Resenha #12 - As Crônicas de Gelo e Fogo Livro 1 - A Guerra dos Tronos -

21 novembro 2015


Título: A Guerra dos Tronos
Titulo original: A Game of Thrones
Série: As Crônicas de Gelo e Fogo
Autor: George R. R. Martin
Editora: Leya
Ano: 2010
Páginas: 592
Para saber mais: Skoob
Sinopse: Quando Eddard Stark, lorde do castelo de Winterfell, aceita a prestigiada posição de Mão do Rei oferecida pelo velho amigo, o rei Robert Baratheon, não desconfia que sua vida está prestes a ruir em sucessivas tragédias. Sabe-se que Lorde Stark aceitou a proposta porque desconfia que o dono anterior do título fora envenenado pela manipuladora rainha - uma cruel mulher do clã Lannister - e sua intenção é proteger o rei. Mas ter como inimigo os Lannister pode ser fatal: a ambição dessa família pelo poder parece não ter limites e o rei corre grande perigo. Agora, sozinho na corte, Eddard percebe que não só o rei está em apuros, mas também ele e toda sua família.






Eu acompanho a série Game of Thrones e adoro muito! Assim como eu, qualquer fã que se preze deveria ler o livro desta saga. Então, um dos meus objetivos para 2015 era o de ler o primeiro livro das crônicas de gelo e fogo. Depois de 10 meses de leitura, a missão foi cumprida. Mas a tarefa não me parece fácil. Na minha opinião, a guerra dos tronos é um dos livros mais difíceis de resenhar, pela sua complexidade.

George R. R. Martim se inspirou na Guerra das Rosas, que  foi uma série de lutas dinásticas pelo trono da Inglaterra, ocorridas ao longo de trinta anos, para escrever a trama.

A história se passa no período medieval em Westeros, da qual fazem parte os Sete Reinos, protegidos por famílias, e que estão sob o comando do Rei Robert Baratheon. Quando a Mão do Rei morre, Robert convoca para o cargo seu melhor amigo, Ned Stark, Senhor de Winterfell.

A Mão do Rei é a pessoa com maior poder no reino após o rei. Além de aconselhar, ele é o responsável pelas decisões na ausência real. Com a chegada de Ned a Porto Real, muitas desconfianças e revelações a respeito da rainha Cercei Lennister vêm à tona, e Ned está disposto a descobrir e revelar tudo ao amigo Robert. É aí que a treta começa!

Nesse primeiro livro teremos o enfoque principal na briga entre os Starks e os Lannisters. 
Fazem parte da Casa Stark:  Eddard (Ned) protetor do norte; sua mulher Catelyn; seus filhos Robb, Sansa, Arya, Brandon, Rickon e seu filho bastardo Jon Snow. 
Fazem parte da casa Lannister:  Tywin, Protetor do Oeste, sua filha Cersei, a Rainha, Jaime irmão gêmeo da rainha e membro da Guarda Real do Rei e Tyrion Lannister, um anão, sem papas na língua. Todos os personagens de suma importância.

Paralelo a toda essa “guerra”, teremos do outro lado do oceano, em Bravos, os irmãos Daenerys Targaryen e Viserys Targaryen da Casa Targaryen, os verdadeiros herdeiros do Trono de Ferro. Viserys está disposto a tudo para conquistar o trono que um dia foi de sua família. No entanto, para que isso aconteça, ele precisa de um exército. Com isso, pretende casar a irmã com Khal Drogo, o líder da Tribo Dothraki. Esse casamento também dará muito pano para a manga. 

Apesar de o livro ser um calhamaço com quase 600 páginas, a leitura é fácil e muito agradável. Eu demorei todo esse tempo porque li um capítulo por semana.  Os capítulos são narrados em terceira pessoa, mas cada um será destinado a um personagem diferente, fazendo assim com que tenhamos uma visão bem ampla de tudo que está acontecendo, tanto ao redor do personagem tópico quanto no interior do personagem. Esse modelo de narrativa me agrada muito, pois consegui saber tudo que está acontecendo nos sete reinos, ligando um acontecimento a outro.




O livro possui dois mapas detalhados, o sul e o norte de Westeros, que ajudam o leitor a imaginar melhor todo esse mundo criado pelo Martin. Há também um apêndice no final do livro com a descrição de cada casa e seus integrantes, seu lema, seu animal representante e os seus vassalos.
A série televisiva foi muito fiel à história. Claro que sempre tem umas coisinhas a mais, mas nada que fizesse falta para quem não quer ler o livro. Foi maravilhoso acompanhar, novamente, agora pela literatura, esta guerra pelo trono.

Quando se joga o jogo dos tronos, ganha-se ou morre.

Ano que vem, começo a ler o segundo livro. Que venha mais um calhamaço!

18 comentários

  1. Olá Leticia!
    Adoro essa As Crônicas de Gelo e Fogo. Li um depois do outro, não conseguia largar! Que venha logo o 6º livro!
    Bjs

    EntreLinhas Fantásticas | SORTEIO 250 SEGUIDORES! PARTICIPE :)

    ResponderExcluir
  2. Falar sobre esse livro é complexo demais, concordo com você sobre a leitura difícil e confesso que desisti de ler apesar de acompanhar a série na TV.
    Parabéns pela excelente escolha!
    Um abraço
    Camila Bernardini Coelho
    www.machosfera.com.br

    ResponderExcluir
  3. Olá Letícia,
    Começar essa série estava em minha meta para leitura desse ano, mas a missão fracassou.
    Meu irmão já leu o primeiro livro mais de três vezes e é, simplesmente, apaixonado pela história, mas não consigo sentir empatia para ler os livros :(
    Adorei a sua resenha e gostei de saber que a série é fiel ao liro, apesar de não ter curiosidade de assistir. Espero conseguir ler o primeiro livro no próximo ano!
    Beijos
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  4. Olá Leticia, tudo bem?
    Para quem gosta desse estilo de leitura deve ter sido muito bom... eu não curto e já tentei assistir a série, mas não rolou, não me senti cativada e nem curiosa, então realmente não é pra mim.... que bom que você gostou da leitura e imagino que não foi fácil escrever a resenha porque pelo que ouvi por ai tem muitos personagens e Martin adora matar um monte também... de qualquer forma parabéns pela leitura e por resenhá-la... eu não pretendo ler... Xero!!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá, Leticia.
    Concordo com você, esse livro é muito difícil de resenhar, tanto que nem resenhei ele no blog hehe. mas você conseguiu passar o essencial sem ficar aquela resenha chata. Eu vi a primeira temporada e quis o livro na hora hehe. Pena que ele não termina a série nunca, quero matar ele, mas dai eu vou ficar sem saber o final hehe. O terceiro foi o que eu mais demorei para ler.

    ResponderExcluir
  6. Menina!!!! Achei outra louca por essa saga!!! :)
    Eu devorei todos os cinco livros e tô aqui ansiosa pelos Ventos do Inverno, que nunca chegam... hahahaha
    Ganhei os três primeiros livros de Natal e devorei um atrás do outro. Ao contrário de mts amigos meus,não fiquei tão encantada com a série ( Game of Thrones). Apesar de ser bem montada, elaborada, com cenas perfeitas,no livro elas estão mais detalhadas e se tiver faltando algo no que foi filmado perco a graça de acompanhar... rs Sei que nwlem sempre da pra ser fiel as duas versões, mas sou chata mesmo... rsrs Ambos são bons,mas prefiro o livro mil vezes. Tomara que vc leia os outros. O que mais me surpreendeu foi o quarto, o Festim de Corvos. Bjks!
    Hanna Carolina.

    ResponderExcluir
  7. 10 meses de leitura? o.O Tô chocada aqui! Nunca vi a série porque quero ler os livros antes, e nunca li os livros porque são grandes demais e não consigo encaixar junto com os de parceria... rs... Dificilmente eu ia conseguir usar essa sua tática de ler um capítulo por semana, simplesmente preciso terminar um livro logo quando começo. Não sabia que a trama tinha sido inspirada na Guerra das Rosas, que legal! Que bom que achou a leitura fácil e agradável, e adorei saber que tem mapas!

    Beijo.

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  8. Oi, flor!
    Gostei muito da sua resenha. Fez-me notar que vou curtir essa leitura devido à dinamicidade da narrativa que se intercala entre os personagens e ao fato de envolver tantos acontecimentos. Eu tenho a obra, mas nunca assisti à série. Adquiri a obra porque assumi que esse é o tipo de autor que precisa ser conhecido, pelo menos, uma vez na vida. Como Stephen King ou Gabriel Garcia Marquez. :) Acho que minha leitura será lenta, como foi a sua, mas o importante é curtir a leitura e degustá-la sem pressa.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Eu simplesmente amo essa série, e estou doida para ler os livros! Eu já li O Cavaleiro dos Sete Reinos, do mesmo autor, que narra acontecimentos anteriores ao livro um de Crônicas de Gelo e Fogo. Gostei muito e só me deixou com mais vontade de ler os livros da série. Acredito que o livro seja mesmo muto difícil de resenhar, pois a série, que deve ser um puco menos complexa, é bem difícil de explicar para quem nunca viu. Mesmo assim, você conseguiu escrever uma ótima resenha, que me deixou com mais vontade de ler os livros.

    http://leituras-compartilhadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Olá! Gostei desse seu método para ler o livro. Sempre que vejo o livro nas bancas fico com aquela vontade de comprar, mas por algum motivo recuo. Não quero deixá-lo parado na estante e também sabia que não conseguiria ler logo por causa de várias coisas. Mas você e deu uma ideia muito bacana. =) E sua resenha me deu aquele gás que faltava sabe. detalhes sobre o livro que me fizeram ter mais interesse a ler.

    Valeu pela dica e pela resenha!
    Abraços! =D

    www.pensamentosvalemouro.com.br

    ResponderExcluir
  11. Não sou o público alvo desse livro, e por isso nem me arriscaria a tentar ler, fora que o tamanho dele também assusta né! Em relação ao seriado, acho muito violento e por esse motivo não me sinto atraída. Por isso mesmo com tanta crítica positiva, passo essa dica.

    Bjs, Glaucia.
    www.maisquelivros.com

    ResponderExcluir
  12. Te achei muito corajosa ao escrever a resenha desse livro, pois ele é enorme, com muita história e muitos personagens! :O hahaha Li até o segundo, mas eu gosto mesmo é da série que é mais rápido de acompanhar. hahaha
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  13. Olá, tudo bem?
    O livro não me chamou muito a atenção, mesmo lendo milhares de resenhas positivas, com vários amantes, porém ele não me despertou vontade de ler, mas quem sabe algum dia eu não leio?!
    Abraços

    garotareading.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Eu já tentei ler o livro, mas não rolou. E não foi só uma tentativa não...
    Acho que não consegui pegar o ritmo então desisti.
    Comecei a assistir a série, mas não levei muito a sério (no sentido de acompanhar certinho), então tenho certeza que o problema não é com o livro ou a adaptação... Sou eu mesmo que não curto muito o estilo.
    Então, mesmo depois de ler uma resenha como a sua, eu ainda passo o livro.

    Beijinhos,
    Lica

    ResponderExcluir
  15. Ooi,
    Eu já tentei ler o livro, mas minha edição é em inglês e como se não bastasse a dificuldade da língua eu ainda me perdi um monte na troca dos capítulos! Kkk me recomendaram assistir a série junto com a leitura dos livros, para ter uma visão melhor do que acontece mas ainda não consegui fazer isso.
    Vitória Zavattieri

    ResponderExcluir
  16. Diferente de você eu não acompanho a serie mais sempre ouvi muitos comentários a respeito , até que um dia dei inicio a leitura da serie e me apaixonei , fiquei completamente viciada , no inicio foi um tanto complicado acompanhar o ritmo, é muitos lugares e personagens a se lembraram ou seja bem fácil de se perder , mais depois que me acostumei praticamente devorei os livros , sem duvida uma de minhas melhores leituras de 2015.
    Adorei sua resenha esta muito bem escrita
    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Oi Letícia! ^^
    Ao contrário de você eu não acompanho a série de televisão, mas meu namorado sim e ele fala muito bem, porem por não ser muito fã desse gênero(história de guerras) eu ainda não consegui despertar meu interesse pela trama. Eu sei que a edição do livro tem um ótimo trabalho já observei o mesmo em livrarias e não posso negar que até já pensei em me arriscar na compra.
    Depois de ler essa sua resenha super detalhada até me pego novamente pensando em fazer isso! :D

    Beijos e até logo!

    ResponderExcluir
  18. Gosto da revisão, eu me senti como ler o livro inteiro. Adoro ler livros, cada um é diferente na narrativa e nos personagens, é bom que cada vez mais diretores e atores se aventurem a realizar séries baseados em livros. Adorei Guerra dos Tronos serie, conta uma trama extraordinária. é muito fiel aos livros, espero ansiosamente a seguinte temporada. Pelos resumes que li, Game of Thrones 7 promete muito para o espectador e espero que assim seja. Deixe de ver a serie há um tempo, mas acho que a voltarei a ver. Achei muito interessante a maneira em que terminou a última temporada por todos os spoilers. Acho que as atuações foram muito boas, é uma das minhas serie preferidas.

    ResponderExcluir

Oi pessoa leitora, fico muito feliz com sua visita. Não esqueça de deixar um comentário me contando o que achou do post e do blog!

Dicas e opiniões são sempre bem-vindas!

Obrigada pela visita e volte SEMPRE!!