Resenha #26 - A Noiva Fantasma - Yangsze Choo

18 janeiro 2016


Título: A Noiva Fantasma
Titulo original: The Ghost Bride
Autora: Yangsze Choo
Editora: DarkSide Books
Ano: 2015
Páginas: 360
Para saber mais: Skoob
Sinopse: 1893. Li Lan é uma jovem que recebeu educação e cultura, mas que vive sem grandes perspectivas depois da falência de seus pais. Até surgir uma proposta capaz de mudar sua vida para sempre: casar-se com o herdeiro de uma família rica e poderosa. Há apenas um detalhe: seu noivo está morto.Por mais fantásticas que pareçam, as noivas fantasmas ainda resistem até hoje em parte da cultura asiática. A prática, que chegou a ser banida por Mao Tsé-Tung durante a Revolução Cultural, foi muito frequente na China e na Malaia (hoje Malásia) no final do século XIX. O casamento era usado para tranquilizar um espírito inquieto, e garantir um lar e estabilidade para as mulheres que diziam sim a maridos já falecidos. É claro que elas tinham um preço alto a pagar, e com Li Lan não seria diferente.Evocando obras como Lugar Nenhum, de Neil Gaiman, essa obra é uma história impressionante sobre o amor sobrenatural e sobre o amadurecimento, escrita por uma extraordinária nova voz da ficção contemporânea.




Sobre o livro

Li Lan mora com o pai. Sua mãe já morreu e sua criação e educaçãoestão aos cuidados de sua Amah. Seu pai, desde que a doença que atingiu ele e a esposa, é distante e fica trancado no quarto fumando ópio.

Por isso, os negócios estão de mal a pior, a beira da falência. Somente um bom casamento poderá mudar a situação. É com esse contexto que a família recebe a proposta de casamento de uma família rica. Poderia ser ótimo, se o noivo Lim Tian Ching não estivesse morto. 


Li Lan fica perdida com esse pedido, já que o casamento faz com que as dívidas de seu pai sejam quitadas e tragam conforto para ela e para sua família. Mas o fato de o Lim Tian não estar vivo a incomoda. 

Com isso, os contatos entre as famílias começam. E em uma visita a casa da Família Tian, Li Lan conhece Tian Bai, primo de Liam Tiam Ching. 



Capa, edição e narrativa

A capa está muito linda! Tons de rosa e roxo que ficaram perfeitos!

O que falar da edição? Mega caprichada! Livro em capa dura, meio aveludada e fita marca-páginas. O livro é dividido em quatro partes: Malaia - 1893, O Além, A Planície dos Mortos e Malaca. Cada um vai narrar um momento diferente da história. A partir do segundo capítulo, a história ganha um toque sobrenatural. A narrativa é em primeira pessoa. Achei a leitura meio densa. Demorei um pouco para terminar a leitura. Mas a narrativa é sensacional.

No final do livro tem ainda informações sobre a cultura de Malaia, sobre a autora e vem um passo a passo de como fazer um origami. Ah, vem com folhas para você fazer seu próprio origami.




Minha opinião

Do que eu mais gostei é o fato de que o livro já começa na problemática da história. Sem enrolação. As outras informações e todo o resto vão sendo explicados aos poucos conforme a narrativa vai andando. 

Um livro muito diferente. Aprendi bastante sobre a cultura e costumes do povo Malaio, principalmente, no que esse povo acredita sobre vida após a morte. Os ritos fúnebres são, acima de tudo, muito curiosos. Os familiares queimam oferendas, tais como, objetos, alimentos e até dinheiro, para que os espíritos tenham acesso e não passem fome. Outros pontos que a autora aborda são sobre a sociedade e os costumes da época. Quando os casamentos eram feitos por interesse e status das famílias.

Gostei muito da Lin Lan. Além de ser uma moça sensível e sonhadora, é determinada e forte. Ao longo da jornada, Lin Lan encontrará muitas dificuldades e descobrirá muitas coisas importantes para seu destino, mas em nenhum momento pensa em desistir. Além da protagonista, conheceremos um pouco mais sobre outros personagens. Amah é uma mãezona” muito querida. Liam Tiam Ching é um egocêntrico. E tem também o engraçado e encantador Er Lang. Com direito até a triangulo amoroso, o final acabou me surpreendendo.

Eu estava esperando um livro de terror ou algum tipo de suspense, em que eu sentiria medo. Mas me enganei. É um livro que vai além do romance sobrenatural. É um mergulho na cultura e costumes de um povo. Aprendemos desde os nomes até a culinária oriental. 
Adorei! Quero muito poder ler mais livros assim e conhecer outras culturas. Super recomendo!



18 comentários

  1. Olá Leticia!
    Quero muuuuuuuuuuuito ler esse livro! Gostei da sua resenha, só aumentou ainda mais a curiosidade.
    Bjs

    EntreLinhas Fantásticas | SORTEIOS NO BLOG! PARTICIPE :)

    ResponderExcluir
  2. Leticia, estou desejando esse livro há muito, muito tempo, mas nunca tenho a oportunidade de comprá-lo. :( E agora, que pedi demissão, vai ficar ainda mais difícil porque vou precisar fazer uma contenção de gastos.
    Bela resenha!
    Bjo!

    ResponderExcluir
  3. Olá, gostei da resenha. Tenho vontade de ter e de ler esse livro desde o lançamento, a edição da Darkside é muito linda e a trama é bem interessante.

    Participe do sorteio da trilogia A Caverna Cristalina: petalasdeliberdade.blogspot.com .

    ResponderExcluir
  4. Sou muito curiosa pelo livro, mas nunca consigo comprá-lo. Gosto muito do fato de a autora ter abordado os costumes a cultura de um povo para sua obra, acho que deixa tudo muito mais genuíno. Adorei sua resenha!

    ResponderExcluir
  5. Esse livro é completamente maravilhoso. Eu fiquei extasiada ao terminar a leitura. A forma como a gente conhece outras culturas e rituais. Isso é lindo. A leitura traz isso pra gente <3
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
  6. Hi baby, tudo bem? já tinha ouvido falar desse livro em outros blogs e acho a capa e a edição do livro lindas, além da premissa que é bastante interessante, adoro esses elementos sobrenaturais! ótima resenha

    Lilian Valentim
    http://speakcinema.blogspot.com.br/
    beijinhos

    ResponderExcluir
  7. Eu ainda não conhecia esse livro, mas sua resenha me deixou bem curiosa.
    Essa capa e essa edição é linda!!!
    Beijos

    http://myself-here1.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Eu tô MUITO interessado nesse livro. Já estava antes pela sinopse e pela edição maravilhosa.
    Mas com sua resenha tive certeza de que quero lê-lo. A Premissa é muito interessante e tô super curioso pra conhecer melhor esse ritual.
    Adorei,Parabéns!

    http://estantelivrainos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi. Esse livro e Demonologista estão em minha lista de compras. eu dei uma foleada na Noiva Fantasma lá na Saraiva e fiquei louca, a capa realmente é um deslumbre, li até a página 50, dentro da livraria, e amei, pena que não tive 'tempo' para comprar.

    ResponderExcluir
  10. Oi Letícia, também li esse livro e assim como você fiquei encantada com a beleza e realmente a capa é linda, gostei de tudo nele até do começo. Achei o máximo que só na última linha além do fim é que encontramos o verdadeiro final,amei mesmo!Bjs

    ResponderExcluir
  11. oie como vai?
    eu já tinha lido algumas resenhas sobre ele mas desanimei quando vi um video do gabriel dizendo que a história deixa muito a desejar.

    ResponderExcluir
  12. Oi!
    Sou doido por esse livro, tanto pela história que me deixa MUITO curioso, quanto por essa edição lindissima da DarkSide Books.
    Amei a resenha, só me deixou mais ansioso ainda.

    Beijos
    http://ummundochamadolivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oie! Eu lembro que participei da divulgação do lançamento dessa obra, mas ainda não tive a oportunidade de conhecer a história completa. Casamento realizado por puro interesse financeiro é algo que acompanhou a humanidade durante décadas, mas o modo como a autora relatou esse fato me deixou muito empolgada para iniciar logo a leitura. Sua resenha me deixou mais curiosa ainda. Achei legal a ideia do passo a passo sobre como fazer um origami, mas acho que eu não teria coragem de arrancar as folhas do livro, hahah. A DarkSide é conhecida pelo carinho e profissionalismo com o qual trata seus lançamentos e, com certeza, não foi diferente com A Noiva Fantasma. A obra ficou realmente magnífica.

    Beijos,
    Fernanda F. Goulart,
    Império Imaginário.

    ResponderExcluir
  14. Oiie
    gente, essa edição é linda demais, tenho muita curiosidade pelo livro desde que foi lançado, o enredo chama minha atenção, ótimo resenha

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. DarkSide é só amor nessas edições <3
    Tenho curiosidade em ler essa obra, mesmo ela não sendo muito meu estilo de leitura. Fiquei curioso com essa história de Noiva Fantasma, deve ser bem esquisito. Espero ler em breve. Bela resenha, Leticia!
    Beijos :)

    Academia Literária DF

    ResponderExcluir
  16. Oi Léticia, tudo bem?
    Faz tempo que quero ler esse livro. Desde o lançamento que ele me chama atenção só não li ainda por conta do dinheiro.
    A história é incrível e eu tenho certeza que vou gostar.

    ResponderExcluir
  17. Já li diversos comentários sobre esse livro e a maioria não tão boa, mas sua resenha conseguiu me deixar curioso, quem sabe eu não leia...

    Abraços e até!

    lendoferozmente.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Oii, tudo bem?
    Estou com muitaaa vontade de ler esse livro, acho a capa muito bonita, sempre vejo ótimas resenhas sobre ele. Que bom que você gostou.

    Beijos

    ResponderExcluir

Oi pessoa leitora, fico muito feliz com sua visita. Não esqueça de deixar um comentário me contando o que achou do post e do blog!

Dicas e opiniões são sempre bem vindas!

Obrigada pela visita e volte SEMPRE!!