Resenha #20 - O Meu Pé de Laranja Lima - José Mauro de Vasconcelos

26 dezembro 2015

Título: O Meu Pé de Laranja Lima
Autor: José Mauro Vasconcelos
Editora: Melhoramentos
Ano de publicação: 1968
Páginas: 190
Para saber mais: Skoob
Sinopse: O leitor vai se encontrar com a história comovente do menino Zezé, de seis anos, garoto pobre, inteligente, sensível e carente. Carente de um afeto que não encontra na família, o endiabrado garoto sai pelas ruas fazendo mil travessuras.Aprende tudo sozinho, é o "descobridor das coisas". Descobre a ternura e o carinho no amigo "Portuga". Inventa para si um mundo de fantasia em que o grande confidente é o Xururuca, o pé de Laranja Lima. Mas a vida ensina cedo demais, e Zezé descobre a dor e a saudade. "Por que contam coisas às criancinhas?".




Sobre o Livro

Zezé é um menino de apenas cinco anos. É muito inteligente, carente e, acima de tudo, sensível. Aprendeu a se virar sozinho desde cedo. Aos 5 anos já lia sem ajuda. Adorava cantarolar músicas e tinha uma imaginação que vai longe. Mas também era um menino muito travesso e arteiro. Aprontava tanto que ficou conhecido na rua por suas peripécias. 

Sua família era muito pobre, e seu pai estava desempregado. Com isso foram obrigados a se mudar para uma casa mais simples. Nessa nova casa, Zezé fez seu primeiro amigo, o Minguinho ou Xururuca, um pé de laranja lima bem pequenino.
Zezé era uma criança que apanhava muito em casa. Por isso, carregava uma tristeza no coração. Foi quando encontrou o Portuga, um comerciante da redondeza. Esse se tornou primeiramente seu inimigo. Mas, após ser ajudado pelo Portuga, esse virou o seu segundo amigo, que mais do que isso, um confidente. Zezé verá nele a figura de um pai. Portuga acaba se tornando a pessoa mais importante na vida de Zezé.

Uma criança que aprenderá as coisas do mundo muito cedo!

Capa e edição

Não consegui achar a capa bonita, mesmo ela fazendo referencia ao Zezé. A edição é bem simples. O livro não tem nem orelha. É narrado em terceira pessoa e dividido em duas partes, totalizando nove capítulos. Em cada início de capitulo, temos uma imagem e um título que remete aos acontecimentos do capítulo em questão. Cada parte remete a uma diferente fase da vida de Zezé. 


Minha opinião 

Zezé é um menino muito esperto, curioso e cheio de vida! Fiquei completamente apaixonada pela inocência desse menino! Vontade de trazer ele para casa para cuidar, dar muito amor e carinho, que é do que uma criança precisa. Quando Zezé estava feliz, eu ficava feliz, quando ele estava triste, eu ficava triste. Esse misto de emoções me acompanhou o livro inteiro. A tristeza narrada foi tão real, que fiquei com o coração apertado durante toda a leitura.

O livro é simples, mas muito rico. A história foi muito bem construída. Tudo está perfeitamente ligado, nada fica de fora e tudo tem um por quê!
A narrativa flui rápida, uma vez que, quando você começa a ler não consegue largar até acabar. E quando acaba fica um vazio, uma vontade de continuar lendo e acompanhando a história. 

Os personagens são fantásticos. Todos eles são muito bem explorados pelo autor. Consegui me ligar com todos os personagens e suas histórias particulares.

Além do Zezé, o Portuga é um personagem muito forte. O carinho dele pelo Zezé é cativante. Nas horas em que os dois passavam junto, eu ficava tão feliz que chegava a sorrir lendo as conversas e a troca de ensinamento entre eles. 

O final é arrebatador! Chorei litros! Livro mais que sensacional, me tocou o coração e a alma. Virou favorito da vida!
Pretendo ler outros livros do autor em breve! Por favor, leia este livro!!!

Curiosidades sobre o livro:
  • E um relato autobiográfico;
  • O livros foi escrito em apenas 12 dias;
  • Já vendeu mais de meio milhão de exemplares;
  • Foi publicado em cerca de 15 países;
  • A história já virou novela, filme e peça,teatral;
  • foi publicado na Coreia do Sul, em forma de quadrinhos.

21 comentários

  1. Que livro lindo *0*
    Quero na minha estante, quero ler <3
    Fiquei com muita vontade de conhecer a estória de Zezé.
    Abraço
    http://interessantedeler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Esse livro é tão lindo que dá vontade de abraça-lo. Acho que a adaptação dele foi muito bem feita.

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  3. Também não consegui achar essa capa bonita, mas já vi outra num tom azulado mais claro que eu achei maravilhosa, mas parece que é super difícil encontrar. Achei a história tão interessante, acho que ele é o típico menino carente, que apronta e as pessoas acham que é tudo menos carência e falta de afeto. Tenho dó de crianças assim. Quero ler ele tem um tempinho, acho que vou me apegar ao personagem.
    -Mari

    ResponderExcluir
  4. Eu acho esse livro lindo, a história é fantástica. Pena que não tenho mais meu exemplar. :(

    ResponderExcluir
  5. Eu li esse livro qando era peqena, na terceira serie.
    Não me lembro de toda a história, mas vou reler ele depois de tanto tempo.
    Sinto um carinho muito grande ao ler o titulo do livro, talvez porqe me lembra da minha infancia.
    Parabéns pela resenha

    ResponderExcluir
  6. Oi, tudo bom?
    Gente, perdi as contas de quantas vezes li esse livro na minha infância e chorei muuuuuuuito. Pretendo reler a história do Zezé e do seu Pé de Laranja Lima, essa história é emocionante demais! Todos deveriam ler. Parabéns pela resenha!

    Beijos, Rob
    www.estantedarob.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oie
    Preciso ler esse livro urgentemente pois só vejo elogios, sou extremamente louca para ler e adorei sua resenha, fiquei mais curiosa ainda

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Faz tanto tempo que li o livro que já nem me lembrava direito da história. Acho que esta na fase de ler ele de novo - até por que sei que vou ver a história completamente diferente do que vi na primeira leitura.
    Também não achei essa capa bonita, não :(
    Fiquei curiosa com a edição da Coreia em quadrinhos...
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
  9. Leticia, que livro antigo e fofo.
    Realmente a capa não é muito bonita, mas a diagramação interior está linda.
    Gostei e deu até vontade de ler.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  10. Eu vi o filme antes de ler o livro, e isso acaba me desanimando um pouco, gosto de ler primeiro, mas vou tentar ler um dia. Bjs

    ResponderExcluir
  11. Ah esse livro...
    Me diz quem nunca leu esse livro?
    É simplesmente incrível a história.
    Adorei a sua resenha e vc conseguiu transpassar bem a sua emoção ao ler.

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  12. Olá, tudo bem?

    Tenho muita vontade de lê-lo, sempre que leio coisas sobre ele, as opiniões são sempre positivas o que motiva ainda mais a ler o livro, o livro fez tanto sucesso que é considerado um clássico da nossa literatura. Amei a resenha.

    Beijos,
    http://marcasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Olá, tudo bem?

    Vejo muitas pessoas falando super bem desse livro. Tenho uma amiga que ama a história. Até hoje eu não fiz a leitura, mas pretendo ler em breve. Sua resenha está ótima, bem detalhada e passou o que queria contar para nós, continue assim ;)!

    http://desencaixados.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Acredita que eu nunca li? Sou doida para embarcar nessa leitura, assim como o pequeno príncipe.
    Adorei a resenha, só me deixou com mais vontade de ler.
    Beijos,
    Blog ABCD dos Livros

    ResponderExcluir
  15. Esse livro parece tão lindo!! Vejo todo mundo falando super bem, mas nunca li. Adoro finais emocionantes, então acho que realmente irei amar :D Espero poder ler em breve.
    Gostei da resenha!
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Oi Leticia!
    Poxa, ainda não li esse livro, acredita?! Mas, eu acho que é uma leitura meio obrigatória. Um dia ainda quero me aventurar por essa história e poder conhecer um pouco mais de zezé! A capa não é mesmo das mais lindas, mas gostei dos detalhes da edição pela foto que você postou!
    Beijos

    LuMartinho | Face

    ResponderExcluir
  17. Olá, tudo bom?
    Eu já conhecia o livro, mas nunca tive vontade de ler. Nem a sinopse dele eu tinha lido, e, para falar a verdade, quando li a sinopse aqui, eu fiquei encantada com a história <3 E só estou mais encantada pelo que você falou do livro *-*
    Sério mesmo. Um livro que consiga me arrancar sorriso e lágrimas? Eu quero.
    bjs
    www.horadaleitur.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Nunca ouvi falar do livro, parece que sou a única. Bom, sua resenha apresenta vários pontos positivos e que de longe nos força a adicionar em nossa lista de leitura. Vou ler assim que puder haha

    ResponderExcluir
  19. Ei Leticia, tudo bem?
    Já ouvi falar bastante desse livro, mas ainda não tive oportunidade de lê-lo. Achei uma história simples, que nos toca profundamente e que acaba deixando marcas. Com certeza pretendo lê-lo mais a frente. Adorei a resenha e saber das curiosidades da obra.

    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura

    ResponderExcluir
  20. Olá

    Já ouvi muito falar desse livro,mas resenha essa é a primeira que vejo,achei a história bem realista como dever ser um livro autobiográfico,quantas crianças ainda vivem na mesma situação,dica anotada.

    Bjss

    ResponderExcluir
  21. Olá!
    Eu já ouvi falar muito desse livro. Muitas pessoas dizem que foi sua primeira leitura. Achei a história bem interessante e muito emocionante. E ainda aborda temas bem pesados que é a violência e a falta de amor.
    Sua resenha está maravilhosa.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Oi pessoa leitora, fico muito feliz com sua visita. Não esqueça de deixar um comentário me contando o que achou do post e do blog!

Dicas e opiniões são sempre bem-vindas!

Obrigada pela visita e volte SEMPRE!!