Resenha #10 - Legna - Alexandre Apolca

06 novembro 2015


Título: Legna
Autor: Alexandre Apolca
Editora: Dracaena
Ano: 2012
Páginas: 496
Para saber mais: Skoob
Sinopse: Este livro conta a história de Legna Philps, uma garota que larga sua pacata vida em Miami para viver em Paris, onde ela começa um grande romance com Sayed Nasser, um garoto conhecido pela internet. Com o passar do tempo, ela percebe que ele não é normal! Sayed a abandona sem nenhuma explicação, a partir disso, sua vida muda completamente. Em meio à profunda depressão, ela descobre o misterioso segredo dele, e mais, descobre que há algo terrível amaldiçoando essa relação. A perturbação de Legna poderá levá-la a vícios, distúrbios psicóticos, e até a morte... Será que esta maldição é verídica ou apenas uma mera confusão? Legna irá superar tudo para viver ao lado do homem que ama? De onde vem esse intrínseco sentimento entre eles? Qual a explicação para os fatos sobrenaturais que a acompanha desde criança? As respostas estão neste livro, que envolve alquimia, romance, e a fascinante Atlântida...




Hoje temos uma resenha negativa. Fico triste por dizer que não gostei do livro, mas é a vida! Após a leitura, me preparei para a resenha, mas uma pergunta veio: Como fazer a resenha de um livro que do qual não gostei?

Fiz o blog com a intenção de falar das minhas leituras. Quero ser a mais sincera possível e falar realmente o que eu penso dos livros que leio, sem ofender o livro nem o autor. Quero me sentir livre para opinar o que eu realmente achei de uma obra e o que para mim foram os pontos negativos dela, mesmo que na minha visão só tenha pontos negativos sempre que achar necessário. Será que isso é ofender? Do que adianta eu vir aqui no blog escrever coisas maravilhosas de um livro e pessoalmente falar "mal" para meus amigos?

Aí tu me perguntas: Lê se estava ruim o livro por que leu até o final? Te respondo: por que eu detesto largar livros pela metade. Quero poder explicar o motivo de eu não ter gostado. Pode parecer loucura, mas sou assim. Mania, sabe como é?

Eu prometo explicar por que não gostei e quero que vocês que leram se sintam a vontade para falar sobre suas opiniões sobre o livro e talvez me mostrar algo que eu na o tenha visto. Estamos aqui para trocar ideias!

Vamos ao livro! 

A história

Resolvi não fazer o resumo com as minhas palavras que sempre faço, pois a própria sinopse já é um resumo e não quer me tornar repetitiva.

Minha opinião

Gosto muito de romances! E quando tem fantasia junto, gosto mais ainda, porém, para um livro me ganhar, preciso ter empatia com a personagem principal. O que, infelizmente, não foi o caso! A protagonista, Legna, é uma chata. Por favor!! Ela só reclama, nada está bom para ela. Desde o começo da narrativa, ela já esta de saco cheio de tudo. Outra coisa que me incomodou é que o dia a dia da Legna é narrado aos mínimos detalhes, deixando a história muito longa.

Me senti perdida em alguns momentos do livro, achei que podia ter deixado passar alguma coisa quando me deparei com a seguinte frase: "As minhas suspeitas de Sayed não ser humano agora faziam sentido...". Para mim, o que não fez sentido foi essa frase, pois em nenhum momento ela deu a entender que estava desconfiada de que ele não era humano. Outra, quando ela vai até ao apartamento dele e encontra muitas fotos del:. "...era por isso que ele insistia tanto em me fotografar durante nosso passeios...". Mais uma vez eu fiquei boiando, pois nenhuma menção a este fato tinha sido feita antes. Aliás, os momentos em que Legna e Sayed passam juntos são pouco explorados. Achei muito superficial, apesar do amor incontrolável que sentem um pelo outro.

Há muitas referências homossexuais na história. No meu ver, quase todas preconceituosa. Quando ela vira Thayza, que é a parte mais chata do livro para mim, a palavra lésbica aparece várias vezes, não sei o porque disso no livro. Super chato!

O relacionamento dela com os pais é problemático, mas não vi problemas, isso tem bastante por aí. Além de Sayed, há dois colegas/amigos que estão apaixonados por ela. Não sei quem era mais chato ela ou eles.

Na história dos alquimistas, quando é revelada, tudo é muito mecânico. Não me pareceu que ela estava surpresa com nada. E é claro não gostei do final.

Fui muito má? Pessoal, por favor não briguem comigo, mas eu precisava colocar todo esse sentimento para fora! Apesar de tudo, acho que valeu a leitura. Aprendi a reparar em alguns detalhes a mais nos livros. Aprendi a ser mais crítica e exigente!

Não desaminem, pessoas. Se vocês quiserem ler o livro mesmo depois de ler a minha resenha, procurem por outras. Têm muitas resenhas favoráveis sobre Legna por aí. Eu mesmo li algumas, a maioria do pessoal gostou do livro!

Me conta aí, você já leu o pior livro da sua vida?


19 comentários

  1. Oi Letícia,

    Comecei a ler sua resenha e fiquei pensando: meu Deus um romance em Paris, a cidade que eu desejo visitar e ainda morar por três meses. Estava encantada até você dizer que o livro é ruim. Sei que cada um tem uma opinião e o que é ruim para um pode não ser para outro. Mas estamos vivendo em um mundo que o tempo é tão curto que não dá para desperdiçar. Então não vou ler este livro. Obrigada pela sua sinceridade. Nós, leitores do seu blog esperamos mesmo por resenhas sinceras.

    Beijos

    Juci Pauda

    jusemfrescura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Ola Let que pena que o livro não fluiu bem, a primeira vista a sinopse e capa não me chamaram atenção, e confirmei lendo sua resenha que não era para mim, uma pena a autora se perder nos acontecimentos. Referências preconceituosas agora que não leio . beijos lindona e parabéns pela resenha sincera.

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir

  3. Antes de tudo, parabéns pela sinceridade. Não é todo blogueiro que tem coragem de classificar um livro como ruim.
    E pelo que você descreveu é ruim mesmo.
    Bom saber para nem passar perto. Não curto preconceito de nenhum tipo.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  4. Oie Letícia,

    tudo bom ??
    Eu sempre falo para as meninas, que é mais dificil você resenhar livros que não gostou do que os que gostou. Porque como você citou, a resenha precisa ser muito bem construída, com argumentos válidos.
    É uma pena essa perda da autora, porque a capa me chamou a atenção e eu colocaria na minha lista, também amo essa mistura de romance com fantasia, magia. Acho que faltou uma orientação para o autor, talvez um beta, ou a própria editora. Mas fazer o que...
    Parabéns pela sinceridade.

    =)

    Every Little Book

    ResponderExcluir
  5. Olá, Leticia.
    Já li livros bem ruins sim, mas foi antes de eu começar o blog, por isso não fiz resenha. Eu até assustei quando vi a sua nota, mas você conseguiu explicar direitinho o porque dela. Eu acho engraçado isso, quando o autor está com tudo imaginado na sua cabeça e coloca certos tipos de frase no livro. Ele sabe sobre aquilo, mas o leitor ainda não hehe. É uma pena porque a capa é muito bonita.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  6. Olá,
    Quando vi a avaliação fiquei "SOCORRO... O QUE ACONTECEU?"
    Se eu começar a ler livros que mostram homofobia por parte da autora ou do personagem, paro de ler!
    Realmente você me livrou de um desses, e também o número de páginas é surpreendente para o tema. Podemos dizer que foi desperdiço de páginas, no caso diria que leria o livro para tirar minhas próprias conclusões, mas esse eu vou deixar de lado!

    Lendo no Inverno

    ResponderExcluir
  7. Leticia,
    Sei muito bem do que você está falando, por que assim que li a sinopse já esperava uma super resenha positiva - sem falar da capa que chamou muito a minha atenção. Entretanto, tudo foi murchando e quando você apresentou os fatos, ODEIO quando o livro é muito descritivo, pior ainda descrições que não ajudam em nada! AFF
    bjs Ju
    Visite: Nossa Estante Nacional

    ResponderExcluir
  8. Olá Letícia
    Tudo bem flor?
    Menina eu não conhecia o livro, mas que pena que não te agradou
    isso e tão chato não é?Já aconteceu de ler o livro e não ir com cara da personagem principal
    a maioria gostou meu seu, eu cheguei a pensar " só posso estar louca meu deus" HAHAHAHAHA
    E personagem principal e tudo, ele e o foco do livro por isso e preciso que ele seja chamativo e conquiste o leitor, se fosse um personagem secundário não é?E sinceramente quando terminamos a leitura não pode restar nenhum duvida HAHAHAHA olhando os seus pontos eu também não leria o livro nem pensar O.O ,as gostei de você ter sido sincera e explicado tudinho *-*
    adorei blog
    Beijinhos
    Visite- resenhaatual.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Ah que pena que não gostou :(
    Eu tenho esse livro mas ainda não li e já sei que a sinopse dele já consta um spoiler. Mas é ruim mesmo quando não gostamos de um livro e ainda temos que falar dele.
    Bjss

    ResponderExcluir
  10. É muito triste quando isso acontece, né?
    Eu já tive uma experiência assim aqui no blog, li um livro que eu achei tão superficial, quase desrespeitoso, e eu lia tanta resenha positiva, tanta gente apaixonada pelo livro, que fiquei até com medo de falar mal, nas ai eu fugiria da proposta do blog, que é dar minha opinião sobre o livro que li.

    www.poyozodance.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oiiie
    Nossaaa, que pena que o livro foi tão ruim para você, é muito chato quando isso acontece né? Mas faze o que, eu já não tinha interesse na leitura, agora tenho menos ainda, então vou deixar passar

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    é muito ruim quando não gostamos de um livro. Mas temos que ser sinceras com a nossa opinião. A única coisa que temos que tomar cuidado é como escrever a nossa crítica negativa.
    Adorei a sua resenha e espero que com sua crítica o autor possa melhorar.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Gostei da capa do livro de Alexandre Apolca e nao conhecia antes, nao vi em nenhum blog sobre o livro e adoro conhecer livros novos.
    Mas a parte ruim de livros novos é que podem ser ruins, hehe...
    Uma pena que Legna nao atendeu as suas expectativas e ficou com nota baixa.
    Vc ta certa em ser sincera, o livro nao funcionou pra vc e pelo jeito o autor se perdeu na historia, fazendo referencia a coisas q nao falou antes e os personagens eram chatos e sem graça.
    Beijos.

    ♥ Blog Livros e Sushi ♥
    https://livrosesushi.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  14. Olá Flor! Então, eu já tinha visto este livro algumas vezes, mas não tive aquele desejo de ler. Não acho que você tenha sido má, apenas sincera. E sei exatamente o que você diz quando fala que precisa ler o livro até o fim para poder falar o porquê de não ter gostado. Eu fiz isso durante muito tempo, mas tenho aprendido a pensar de uma outra forma.

    Sua resenha foi bem sincera e isso acho que vale a pena. Gosto é gosto e cada um tem um. Um abraço pra ti!

    Pensamentos Valem Ouro

    ResponderExcluir
  15. Gente
    meu castelo caiu qnd eu li que o livro era ruim, o pior de tudo é que depois, olhando a postagem, lá no inicio tem a nota do livro, uma estrela escrito ruim!
    Mas mesmo assim, fui ler o que vc achava, e você foi bem sincera e coesa em listar os pontos contraditórios do livro.
    Com certeza absoluta eu não leria e nem vou ler...
    Bjks

    ResponderExcluir
  16. Oiee ^^
    Uau *-* já tinha visto a capa desse livro antes, mas essa foi a primeira resenha que eu li dele. Já me mandou para bem longe. Eu também ODEIO largar livros pela metade, sempre sinto que estou falhando com o livro e vou até fim, por mais ruim que seja. É uma pena que o livro tenha te decepcionado tanto *-*
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Oii,
    Nossa como é difícil falar de um livro que não gostou né?? Senti essa mesma dificuldade, só que tive que largar o livro de tão ruim estava. Mas na vida de leitora é assim mesmo. Mas gostei da sua resenha e da forma que expôs a sua indignação com a história.

    beijos

    ResponderExcluir
  18. Oi flor, você está mais que certa, sinceridade é tudo e você citou os porquês de não ter curtido o livro, então está tudo certo. Bom, eu odeio livro com narrativa arrastada, tira todo o meu tezão da leitura, se tem preconceito então meu Deus.Vou deixar a leitura passar dessa vez, sua resenha já me disse tudo, vou passar reto dele, tem outras histórias que quero conhecer.

    bjs

    ResponderExcluir
  19. Olá Letícia,
    Não acho que você tenha sido má. Na verdade, acho que foi muito verdadeira e ler uma resenha assim é muito importante. Gostei muito da sua opinião e acho que não gostaria muito da leitura. Veja, mesmo um romance fantasioso. Odeio quando o relacionamento com os pais não tem problema e o personagem cria. Enfim, é uma leitura que eu não faria :(
    Beijos,
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Oi pessoa leitora, fico muito feliz com sua visita. Não esqueça de deixar um comentário me contando o que achou do post e do blog!

Dicas e opiniões são sempre bem vindas!

Obrigada pela visita e volte SEMPRE!!