mesmo sabendo que a autora possui grande talento e renome.

    Abraços,
    Matheus Braga
    Vida de Leitor - http://vidadeleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá... tenho pretensão de ler esse livro, porque sou completamente apaixonada pelo filme e pelo que li de sua resenha, o filme segue bem o padrão do livro, então não corre o risco de me frustrar kkkkk. Sou completamente apaixonada pelo Darcy, esse jeito dele marrento e orgulhoso só me deixa cada vez mais apaixonada rs..... adorei a sua resenha e sua empolgação em escrevê-la... PArabéns... Xero!!!

    ResponderExcluir
  6. Oi Lê, sua linda, tudo bem
    Não acredito!!!!! Eu amo Jane Austen!!!!!!! Gosto de todos os livros dela. Embora orgulho e Preconceito seja o meu queridinho, Razão e Sensibilidade me tocou muito também. Adoro a ironia presente no seu texto, a língua afiada de suas personagens, a coragem delas em desafiar toda uma sociedade. Tomara que goste dos outros também. Gostei muito da sua resenha.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Sou apaixonada por esses romances.... quero ler pelo menos até o fim do ano um livro da Austen!
    Ela é uma linda ne?

    http://umavidaliteraria1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi Letícia, tudo bem?
    Só leio elogios em relação a obra da Jane, mas infelizmente ainda não consegui ler e nem assistir Orgulho e Preconceito. Sei que preciso mudar isso urgente, ainda mais depois de ler sua resenha. Quero muito ler essa história e me encantar tanto quanto você.

    Bjs, Glaucia.
    www.maisquelivros.com

    ResponderExcluir

Oi pessoa leitora, fico muito feliz com sua visita. Não esqueça de deixar um comentário me contando o que achou do post e do blog!

Dicas e opiniões são sempre bem vindas!

Obrigada pela visita e volte SEMPRE!!