Resenha: Maze Runner: Prova de Fogo - JAMES DASHNER

16 dezembro 2015


Título: Maze Runner: Prova de Fogo
Título original: The Scorch Trials
Autor: James Dashner
Editora: V & R
Ano: 2010
Páginas: 400
Para saber mais: Skoob
Sinopse: O Labirinto foi só o começo... o pior está por vir. Depois de superarem os perigos mortais do Labirinto, Thomas e seus amigos acreditam que estão a salvo em uma nova realidade. Mas a aparente tranquilidade é interrompida quando são acordados no meio da noite por gritos lancinantes de criaturas disformes – os Cranks – que ameaçam devorá-los vivos. Atordoados, os Clareanos descobrem que a salvação aparente na verdade pode ser outra armadilha, ainda pior que a Clareira e o Labirinto. E que as coisas não são o que aparentam. Para sobreviver nesse mundo hostil, eles terão de fazer uma travessia repleta de provas cruéis em um meio ambiente devastado, sem água, comida ou abrigo. Calor causticante durante o dia, rajadas de vento gélido à noite, desolação e um ar irrespirável – no Deserto do novo mundo até mesmo a chuva é a promessa de uma morte agonizante. Eles, porém, não estão sozinhos – cada passo é espreitado por criaturas famintas e violentas, que atacam sem avisar. Manipulação, mentiras e traições cercam o caminho dos Clareanos, mas para Thomas a pior prova será ter de escolher em quem acreditar.




Sobre o livro

O livro começa logo após o resgate dos Clareanos do labirinto. Eles acreditam estarem a salvo, com comida e uma cama confortável para dormirem. Mas isso muda! Eles são trancados no quarto. Um homem aparece, afirmando que os garotos tem uma doença chamada Fulgor, e que, para serem curados e salvarem suas vidas, terão que chegar ao Refúgio Seguro, um lugar com a cura para a doença. Mas para isso terão que atravessar um perigoso deserto. 

Além disso, tomam conhecimento de um segundo grupo, que assim como eles também estavam presos em um labirinto. E que também terão que atravessar o deserto. Eles não tem escolha e são obrigados a partir. Quem ficar morrerá. No caminho, eles conhecerão Jorge e Brenda, Cranks, que os ajudarão a chegar ao refúgio Seguro. Os Clareanos passarão por muitas dificuldades na travessia. 

Isso é tudo que posso falar, o resto é Spoiler!!!

Capa e edição

A capa é muito bonita. São os Clareanos caminhando no deserto.
Meu livro é edição econômica, veio no Box com todos os livros da série mais o livro extra. Os capítulos são curtinhos como no livro anterior, tornando a leitura dinâmica e rápida.

Minha opinião

De cara, digo que gostei mais do primeiro, visto que tem muito mais ação. Não que eu não tenha gostado desse, mas em algumas partes achei o livro entediante. Se eu já não gostava da Tereza antes, agora então eu a odeio, mesmo com ela aparecendo praticamente no final da história. As justificativas pelo comportamento dela não me convenceram. 

Gostei muito da Brenda e do Jorge. Quero muito saber se tem algum mistério envolvendo esses dois! Demorei mais tempo para terminar esse, porque achei toda a história muito parada. Os Clareanos andaram praticamente o livro inteiro.

Como vi o filme primeiro, peguei o livro com muita expectativa, o que foi um erro. O livro e o filme têm pouquíssimas coisas em comum. Na minha opinião, o filme é muitoooooo melhor!!

Espero que Cura mortal não me decepcione!

30 comentários

  1. Só conheço Maze Runner pelos filmes mesmo, já sabia da existência do livro, mas raramente encontro em um bom preço pra comprar a coleção. Vi o primeiro filme e super curti, já o segundo algo não me satisfez, agora o jeito vai ser ler a série mesmo pra ver no que vai dar.

    Frases, Trechos e Pensamentos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre tem promoção do box no site do submarino fica de olho!
      Bjus

      Excluir
  2. Gostei da resenha, ainda não li Prova de Fogo,mas quero ler o mais rápido possível. <3 Estou querendo comprar todos de uma vez, mas a grana tá curta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre tem promoção do box no site do submarino fica de olho!
      Bjus

      Excluir
  3. Nossa eu assisti o filme e eu amei!!! Mas não tenho nenhuma vontade de ler o livro :/
    Beijos

    http://myself-here1.blogspot.com.br/


    ResponderExcluir
  4. Eita, eu adorei o filme, maas, nao gostei da adaptação, nem um pouco, mas sim, vc tem rasão, o filne e muito melhor...

    ResponderExcluir
  5. uma pena que a leitura não foi tão bacana como você esperava... ainda não li nada da série, nem vi filmes, embora tenha vontade...

    ResponderExcluir
  6. Oi Leticia, quando essa série lançou que tavam falando muito dela eu até estava na pilha para ler, mas confesso que agora perdi a vontade. Apesar que a sua resenha está muito cativante. Mas vou ver se um dia irei ler :D

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  7. Olha, eu curto bastante os livros da V & R, só não gosto dos preços, mas tem histórias fantásticas, mas, por algum motivo, esse não despertou tanto interesse :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também gosto muito dos livros da editora!
      Bjus! ❤

      Excluir
  8. Oii!
    Eu li Maze Runner e gostei bastante. Assim como você, eu li depois do filme e achei pouca semelhança, mas a meu ver, o livro é mais realista. Não sei, no filme tive a impressão de que quiseram colocar muita ação e esqueceram-se de detalhes que poderiam enriquecer a história (como a forma com a qual eles descobrem como sair do labirinto no livro, que para mim foi muito mais legal do que a do filme). Mas enfim, ainda acho a história muito boa e não sei se você já leu o segundo livro, mas minha nossa, o filme estragou muita coisa!! hahaha
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é o filme mudou algumas coisas! Sempre é assim!
      Estou louca para saber o caminho que a série irá tomar!
      Bjus

      Excluir
  9. Eu nunca li essa saga, nem o primeiro e, álias, nem assisti ao primeiro filme e se não me engano, saiu o segundo, ou vai sair, mas, gostei da resenha, não li tudo, pois não quero spoilers!! Não estou dizendo que tem, mas vai saber...

    Abraços e até!!

    lendoferozmente.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oiiie
    Nunca li nada da série mas já vi o filme e achei bem legal, não é noooossa que foda mas achei daora ahha tenho amigos que amam a saga

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. oi ^^
    sério q vc achou que foi melhor o filme? o pessoal tem a opinião diferente mesmo xp
    de qualquer forma eu quero ler a saga, mas ainda não tive tempo de me organizar e as leituras estão todas atrasadas.
    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  12. Oee,
    Hum Maze Runner.... Nunca tive muito interesse de ler, sempre preferi passar ele na lista de leituras e as vezes deixo ele lá no final da lista hehe. Bom, vou tentar dar uma chance a essa série ano que vem.

    Abraços!
    http://lendocomobiel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi! Ainda não li nada da série, nunca me chamou a atenção, sabe? Espero que não se decepcione com a próxima leitura :/ Beijos.


    http://eicarolleia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi Leticia, tudo bem?
    Pelas resenhas que eu vi a maioria fala que o primeiro realmente é melhor. Eu ainda não li nenhum dos livros do Dashner, mas tenho muitoa vontade de ler Maze Runner, gostei muito dos filmes.

    ResponderExcluir
  15. Odeio quando um personagem não nos convence… Suas ações parecem superficiais e isso me incomoda. Eu não li nada dessa série, mas pretendo. Eu gostei muito do filme e curto o gênero. Só espero não me sentir entediada durante a leitura desse segundo volume como ocorreu com você.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Oii!

    Tenho o primeiro livro, mas ainda não li :/
    Espero lelo esse ano e logo depois comprar o resto da série!
    Os filmes são ótimos :)

    Beijos, Amanda
    www.vicio-de-leitura.com

    ResponderExcluir

Oi pessoa leitora, fico muito feliz com sua visita. Não esqueça de deixar um comentário me contando o que achou do post e do blog!

Dicas e opiniões são sempre bem-vindas!

Obrigada pela visita e volte SEMPRE!!