Resenha #7 - Você sabe estudar? - Claudio de Moura Castro

01 outubro 2015


Título: Você sabe estudar? Quem sabe, estuda menos e aprende mais
Autor: Claudio de Moura Castro
Editora: Penso
Ano: 2015
Páginas: 176
Para saber mais: Skoob
Sinopse: Você Sabe Estudar? - Você precisa aprender de forma mais eficaz? Tem problemas de concentração? Aprende e depois não lembra? Não consegue administrar seu tempo de estudo?Claudio de Moura Castro, reconhecido especialista em educação, apresenta técnicas para desenvolver bons hábitos de estudo e conquistar uma aprendizagem duradoura. O autor vasculha o funcionamento da mente humana para ensinar o leitor a usar a memória a seu favor com o método de estudo ativo e mostra que estudar é coisa que se aprende.



Adoro livros com dicas! Para quem estuda, nada melhor que um livro que promete ensinar como podemos melhorar e aprender mais em nossos estudos. Você sabe estudar?  é um desses  livros de dicas. Como sou uma eterna estudante, resolvi ler e ver quais informações podem me ajudar na hora de estudar.

O livro promete o seguinte:
- Como obter melhores resultados em testes, provas e trabalhos – Nada muito revolucionário, mas com dicas legais. Usarei algumas.
- Como entender melhor assuntos difíceis – Aqui entra um pouco de todas as dicas que encontrei no livro. Mas a parte sobre como a nossa opinião sobre a matéria a ser estudada influencia nos estudos e como usar o ensino ao nosso favor foi o ponto alto. Entendi o porquê da dificuldade e da facilidade que temos ao estudar assuntos diferentes.
 - Como não esquecer o conteúdo estudado – Para mim, só a base da repetição mesmo!
- Como fazer anotações, resumos e mapas mentais – Gostei muito dos mapas mentais. Vou tentar usar.
- Como administrar melhor o seu tempo – Esse eu não aprendo nunca, hahaha!!!
- Como ler um livro – Aqui as dicas são as mesmas do livro Como Ler Livros, que eu estou lendo já faz um tempo, então nada de novo para mim. Aqui tem informações valiosas que todo mundo deveria saber.

Com regrinhas, mandamentos e dicas o autor mostra a importância do estudo e o benefício que temos ao estudar sempre. Tem uma frase que se repete no decorrer do livro: “água mole em pedra dura, tanto bate até que fura”, assim reforçando a ideia de que estudar a mesma coisa várias vezes é benéfico e que a cada fez que estudamos a matéria retemos no cérebro uma nova informação.

O livro é muito bom e contém informações muito legais. Eu gostei muito das dicas sobre os mapas mentais e de como fazer uma boa prova. Com certeza vou adotar algumas coisas.

A parte gráfica do livro é muito bacana, com ilustrações, setas, esquemas e partes de textos destacadas com outras cores. Bem legal, pois chama  a atenção do leitor. Recomendo o livro para todos que quiserem aperfeiçoar seus estudos!

Seu futuro depende de proteger da distração certos estudos mais árduos, por acreditar que são vitais para a sua educação. 

18 comentários

  1. Le, eu estou lendo esse livro e amando as dicas. A maioria que coloquei em prática deu resultado. Durante a leitura ele citou um outro livro, o "como ler um livro" você já leu? Estou interessada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou lendo "Como ler um livro" e to adorando.]
      bju

      Excluir
  2. Olá!!

    Eu não conhecia esse livro, achei interessante. Acho que qualquer dica para mudar habitos ruins vale a pena né?

    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  3. Olá!

    Eu não o conhecia, mas a leitura é válida para esclarecermos alguns de nossos hábitos...

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Eu ainda não conhecia esse livro, meio que torcia o nariz para esse tipo de livro, mas de uns 2 anos para cá ando atras de livros para me organizar coisa e tal e acho que esse livro seria bem útil, vou dar uma procurada por ele. ^^

    www.poyozodance.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Achei o livro interessante, nunca tinha visto um livro assim e achei muito válida a iniciativa.

    Bjos!

    ResponderExcluir
  6. Olá

    Eu não conhecia esse livro, acho a proposta dele bacana,mas no caso não é o tipo de livro que vou atrás,apesar de ter que estudar bastante,gostei da resenha e valeu pela dica.

    Bjss

    ResponderExcluir
  7. Oi, eu não conhecia o livro, mas achei bem bacana e ideal para a minha pessoal, sou super atrapalhado e desorganizado com meus horários e estudos, acho que solucionaria alguns problemas meus.

    Adorei sua resenha, beijos!

    ResponderExcluir
  8. Oi Leticia!
    Se eu encontrasse um livro desses na época da escola/faculdade, com certeza teria sido muito bem aproveitado! Não que eu tirasse notas ruins, mas com certeza teria surtado menos e aproveitado melhor o meu tempo.
    Parece ser uma leitura interessante, com certeza ajudaria pessoas desorganizadas (ou não) com os estudos.
    Beijos
    http://www.coisasdemeninas.blog.br/2015/10/entre-o-amor-e-vinganca.html

    ResponderExcluir
  9. Oi!
    Acho que esse livro me seria muito útil há uns 5 anos atras viu hahahaha. Morria com problemas de concentração, e precisava ficar horas estudando em algumas matérias e mesmo assim não rendia bem.

    www.gordinhaassumida.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oi Leticia, tudo bem?
    Preciso mesmo de um livro desses, rs. Tempo é algo que não sei mesmo administrar, e que preciso urgentemente aprender. Dicas nunca são demais e são bem úteis, então já coloquei o livro na minha lista.

    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura

    ResponderExcluir
  11. Menina, eu não sei estudar, não adianta...
    já tentei de toda forma, de anotações `a mapas conceituais...Graças à Deus sei ler livros
    haha
    Bjs
    Tay let It Shine

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    eu não sei estudar, sempre tento fazer horários sento começo, mas depois não lembro de nada que estudei. Tem que ser na base da repetição. Fiquei curiosa com o livro, talvez ele me ajude.

    Beijos!
    http://lovesbooksandcupcakes.blogspot.com.br//

    ResponderExcluir
  13. Leticia, tens algum livro nesse estilo de leitura q tu recomende? vi q desse 3 maçãs, queria ler esse, mas mto caro pra comprar sendo não mt bom, tens outro melhor pra melhorar? beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eduarda
      Ele é bom sim!
      Dei 3 estrelas, porque para mim algumas coisas não foram novas! Já tinha um amplo conhecimento sobre como melhorar os estudos. Por isso! Mas nunca li livro sobre o assunto fora esse. O resto pego na internet mesmo!
      Espero ter ajudado.
      Bjus

      Excluir
  14. Gente... corre que ele está em promoção na Amazon,Saraiva e Cultura. R$ 31,70.

    ResponderExcluir

Oi pessoa leitora, fico muito feliz com sua visita. Não esqueça de deixar um comentário me contando o que achou do post e do blog!

Dicas e opiniões são sempre bem vindas!

Obrigada pela visita e volte SEMPRE!!