Resenha #15 - Não se esqueça de Paris - Deborah McKinlay

07 dezembro 2015


Título: Não se esqueça de Paris
Titulo original: That part was true
Autor: Deborah MacKinlay
Editora: Globo Livros
Ano: 2014
Páginas: 207
Para saber mais: Skoob
Sinopse: Tudo começa com uma carta. Eve Pethwork é uma inglesa insegura e um tanto ansiosa que está assoberbada com os preparativos para o casamento da filha.Jackson Cooper é um escritor bem-sucedido que vive nos Estados Unidos. Enquanto tenta colocar seu relacionamento com a nova namorada nos trilhos, Jackson vive o maior bloqueio criativo de sua carreira. Sem rumo para o novo livro, começa a questionar suas escolhas e suas expectativas para o futuro.Vencendo sua própria timidez, Eve decide escrever uma carta para Jackson, seu autor preferido, elogiando uma cena narrada em um de seus livros. Embora esteja acostumado com o assédio das fãs, ele é atraído pelas palavras de Eve e decide responder sua mensagem. A partir daí uma troca de mensagens surge entre eles.Apesar da distância e de não terem aparentemente nada em comum, a curiosidade fala mais alto e Jackson decide marcar um encontro com Eve. Como vivem em continentes diferentes, ele propõe como cenário a cidade de Paris, a Meca da gastronomia e dos amantes. Eve é então colocada em xeque, sendo desafiada a vencer todos os seus medos em nome daquilo que pode ser a história de amor com a qual sempre sonhou.Não se esqueça de Paris mostra que todos têm uma chance de ser feliz, independente da idade, da distância e dos próprios fantasmas. Não se esqueça de Paris mistura cartas, gastronomia e uma narrativa leve e repleta de sentimentos. Uma receita sedutora.


Sobre o Livro

Eve é uma britânica que teve seu casamento fracassado. Não foi uma mãe muito presente, ficando a criação da filha a cargo de sua mãe, que é uma megera. Tem uma condição financeira muito confortável e um problema de saúde de fundo psicológico.

Jackson é um escritor americano de renome com muitos livros publicados. Alguns até viraram adaptações para o cinema. Ele está passando por um bloqueio profissional, fato que custará o fim do seu casamento. Então, sua esposa o deixa por outra mulher.

Eve é uma de suas leitoras. Um dia escreve à Jacson uma carta comentando sobre uma passagem de um de seus livros. Ele é atraído pela carta e resolve responder. Desde então, várias correspondências são trocadas ao longo dos meses seguintes. 

Sua filha está com a data do casamento marcado e pede ajuda para a preparação da festa a Eve. Com o casamento chagando, Izzy decide entrar em contato com o pai, que já constituiu família e está ausente. Além disso, Izzy não para de falar da avó e de quanto ela deveria estar ajudando no casamento.

Eve nunca superou o fim de seu casamento. O fato de que terá que entrar em contato com ele e sua família, mais a pressão que a filha faz para que tudo esteja perfeito no dia do casamento colaboram um pouco mais para a sua fobia social, ansiedade e pânico. Ao desabafar para sua empregada seus problemas, essa a incentiva a procurar ajuda de uma psiquiatra para um tratamento.

Enquanto tudo isso acontece com Eve, Jackson tenta escrever mais um romance. A criatividade que falta a Jackson nas páginas em branco acaba sendo canalizada para a cozinha, onde passa horas preparando os mais diferentes pratos. Porém, para sua frustração, sua namorada é vegetariana e ele quase sempre é obrigado a degustar suas criações sozinho. Só que ele logo descobre que a culinária também é uma das paixões de Eve e o amor pela boa-mesa estreita ainda mais os laços entre os dois.

São duas pessoas com histórias completamente diferentes, mas apaixonadas por uma boa comida. O principal assunto em suas tocas de cartas. Até o dia em que Jackson convida Eve para conhecer Paris e os mais gostosos restaurantes da cidade Luz.

Capa e edição

A capa é muito bonita. Cheia de elementos que compõe a história. 

A diagramação é bem simples. São 13 capítulos. A história é contada em terceira pessoa, que alterna entre os acontecimentos da vida de Eve e da vida de Jackson. Isso pode acontecer num mesmo capítulo, que é marcado por um espaçamento maior entre as linhas.  As páginas são amareladas.


Minha opinião

A leitura não me prendeu. Não sei se foi pelo fato de não ter muita emoção. Aos poucos vamos conhecendo os personagens e seus dramas.

O livro traz temas como o relacionamento entre mãe e filha, pais separados, o futuro, nossos anseios profissionais e como às vezes nos sentimos perdidos e nos questionamos se o que estamos fazendo é o melhor para nós.

Esperava mais Paris, mais romance e mais trocas de cartas. Mas é um bom livro, com ótimas reflexões. Recomendo para quem procura uma leitura mais madura e centrada em problemas reais de pessoas normais. 


34 comentários

  1. Adorei a resenha, fiquei com vontade de ler ainda mais! <3

    Visite: http://carpediemmica.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia o livro que você irá gostar!
      Bjus! ❤

      Excluir
  2. Já tinha lido sobre esse livro e me interessado pela história, mas a sua resenha só ajudou! Quando vi a capa pela primeira vez, achei meio bobo, mas o enredo parece muito bacana. Bom, cartas e coisas do passado me atraem. Beijos e sucesso! Já estou te acompanhando.

    Ensaiando

    ResponderExcluir
  3. A capa até é bonita, mas não me chamou tanto atenção! Quem sabe um dia, mas a sua resenha está ótima.

    Atenciosamente Um baixinho nos Livros.

    ResponderExcluir
  4. Pena que a leitura não te prendeu tanto, mas mesmo assim me despertou um interesse. Essa capa é muito fofa!

    http://luxuosoestilo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Leticia, tenho a impressão de que a história também não me prenderia, assim como aconteceu com você. E sendo um livro que a princípio eu nem leria, nem vou colocá-lo na minha lista.
    Beijo grande!

    ResponderExcluir
  6. Oi. Eu li sua resenha até o final, mas o livro não é algo que leria. Parece aquelas histórias de salvação e redenção das quais não curto muito.

    ResponderExcluir
  7. Olá! Que premissa mais interessante, adorei. Coloquei ele na minha lista, pena que ele não lhe agradou muito :( Paris, cidade dos sonhos, quero muito poder visitar algum dia!

    Beijão da Lari!
    Brilliant Diamond | Fan Page

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Visite É um lugar fora da realidade!
      Bjus! ❤

      Excluir
  8. Oi Leticia, o livro chamou bastante minha atenção, então por isso eu daria uma chance a ele facilmente, com certeza irei ler logo que tiver uma oportunidade. Parabéns pela resenha!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  9. Me interessei pelo livro, achei bastante interessante o enredo e principalmemte por abordar dramas familiares, gosto de livros assim! Parabéns pela resenha, adorei!!

    Abraços e até!!

    lendoferozmente.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oi, tudo bem?
    Já não tinha me animado com o livro e lendo a resenha percebi que não vou gostar mesmo, não curti a premissa.
    Bjs

    http://a-libri.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Poxa, é uma pena o livro não ter funcionado para você. Eu fiquei encantada com a capa, mas não sei se seria cativada pelo desenvolver da premissa também.

    ResponderExcluir
  12. Oi Le!
    Achei o livro até que interessante, mas assim como você, não sei se o livro me prenderia tanto, afinal, não faz muito meu estilo.
    Mas adorei a resenha!

    Beijos
    http://ummundochamadolivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Olá! Ah, a sinopse não me chamou atenção. Não gosto muito de romances rsrs
    Adorei a resenha e forma como você abordou cada aspecto do livro. Muito bom.
    Beijos


    Academia Literária DF

    ResponderExcluir
  14. Hey! Gostei da resenha. A capa é um amorzinho e a história também parece ser, exceto pelo fato de que, ai, muita coisa acontecendo ao mesmo tempo. Não tô nessa vibe :(

    Abraços! http://laoliphant.com.br

    ResponderExcluir
  15. Oie! Achei a obra uma gracinha e essa capa é linda. O enredo também parede ser interessante, mas não sei se é algo que eu leria no momento. Quando a oportunidade de ler surgir, darei uma chance para ver se mudo meu conceito. Pena que a leitura não te envolveu /: É bem complicado quando isso ocorre..

    Beijos,
    Fernanda F. Goulart,
    Império Imaginário.

    ResponderExcluir
  16. Oie
    Essa capa é uma graça e eu tenho bastante curiosidade pela leitura, espero poder ler em breve para conhecer a escrita da autora e gostar bastante, sua resenha está ótima

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Olá, achei a capa linda e a história interessante, como cada leitor tem uma experiência, eu ainda tenho vontade de ler o livro e talvez me conecte mais a trama.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro! Talvez você goste mais do que eu!
      Bjus! ❤

      Excluir

Oi pessoa leitora, fico muito feliz com sua visita. Não esqueça de deixar um comentário me contando o que achou do post e do blog!

Dicas e opiniões são sempre bem-vindas!

Obrigada pela visita e volte SEMPRE!!