Resenha: Mentirosos - E. Lockhart

11 novembro 2015

Título: Mentirosos
Título original: We Were Liars
Autor: E. Lockhart
Editora: Seguinte
Ano: 2014
Páginas: 272
Para saber mais: Skoob
Sinopse: Os Sinclair são uma família rica e renomada, que se recusa a admitir que está em decadência e se agarra a todo custo às tradições. Assim, todo ano o patriarca, suas três filhas e seus respectivos filhos passam as férias de verão em sua ilha particular. Cadence - neta primogênita e principal herdeira -, seus primos Johnny e Mirren e o amigo Gat são inseparáveis desde pequenos, e juntos formam um grupo chamado Mentirosos.Durante o verão de seus quinze anos, as férias idílicas de Cadence são interrompidas quando a garota sofre um estranho acidente. Ela passa os próximos dois anos em um período conturbado, com amnésia, depressão, fortes dores de cabeça e muitos analgésicos. Toda a família a trata com extremo cuidado e se recusa a dar mais detalhes sobre o ocorrido… até que Cadence finalmente volta à ilha para juntar as lembranças do que realmente aconteceu.




Sobre o Livro


Cadence é a neta primogênita da família Sinclair. Uma família que está em decadência e vivendo de aparências. Todos os anos o patriarca reúne as três filhas e seus netos para passarem o verão em sua ilha particular em seus casarões com objetos caros.

Cadence, junto com seus primos, Johnny e Mirren, e o amigo Gat, formam o grupo autodenominado Mentirosos. Então, todo o ano eles aproveitam o verão na ilha ao máximo, fazendo as férias momentos especiais e únicos, como se a ilha fosse um mundo a parte em suas vidas.

Mas tudo isso muda no verão de seus quinze anos, quando um estranho acidente obriga Cedence a passar por muitos exames e a coloca em um quadro depressivo, com amnésia e fortes dores de cabeças.

Dois anos se passam e Cadence continua sem lembranças do que aconteceu no verão dos 15, e a família se nega a dar maiores detalhes. Até que ela decide voltar à ilha. Lá, Cadence terá que juntar, sozinha, os fragmentos de sua memória e juntar as peças para descobrir o que realmente aconteceu.

O avo é linha dura e não aceita não como resposta, suas filhas estão em constante disputa pela herança do pai, o que incomoda um pouco os mentirosos. Além disso, Cadence está apaixonada por Gat. O relacionamento é cheio de dúvidas e há algumas diferenças de comportamento e de pensamento entre eles o que torna o relacionamento um pouco conturbado.

O caminho percorrido por Cadence até lembrar dos acontecimentos é sofrido, mas não tanto quanto o que ela descobre.


Minha opinião

O livro tem um mapa e uma árvore genealógica no início, o que achei muito legal. É ótimo para aprender os nomes e fixar quem é filho de quem. A narrativa é separada em cinco partes e os capítulos são curtinhos. Isso é muito bom, pois separa bem os acontecimentos dando um tempo para que a gente respire e pense no que está acontecendo.



No início, achei que seria só mais um livro com historias de adolescentes com problemas de adolescentes. Mas, com a decorrer da narrativa, meu interesse pelo livro foi aumentando. Toda a trama e o mistério envolvendo a família Sinclair foram bem construídos. Conseguimos conhecer um pouco de cada personagem e de seus problemas em particular.
A autora faz uso de muitas metáforas, que me fizeram voltar e ler mais vezes alguns trechos, já que não as percebemos na hora. Gostei muito!

Sai correndo de casa, para os braços de Gat. Sangrei sobre ele e ele não achou ruim.

O fato de Cadence reescrever contos de fadas, relacionando-os com o drama da família Sinclair, foi uma das coisas que me chamou a atenção. Todas as histórias são bem colocadas em momentos específicos da narrativa e já dá até pistas do que irá acontecer.

Quando o mistério em fim é revelado, fiquei chocada! Eu tinha imaginado de tudo menos o que realmente aconteceu. Fiquei algum tempo pensando sobre o livro e sobre a trama em geral e acabei dando 5 “estrelinhas” pelo modo como a narrativa é conduzida.  E. Lockhart consegue fazer, com uso de metáforas e de contos, com que o leitor não se canse, pois historia é bem simples até mais ou menos a página 200. E o final que faz toda a leitura valer a pena.
Recomendado! Quero ler mais livros da autora!


7 comentários

  1. Olá Letícia!
    Também vi muito a capa desse livro por ai. Gostei da sua resenha, não pensava que o livro se tratava disso. Legal ele ter um mapa, é o tipo de coisa que geralmente só aparece em livros de fantasia.
    Bjs

    EntreLinhas Fantásticas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mapas são tudo!! hahaha
      Obrigada!
      Beijos! ❤

      Excluir
  2. Olá lindona,

    Mentirosos me fez chorar como uma louca. Não tem como não sofrer quando a verdade é revelada. É doloroso e devastador e as lições dadas pela autora são legítimas e essenciais. O dinheiro é apenas um objeto e não deve ser mais importante que as pessoas que amamos.

    Beijos!
    poesiaqueencantavida.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem?

    Estou louca para ler esse livro, só esperando a Black Friday para lê-lo. Sua resenha só aumentou ainda mais a minha vontade.

    Beijos,
    http://quotesperdidos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Letícia, já ouvi falar muito desse livro e em todas as resenhas me deixam curiosa para saber o que aconteceu com a Cadence afinal de contas porque ela perde a memória e como ela consegue ligar tudo que aconteceu.
    Esse negócio dela reescrever os contos de fadas deve ser um ponto bem interessante.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  5. Oie Leticia!
    Esse livro é sem palavras, não é?!
    Quando li aquele final, meu queixo caiu, até hoje quando vejo uma resenha de mentirosos, tenho que comentar nela porque é o melhor livro que li em 2014. Sério, acabou comigo por muito tempo, fiquei bastante tempo com ele na cabeça!!
    Que bom que você também gostou dele, eu também quero mais coisas da autora, essa diva!!
    Beijos

    LuMartinho | Face

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Minha leitura atual e eu estou gostando, confesso que no inicio o livro não é de prender, mas conforme você vai avançando na leitura e sabendo mais sobre essa família estranha, você vai se interessando e ficando mega curiosa para saber o que de fato aconteceu com a Cady. Estou mega curiosa para saber o desfecho dessa história.

    Beijos!
    http://lovesbooksandcupcakes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Oi pessoa leitora, fico muito feliz com sua visita. Não esqueça de deixar um comentário me contando o que achou do post e do blog!

Dicas e opiniões são sempre bem-vindas!

Obrigada pela visita e volte SEMPRE!!