Resenha #22 - Boneca de Ossos - Holly Black

01 janeiro 2016


Título: Boneca de Ossos
Titulo original: Doll bones
Autora: Holly Black
Editora: #irado / Novo Conceito
Ano: 2014
Páginas: 221
Para saber mais: Skoob

Sinopse: POPPY, ZACH E ALICE sempre foram amigos. E desde que se conhecem por gente eles brincam de faz de conta – uma fantasia que se passa num mundo onde existem piratas e ladrões, sereias e guerreiros. Reinando soberana sobre todos esses personagens malucos está a Grande Rainha, uma boneca chinesa feita de ossos que mora em uma cristaleira. Ela costuma jogar uma terrível maldição sobre as pessoas que a contrariam. Mas, de repente, Poppy conta para os amigos que começou a ter sonhos com a Rainha – e também com o fantasma de uma menininha que não conseguirá descansar enquanto a boneca de ossos não for enterrada no seu túmulo vazio. Então, Poppy, Zach e Alice partem para uma última aventura a fim de ajudar o fantasma da Rainha a encontrar seu descanso eterno. Mas nada acontece do jeito que eles planejaram... A missão se transforma em uma jornada de arrepiar.Será que a boneca é apenas uma boneca ou existe algo mais sinistro por trás desses fatos? Poppy está mesmo dizendo a verdade ou tudo isso não passa de um truque para que voltem a brincar juntos? Se existe mesmo um fantasma, o que vai ser das crianças agora que elas estão nas suas mãos?


Sobre o Livro

Poppy, Zach e Alice são amigos. A brincadeira preferida desse trio é usar a imaginação, criando um mundo onde seus bonecos ganham vida e uma boneca/rainha má está de olho em tudo. Até que um dia, o pai de Zach resolve colocar os brinquedos do filho no lixo. Elel acha que o menino está grande de mais para essas brincadeiras, que está na hora de crescer e se dedicar mais aos treinos do futebol. Assim, Zach, envergonhado pelo ocorrido, diz às amigas que não quer mais brincar, escondendo o verdadeiro motivo. 

Passado alguns dias Poppy conta aos amigos que o espírito da boneca ganhou vida e que apareceu em seus sonhos pedindo para ser enterrada embaixo de um salgueiro, que fica em outra cidade. Como Poppy não aceitou o modo como a brincadeira acabou, Alice e zach acreditam que a amiga tenha inventado a história para que possam vivenciar uma última aventura juntos. 

Com isso, os três embarcam em um ônibus para resolver o mistério da boneca de ossos.


Capa e edição

Achei a capa perfeita. A boneca da ilustração não podia ser mais perfeita para representar a boneca de ossos. A contracapa também ficou muito bonita com a ilustração dos três personagens principais. 

O livro é dividido em 16 capítulos. Alguns contêm ilustrações. A diagramação é uma graça. As letras é o espaçamento estão perfeitos e a página é amarelada. A narrativa é em 3ª pessoa, mais focado em Zach, e bem infantil. Perfeita para o público alvo. Sendo assim, possibilita uma leitura bem rápida. 




Minha opinião

O livro transmite muito bem a fase em que a criança passa quando entra na adolescência e começa a se interessar por outras coisas. 

Cada uma das crianças com uma personalidade diferente. Poppy ainda não aceitava as mudanças que estavam ocorrendo. Era mandona e queria que tudo saísse conforme seus planos. Sempre se irritava quando era contrariada pelos amigos. Alice era mais racional. Começava a mostrar interesse pelos garotos, sendo que esse pode ter sido um dos motivos de ela ter aceitado o fim das brincadeiras e das dúvidas sobre o fantasma da boneca de ossos. Zach era o dividido. Ainda não sabia se queria ou não brincar, ou ficar com os amigos e jogar futebol.

Achei perfeito o modo como a Holly Black desenvolveu o enredo. Os acontecimentos que desencadeiam toda a história fazem com que percebamos que os personagens estão crescendo e mudando, o que é ideal para o público infantil ler e se identificar com essa fase de transição em que o mundo da realidade começa a ser superior ao da imaginação.

O terror e o mistério da história ficaram na medida certa. Diverti-me com a leitura. Recomendo para quem gosta de uma leitura gostosa e sem pretensão. 

Odeio o fato de todo mundo chamar isso de crescer. Mais parece que isso é morrer. 



17 comentários

  1. Sou louca por esse livro, mas não encontro em livraria física e odeio fazer compras online, pois não tenho paciência, mas vou acabar fazendo isso. Adorei sua resenha! <3

    http://luxuosoestilo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Leticia, esse livro tá lá encalhadinho da minha estante acredita?
    Passei tempos e tempos querendo ele e quando o ganhei ainda não consegui ler,
    mas ele está na minha lista de leitura desse ano sem dúvidas. Curti muito a sua
    resenha, conseguiu elucidar os pontos interessantes da leitura.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi tudo bem? Quero muito ler esse livro, pois muitos falam tão bem dele que já estou curioso! Espero gostar.

    Atenciosamente Um baixinho nos Livros.

    ResponderExcluir
  4. Olá, gostei muito da sua resenha. Ainda não li esse livro mas tenho vontade de lê-lo, não sou muito fã de terror mas esse livro parece ter uma história não muito pesada, e essa edição está muito bonita. Gostei de saber um pouco mais sobre os personagens.

    ResponderExcluir
  5. Eu amei esse livro. Achei fofo sem perder o toque sombrio DS a trama. Ele é perfeito para o público jovem :)

    ResponderExcluir
  6. Olá...
    Eu acho a capa desse livro muuuito linda. O obrigado por mostrar como ele é por dentro,pois dá pra ver que as ilustrações são maravilhosas também.
    Sobre a história,parece não ser nada de MUITO incrível,mas eu daria sim uma oportunidade pra ele.
    Adorei sua resenha.
    Bjo

    http://estantelivrainos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Que livro mais lindo. Já tinha curiosidade em lê-lo, agora então, vendo essa edição linda...
    Adorei sua resenha, me fez ficar ainda mais curioso pela história.

    Beijos
    http://ummundochamadolivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi flor, tudo bem?
    Eu tenho vontade de ler esse livro desde o lançamento. Ele é de capa dura né? Adoro esse selo da NC, elss capricham na diagramação.
    Acho a premissa bem interessante e já li muitas resenhas positivas, dica anotada pois adoro leituras mais leves e gostosas.

    Beijos
    Leitora sempre

    ResponderExcluir
  9. Oi Letícia, tudo bem? Já tinha ouvido falar desse livro, mas confesso que ainda não o li. Realmente essa transição é bem difícil, eu por exemplo demorei bastante deixar meus brinquedos de lado, hoje ainda tenho muitos brinquedos, sou muito apegada a eles, principalmente ursinhos rs Sua resenha ficou excelente. Beijos, Érika

    >> www.queroseralice.com.br <<

    ResponderExcluir
  10. Oie tudo bem? Não tinha ouvido falar do livro ainda, achei a premissa muito boa e a diagramação melhor ainda, mal posso esperar pra ler.

    ResponderExcluir
  11. Oi, Leticia! Tudo bom?
    Primeira vez aqui no seu blog, e estou apaixonado por tudo aqui, sério, esse layout está incrível e a qualidade das postagens vai as alturas <3 Sempre quis ler este livro assim que lançou, e vi muitas pessoas comentando a respeito HUAHUAAHUAHU ~curiosidades de um leitor~ e a diagramação deste livro está perfeita, não é mesmo? Amo demais este selo, e espero conhecer mais sobre o enredo brevemente, sua resenha está bem bacana!
    Carpe diem,
    http://www.entreutopias.com/

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Quero muito ler este livro. A edição está mesmo linda! Adoro aventuras e este provavelmente, muito breve, terei na minha estante!

    Beijinhoss...
    http://estantedalullys.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    Achei a história uma fofura!
    Adoro crianças e esse livro parece ótimo mesmo para o desenvolvimento da personalidade dos baixinhos.
    Com certeza leria este livro.
    Adorei a resenha!
    Beijos, Lara.
    http://www.imperio-imaginario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oiiie
    Muito legal sua resenha e eu fiquei mega curiosa pela leitura, com certeza leria se tivesse oportunidade, deve ser bem legal mesmo

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Acho esse livro tão interessante, leria com certeza! E a Holly Black escreve muito bem, adorei sua resenha e saber que o livro não desapontou, me deixou mais curioso ainda!!

    Abraços e até!

    http://lendoferozmente.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Olá,
    Parece realmente um livro bem escrito, como gênero não é um dos meus favoritos mas com certeza daria uma chance.

    http://euinsisto.com.br

    ResponderExcluir
  17. Esse livro tá a tanto tempo na minha lista de leituras que eu nem sei mais. Eu acho o enredo muito interessante e já li vários elogios a esse livro. Uma pena que eu sempre esqueço de comprar ele.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir

Oi pessoa leitora, fico muito feliz com sua visita. Não esqueça de deixar um comentário me contando o que achou do post e do blog!

Dicas e opiniões são sempre bem-vindas!

Obrigada pela visita e volte SEMPRE!!