Resenha #13 - Uma Curva na Estrada - Nicholas Sparks

28 novembro 2015


Título: Uma curva na estrada
Titulo original: A Bend in the Road
Autor: Nicholas Sparks
Editora: Arqueiro
Ano: 2013
Páginas: 303
Para saber mais: Skoob
Sinopse: A vida do subxerife Miles Ryan parecia ter chegado ao fim no dia em que sua esposa morreu. Missy tinha sido seu primeiro amor, a namorada de escola que se tornara a companheira de todos os momentos, a mulher sensual que se mostrara uma mãe carinhosa. Uma noite Missy saiu para correr e não voltou. Tinha sido atropelada numa rua perto de casa. As investigações da polícia nada revelaram. Para Miles, esse fato é duplamente doloroso: além de enfrentar o sofrimento de perder a esposa, ele se culpa por não ter descoberto o motorista que a atropelou e fugiu sem prestar socorro. Dois anos depois, ele ainda anseia levar o criminoso à justiça. É quando conhece Sarah Andrews. Professora de seu filho, Jonah, ela se mudou de Baltimore para New Bern na expectativa de refazer sua vida após o divórcio. Sarah logo percebe a tristeza nos olhos do aluno e, em seguida, nos do pai dele. Sarah e Miles começam a se aproximar e, em pouco tempo, estão rindo juntos e apaixonados. Mas nenhum dos dois tem ideia de que um segredo os une e os obrigará a tomar uma decisão difícil, que pode mudar suas vidas para sempre. 



Sobre o Livro


Miles Ryan, subxerife de New Bern, está em um profundo estado de tristeza desde que sua esposa, Missy, morreu atropelada há dois anos. Sua tristeza é ainda maior, porque nunca conseguiu descobrir quem a matou. Miles tenta levar uma vida normal, cuidando de seu filho, Jonah, de 7 anos. Mas um dia é chamado pela professora nova do filho e descobre que Jonah está muito atrasado na matéria.

Sarah também está passando por um momento difícil. Recém chegada a cidade, ela tenta se recuperar de um divórcio doloroso. Sua vida está longe de ser perfeita. Quando percebe a dificuldade de seu aluno Jonah em suas aulas, ela procura fazer algo para ajudá-lo.

Ao oferecer aulas extras ao menino, sua vida irá mudar para sempre. E com isso Miles e Sarah começam a se aproximar e acabam se tornando amigos. As conversas na frente da escola são muito divertidas, a timidez de Miles é de certo modo encantadora. Em pouco tempo estão namorando.

Jonah é um menino que, apesar das dificuldades, é muito maduro para a idade. Parece entender tudo o que está acontecendo a sua volta. E muitas vezes nos surpreende com suas perguntas ou conclusões.

Um boato traz a tona a obsessão de Miles em descobrir o atropelador da ex-esposa. Com isso, o xerife acaba por deixar a namorada e o filho de lados. A paranoia dele é tanta que me dava até nervoso. O fato de não conseguir descobrir quem cometera o acidente fazia com que Miles colocasse a culpa em qualquer um. 
No meio de tudo isso, um grande segredo é revelado para Sarah e Miles, o que torna tudo que irá acontecer uma grande incógnita.

Eu não preciso de tempo. você na me disse nada capaz de mudar o que sinto por você.
Capa e edição

Não sou muito fã das capas dos livros do Nicholas Sparks. Em geral com casais ou cenas dos filmes. Mas nada que uma capinha de pano não resolva!A edição é bem simples. As folhas são amareladas e bem grossinhas.  O livro é narrado em terceira pessoa e temos ora a visão de Miles ora a de Sarah. Alguns capítulos são narrados pela pessoa que atropelou Missy, mas não sabemos quem é.



Minha opinião

Nicholas Sparks é referência em livros que falam de amor. Já tive duas experiências maravilhosas com “Um amor para recordar“ e ”Diário de uma paixão”. Uma curva na estrada não foi diferente, me surpreendo com o autor e em como ele conta uma historia de amor sem ser clichê.

A leitura do livro não foi tao rápida quanto eu gostaria, mas o fato de termos a voz do "assassino" na narrativa me ganhou. Ficava cada vez mais ansiosa para saber quem ele era. Esses capítulos são muito intensos. E eu diria que são eles que dão ritmo a leitura do livro.

O relacionamento entre eles é muito bonito, cada um aceita e respeita a história do outro. E o modo como Jonah aceita Sarah e se apega a ela chega a dar dor no coração, de tao meigo e querido que ele é

Gostei do final. Achei bem realista, nada muito fantasiado. Com certeza lerei mais livros do autor.

15 comentários

  1. Olá Leticia!
    Já tentei gostar de Nicholas Sparks mas não vai... Gostei da sua resenha, esse parece fugir um pouco da premissa básica do Sparks.
    Bjs

    EntreLinhas Fantásticas | SORTEIO 250 SEGUIDORES! NOS SIGA E PARTICIPE :)

    ResponderExcluir
  2. Eu já li esse livro e infelizmente não gostei! O ponto positivo desse livro é o suspense envolta de quem atropelou mulher do cara e quando descobri l verdadeiro culpado deu até uma pontada de nossa destino porque?!
    Para a falar a verdade a história é boa, mas acho a escrita de Nicolhas Sparks arrastada e chata. Kkk
    Um beijo
    Camila Bernardini Coelho

    ResponderExcluir
  3. Leticia, eu já tentei ler Nicholas Sparks algumas vezes, mas nunca consegui porque as descrições dele me cansam e acabo desistindo.
    Mas por amar os filmes ainda darei uma chance para ele.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  4. Olá linda,
    Sparks escreve com alma e o coração dele. Cada palavra dos livros dele transborda Amor e Superação e muito melodrama, por causa do amor muito romântico que eu me afastei das obras dele.

    Beijos!
    poesiaqueencantavida.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Menina, eu não consigo ler nenhum livro do Sparks, não gosto dele e não adianta.
    Mas por outro lado sei que esse livro é excelente para os fãs do autor.

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  6. Tenho uma relação de amor e ódio com esse autor, uns livros eu amo já outros eu detesto. Não senti vontade de ler esse ou ver o filme. Bjs

    ResponderExcluir
  7. Oi Leticia, eu sou suspeita de falar pois amo os livros do Nicholas, mas esse foi um dos poucos que eu não li ainda, ele está aqui na minha estante e falta um tempinho para pegá-lo. Sua resenha está muito cativante, parabéns!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  8. Ainda não terminei nenhum livro do Nicholas mas senti que preciso ler essa história. Parece que estou precisando de finais mais realistas. Entrou pra fila de ler antes de morrer

    ResponderExcluir
  9. Oi!
    Só li dois livros do Nicholas até hoje, mas esse me chamou muita atenção porque fogem do tipo que eu li, onde tem mortes por doença no final.
    Vou adicionar a minha lista ^^

    www.gordinhaassumida.com.br

    ResponderExcluir
  10. Ainda não li Nicolas Sparks, ele divide muitas opiniões... muitos amam e muitos se entediam. Então fico com receio de fazer parte do grupo que se entedia, por não gostar desses amores clichês. Mas achei interessante, especialmente nesse livro, por ter um assassino narrando sem sabermos quem ele é.
    -Mari

    ResponderExcluir
  11. Oi Leticia,
    Do Nicholas li 3 até o momento e concordo muitoc com você, ele sabe escrever uma boa história de amor sem ser clichê.
    São sempre realistas e falam de sentimentos verdadeiros e reais.
    Fiquei curiosa pelos capítulos do assassino e eu ia morrer de curiosidade durante a leitura.
    Que bom que mais uma vez o autor te surpreendeu :)

    Abraço e Bons Livros,
    Biblioteca do Coração❤

    ResponderExcluir
  12. OI, tudo bem?
    Não gosto muito dos livro do autor, porque tive uma péssima impressão com ele. Mas achei legalziha a premissa do livro e quem sabe eu não dê uma chance a história.

    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura

    ResponderExcluir
  13. Olha até então eu só li UMA LONGA JORNADA E O MELHOR DE MIM. Foram o meu primeiro contato com o Tio Nick e sinceramente tenho que confessar que ele escreve de uma maneira muito gostosa e desenvolve personagens simplesmente envolventes. Eu já tenho essa obra na minha estante, mas estou esperando a hora certa para fazer a leitura, porque ando meia enjoada de romance sabe? Mas mesmo assim adorei de verdade. Espero poder fazer a leitura assim que tiver a oportunidade, porque agora estou passando por uma ressaca literária por conta de tanto ler romances =x

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/12/resenha-guerra-dos-fae-luz-e-trevas.html

    ResponderExcluir
  14. Olá, tudo bom? Eu amo Um Amor Para Recordar E Diário de uma Paixão <3 são os meus favoritos. Eu também não sou fã das capas dos livros de Nicholas. Só que eu acho muita coisa clichê nas histórias dele e acho que é por isso que não consigo ler rápido e nem leio um atrás do outro - tirando os livros que falei que amo dele.
    O que gostei desse é sobre o assassino narrar partes da história e você não tem como saber. Achei mega interessante :D
    Bjs
    www.horadaleitur.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Oiie,

    Ah o Nicholas, como amo esse autor, estou faltando o Homem de Sorte para completar a minha coleção do publicados no BRasil kkk Estou louca por ele. Confesso que li a sua resenha por alto porque quero me surpreender com o livro, sendo ruim ou bom, mas quero. Fiz a meta do mês de Janeiro só ler Nicholas, para ler todos os que tenho aqui.

    Bjs

    http://amantesdaleiturablog.blogspot.com.br/2015/12/recomeco.html

    ResponderExcluir

Oi pessoa leitora, fico muito feliz com sua visita. Não esqueça de deixar um comentário me contando o que achou do post e do blog!

Dicas e opiniões são sempre bem vindas!

Obrigada pela visita e volte SEMPRE!!