Resenha: Dom Casmurro - Machado de Assis

25 outubro 2015

Título: Dom Casmurro
Autor: Machado de Assis
Editora: Saraiva
Ano da 1ª publicação: 1899
Páginas: 176
Sinopse: Onde a verdade e onde a mentira dos sentimentos? Seria a bela Capitu, com seus "olhos de cigana oblíqua e dissimulada", uma adúltera? Teria fundamento o ciúme que corrói a alma de Bentinho? Com finura psicológica e incomparável mestria literária, o grande Machado de Assis mergulha na vida interior do protagonista-narrador, mostrando como a dúvida embaça as emoções e mistura real e imaginário, passado e presente. Uma obra-prima da literatura universal.



Eu tenho certeza que todo mundo conhece a história de Bentinho e Capitu. Ou leu o livro, ou assistiu ao filme, ou assistiu à mini série, ou até já escutou alguém falando sobre a suposta traição de Capitu. De uma maneira ou de outra, todos já tivemos contato com esse clássico da Literatura Brasileira.

Estou fazendo um projeto, que vi no canal da Tati Feltrin, sobre os 100 livros essenciais da Literatira Brasileira pela revista Bravo! E Dom Casmurro é um deles.


Sobre o livro

Bento de Albuquerque Santiago (Dom Casmurro) tem 54 anos e decide escrever a história de sua vida. Assim, acompanhamos a narrativa que começa desde sua infância. Capitolina e Bentinho são vizinhos e amigos. Com o tempo, essa amizade vai se tornando uma paixão. Mas há um problema: Dona Glória, mãe de Bentinho, está decidida a fazer do filho um seminarista.

A tentativa de Bento e Capitu de mudar esse destino não dá certo e eles juram casamento, independente do que aconteça. No seminário, Bentinho faz amizade com Escobar. Tornam-se melhores amigos.

Tudo dá certo. Bentinho e Capitu, Escobar e Sancha (melhor amiga de Capitu) se casam. Anos depois, Capitu engravida e nasce Ezequiel. Mas algum tempo depois, Escobar morre afogado. No enterro dele, Capitu olha tão fixamente para o defunto que chaga a abalar Bento. Ezequiel vai crescendo, e semelhanças com o Escobar vão se acentuando. Isso deixa Bento desconfiado. Ele começa a tratar mal a mulher e o filho até um dia confessar sua desconfiança à Capitu que, indignada, abandona o lar.

Capitu e Ezequiel partem para a Europa. Após a morte da mãe, Ezequiel volta e se encontra com o pai. Esse o vê a figura de Escobar. Ezequiel parte para o Oriente Médio para estudar e meses depois morre de febre tifoide.

Sem família e sozinho, Dom Casmurro decide escrever um livro relatando sua vida.


Minha opinião

Fique muito surpresa por ter gostado tanto do livro. Me envolvi com a história e me encantei pelos personagens. Eu gostei muito do modo como a narrativa se desenvolve e como os acontecimentos vão sendo expostos ao leitor.
A narrativa é em primeira pessoa. Imaginei o próprio Bentinho me contanto a história! Teve muitas vezes que até ri com os acontecimentos narrados. Mas assim, só conhecemos um lado da historia, o lado de Bento, desconfiado e ciumento.

Em nenhum momento temos a confirmação da traição de Capitu com Escobar. Com certeza, há dúvidas sobre isso, Machado brinca com o leitor ao trazer semelhanças entre Ezequiel e Escobar, mas não podemos esquecer de que a própria Capitu é muito parecida com a mãe de Sancha, e não há parentesco entre elas.

A narrativa é lenta, devido a linguagem mais rebuscada. Algumas palavras tive que procurar no dicionário, porém achei que foi exatamente isso que deu um toque de clássico à obra.

Só teve uma coisa que me incomodou, que foi quando as desconfianças de Bento surgiram. Ele começa a tratar mal Ezequiel e até pensa em matá-lo. A criança não tem culpa e não merecia ser tratada daquela maneira. Fiquei com pena.

A escrita do Machado é sensacional e torna o livro lindíssimo!!! Não é a toa que Dom Casmurro é considerada a melhor obra de Machado de Assis e um clássico da literatura Brasileira.

Um livro que todo mundo deveria ler! E você já leu ? O que achou? Eu acho que Capitu traiu Bentinho!


Um comentário

  1. Le! Eu li praticamente nada de clássicos nacionais e to devendo com esse também.
    Como não me dou muito bem, resolvi começar pelos estrangeiros, mas quero ver se em 2016 consigo encaixar uns nacionais na minha lista também.

    Que bom saber que gostou do livro, isso dá um empurrãozinho a mais pra ler ele!
    Beeijo
    http://resenhandosonhos.com

    ResponderExcluir

Oi pessoa leitora, fico muito feliz com sua visita. Não esqueça de deixar um comentário me contando o que achou do post e do blog!

Dicas e opiniões são sempre bem-vindas!

Obrigada pela visita e volte SEMPRE!!