Leia para uma criança #issomudaomundo

12 outubro 2015



 Oi galera, feliz dia das crianças!!! 

   Todo mundo já sabe que o Banco Itaú tem um projeto muito legal de distribuir gratuitamente livros infantis. Eu que tenho criança em casa solicito os livros desde 2011. Mesmo que eu não tivesse com certeza pediria, pois os livros são lindos e as histórias são de encantar até adulto. 


   Olha a coleção da Martina!





   Mas o projeto vai além da distribuição dos livros, para mudar o mundo para melhor, o programa mobiliza os mais de 90 mil colaboradores do Itaú Unibanco para realizarem ações voluntárias de incentivo à leitura por todo o Brasil. Funcionários interessados podem participar de uma formação em mediação de leitura e oferecer para escolas públicas e organizações onde atuam a Biblioteca Itaú Criança (mini acervo de livros literários). Milhares de Bibliotecas são oferecidas anualmente.
   O Itaú Criança ainda incentiva os funcionários a contribuírem com parte do Imposto de Renda (até 6% do IR devido) para os Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente. E o Itaú Unibanco destina recursos da Pessoa Jurídica para dobrar a colaboração dos funcionários aos projetos selecionados pelo programa.
   Contribuir para a educação integral das crianças e adolescentes é essencial para garantir o desenvolvimento sustentável do país. E de transformar a vida deles! Afinal, toda criança tem o direito de ser bem cuidada e ouvir histórias contadas por pessoas queridas! #issomudaomundo.

Coleção em braille e fonte ampliada 
  Ler para as crianças é um convite que o Itaú Criança faz a todos os adultos. Por isso, você sabia que, todos os anos, são oferecidas também coleções em braille e fonte ampliada, produzidas pela Fundação Dorina Nowill? Se você necessita da coleção adaptada, clique aqui. 

  Como escolher um livro infantil 
  - Folheie muitos livros, leia as histórias, observe se as ilustrações e o estilo do autor lhe agradam. Quanto mais livros você conhecer, mais elementos terá para escolher um livro apropriado à criança. 
  - Não fique preso às indicações por faixa etária – elas são apenas recomendações. Uma criança pode gostar de ouvir um longo conto de fadas, enquanto um adolescente pode gostar de um texto curto, com ilustrações coloridas. Experimente, teste, observe! 
  - Repare nos assuntos que interessam à criança e procure livros com esses temas. Ela está curiosa sobre cavalos, plantas, ou pelo irmãozinho? Sempre há livros de literatura interessantes sobre tudo isso! 
  - Ofereça livros diferentes para que a criança possa conhecer a diversidade da literatura. Existem diferentes tipos de textos (contos, crônicas, fábulas, poesia, quadrinhos, livros de imagem etc.) e é importante descobrir e experimentar toda essa variedade! 
  - É sempre bom conhecer o livro que se vai ler. Já ter lido o texto antes permite transmitir melhor a emoção do texto, respeitar a pontuação, o ritmo e o sentido da história.
 - Deixe que a criança também escolha o que quer ler ou ouvir e todos podem aprender com suas escolhas. 

  Você sabia que no site há uma seleção com diversas sugestões de livros? Clique aqui e confira.

   Muito legal né? Tá esperando o que para mudar o mundo? Solicite aqui.



13 comentários

  1. Que postagem maravilhosa, eu amei e concordo com a parte ' Como escolher um livro infantil'. o adulto, além de ler para criança, precisa ler o livro antes de comprar, entender o discurso ideológico, conversar sobre a leitura, emfim... amei tudo!

    ResponderExcluir
  2. adorei o post. Vez ou outra eu entro no site e vejo essas indicações, tenho um sobrinho e sempre peço os livros quando abre pra solicitação... Eu pelo desde 2013. ^^
    estou ansiosa pelos que vão chegar esse ano. Ele se empolga muito com o título 'Papai!'

    ResponderExcluir
  3. Oie, que maravilha de post. Solicitei apenas uma vez os livros e me encantei, dei para o meu sobrinho. E já estou indo garantir mais livros, é muito importante esse projeto do banco, as propagandas do banco em relação a esse projetos são lindas, fico encantada com a criatividade do pessoal em querer atrair mais criança.

    Beijos, Mihh e o Mundo Literário

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Eu adorei esse projeto do Itaú, solicitei e já chegaram. Vou doá-los em breve. É uma linda iniciativa deles!
    Gostei bastante das suas dicas sobre como escolher um livro infantil, vou dar uma olhada na seleção com sugestões =)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Que legal esse projeto! Não o conhecia... Mas nunca é tarde para conhece-lo.

    Atenciosamente Um baixinho nos Livros.

    ResponderExcluir
  6. Esse projeto é maravilhoso e muito inspirador. Sério, nós precisamos de mais iniciativas como essa, incentivar nossas crianças a desenvolverem o hábito da leitura é essencial. Chato eu não ter nenhuma criança próxima, mas espero incentivá-las quando tiver. Gostei das suas dicas, vou dar uma olhadinha no site pra ver o que tem.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Que postagem legal! Todas as crianças da minha família recebem os livros do Itaú. E tem sido maravilho ver o quantos elas adoram as histórias, as ilustrações. Deveria ter mais projetos como esse.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. oie como vai?
    eu adoro essa iniciativa do itau, acho muito bacana eles doarem livros pras crianças e ainda ensinar seus funcionários e incentiva-los ao trabalho voluntário.

    ResponderExcluir
  9. Letícia solicitei este ano pela primeira vez, já conhecia o projeto, mas nunca pensei em solicitar antes. Estou ansiosa pra recebê-los, vou dar pro meu irmão!

    ResponderExcluir
  10. Nossa, eu não imaginava que esse projeto era tão grande, ou que o Itau tem se empenhado tanto para incetivo a leitura, já amava a ideia de enviar livros, mas agora estou mais fã ainda da ideia que empresa esta construindo.

    coisasdemineira.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Oi pessoa leitora, fico muito feliz com sua visita. Não esqueça de deixar um comentário me contando o que achou do post e do blog!

Dicas e opiniões são sempre bem-vindas!

Obrigada pela visita e volte SEMPRE!!