Resenha #25 - A 5ª Onda - Rick Yancey

05 janeiro 2016


Título: A 5ª Onda
Titulo original: The 5th Wave 
Autor: Rick Yancey
Editora: Fundamento
Ano: 2013
Páginas: 368
Para saber mais: Skoob
Sinopse: Depois da primeira onda, só restou a escuridão. Depois da segunda onda, somente os que tiveram sorte sobreviveram. Depois da terceira onda, somente os que não tiveram sorte sobreviveram. Depois da quarta onda, só há uma regra: não confie em ninguém. Agora inicia-se A QUINTA ONDA. No alvorecer da quinta onda, em um trecho isolado da rodovia, Cassie foge deles. Os seres que parecem humanos, que andam pelo campo matando qualquer um. Que dispersaram os últimos sobreviventes da Terra. Cassie acredita que, estar sozinho é estar vivo, até que conhece Evan Walker. Sedutor e misterioso, Evan Walker pode ser a única esperança de Cassie para resgatar seu irmão — ou até a si mesma. Mas Cassie deve escolher entre a esperança e o desespero, entre a rebeldia e a entrega, entre a vida e a morte. Entre desistir ou contra atacar.



Com a o filme A 5ª onda chegando aos cinemas, eu precisava antecipar-me e ler o livro antes da estreia. Este é meu primeiro livro sobre alienígenas. Também acho que é minha primeira ficção científica. Tenho que dizer que comecei muito bem! A 5ª Onda é o primeiro livro de uma trilogia de mesmo nome. O segundo já foi lançado e se chama O Mar Infinito. Estamos só esperando o último!

Sobre o Livro 

Em A 5ª Onda, conheceremos Cassie, uma garota de 16 anos, que está sozinha em uma floresta, em decorrência de alguns acontecimentos que acabaram com mais de 90% da população mundial após uma invasão alienígena.

Os acontecimentos que mataram as pessoas são chamados de ondas. A 1ª onda: A Escuridão. As pessoas ficam sem energia, sem eletrônicos, sem carros e acontecem as primeiras mortes. 2ª onda: tsunamis acabam com as cidades litorâneas matando milhões de pessoas. 3ª onda: Um vírus, uma espécie de pestilência, que acaba com praticamente toda a população. 4ª onda: Silenciadores. Não confie em ninguém ou você poderá ser morto. Cassie está preocupada com a 5ª onda que está por vir, mas não tem a mínima ideia do que poderá ser.

Ninguém sabe como são os alienígenas e até agora nenhum apareceu. Em alguns momentos, Cassie acha que é a última pessoa no mundo. Seu pai e sua mãe estão mortos. Ela está determinada a encontrar seu irmão, que foi levado por soldados para um abrigo seguro. 

Mas os planos de Cassie mudam quando ela é baleada no joelho por um silenciador. Depois de desmaiar, Cassie acorda horas mais tarde em uma cama. E assim, que conhece Evan, um rapaz misterioso e, é claro, lindo, e quem a ajudará na sua recuperação. 

Depois disso a história só vai!

Capa e edição

A capa é muito bonita e remete perfeitamente ao livro.

Li o livro no Kobo, por isso não posso falar muito da diagramação. O livro e dividido em 13 partes. Cada aparte com vários capítulos, totalizando 91. Isso torna a leitura bem rápida e dinâmica. Pois a cada capítulo terminado queremos ir rapidamente para o outro!

A história é abordada do ponto de vista de vários personagens, mas o foco principal está em Cassie. Gostei muito do modo como as partes estão separadas. Para que possamos acompanhar o que está acontecendo em outros lugares e não só onde Cassie está. A narrativa é em primeira pessoa, mas às vezes a narrativa muda para a terceira. O que considero difícil de fazer, o autor faz com perfeição!

Minha opinião 

Como eu não tinha lido nada sobre alienígenas, eu não criei muita expectativa. Na verdade, achei que o livro seria mais uma leitura ok. Me enganei: a história me surpreendeu!

Todos os personagens são bem marcantes. Cassie é muito corajosa e determinada. Evan, sempre misterioso, é muito dedicado e carinhoso. Surpreendi-me com a decisão tomada por ele.  Bem é um galanteador, que não perde a compostura mesmo depois da invasão. Está tentando superar uma perda importante. Fora Sammy, que é um queridinho, fofo. Uma criança muito forte, que aguenta tudo como gente grande!

Tem romance também. Não muito. Sinto, na verdade, um quadrado amoroso vindo por ai, hahahahah!!!

O livro é muito bom mesmo. A trama é muito bem construída e elaborada. O modo como os E.T.s usaram para chegar até a terra e dominar tudo é bem diferente, o que me agradou bastante. Achei as descrições do que aconteceu na 4ª onda o mais próximo do que aconteceria na vida real. Essa história da humanidade unida lutando contra o mal não esta com nada. O autor foi muito feliz em mostrar as pessoas apavoradas, matando e roubando. Só pensando nelas mesmas.

Uma coisinha me incomodou, mas é beeem particular mesmo. Fiquei com algumas dúvidas as quais espero sanar no segundo e no terceiro livro. Estou ansiosa pelo O Mar infinito. Torço para que ele siga a mesma linha de A 5ª onda, porque está ótimo. 



33 comentários

  1. A 5° onda me parece ser um livro bom, mas acredite, eu não tenho vontade de ler.
    Agora assistir o filme, talvez.

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  2. Oi! tudo bom??

    Eu já tentei ler A 5ª Onda umas 3 vezes. Chego na página 100 e paro. Pelo visto ele só fica bom depois! E concordo em como a trama é bem elaborada (na questão dos aliens), mas, achei a história meio parada até.
    Vou tentar dar uma chance até o filme chegar aos cinemas.

    Beijos,
    www.falandoemlivros.com

    ResponderExcluir
  3. Olá!

    Primeira resenha do livro que leio. Só vejo as divulgações do filme na blogosfera.Eu até leria o livro, por gostar do gênero, mas o filme não, só por causa da atriz, que acho bem artificial.

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi linda, tudo bem?
    Curti muito a sua resenha, mais não é a minha praia esses tipos de livros..mas o desenvolvimento foi ótimo e eu tenho certeza que vai despertar muita curiosidade em várias pessoas! Infelizmente, não me agrada muito. Beijinhos
    http://followyourdreamalways.blogspot.com.br/2016/01/resenha-lista-cecelia-ahern.html#comment-form

    ResponderExcluir
  5. Oiii!

    Acho que é normal terminar os livros com duvidas quando há uma continuação né? Acho até gostoso quando acontece. Eu acho que já falei sobre isso, mas ei não sou muito fã desse estilo de livro e fico com muita raiva. Na real eu gosto, mas não consigo ler muito porque acabo enrolando demais sabe? Daí ela não flui. Não li nada com alienigenas, mas eu gostei do que vc falou por aqui.

    Estou ansiosa com o lançamento do filme.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Oi linda, adorei a resenha, mas o livro não é muito meu estilo, porém gostei da resenha.
    http://palavrasdelucidez.com.br
    Lucas Castelo Viana

    ResponderExcluir
  7. Olá linda,

    a 5°Onda está lindamente na estante só esperando que o leia haha
    Vou ler só depois do filme. Sei que é bom, mas tenho um cronograma a seguir e o livro não foi incluído haha

    Beijos!
    poesiaqueencantavida.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Já li algumas resenhas deste livro e todas foram muito positivas, tenho certa curiosidade de ler, nunca li nada com Alienígenas. Este já esta na minha listinha de 2016, espero gostar também.
    Bjin
    http://reinoliterariobr.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi Letícia!
    A 5ª Onda está na minha wishlist desde que foi lançado mas ainda não tive a oportunidade. Adoraria conseguir ler antes do filme e vou me esforçar para isso. Pela sua resenha o livro vai atingir todas as minhas expectativas!
    Bjs!
    Quem Lê, Sabe Porquê

    ResponderExcluir
  10. Menina eu estou lendo esse livro em ebook e não estou vendo nada separado não viu?
    Nossa pra mim tá sendo ao contrário. A leitura tá bem confusa e bem arrastada. Eu acho que nem vou resenhar esse livro. Já estava prestes a deixar ele de lado, mas espero poder dar continuidade para ver se consigo ir até o fim, mas mesmo assim eu achei ele meio chatinho, mas seilá, vamos ver....

    Olha eu ainda não fiz a leitura desse livro, mas estou bem curiosa, ainda mais se tratando de uma distopia. Espero gostar bastante, porque tenho visto muita gente falando bem desse livro. Eu adorei a sua resenha e achei as fotos super legais viu? Parabéns. Espero gostar da leitura.

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2016/01/resenha-obsidiana.html

    ResponderExcluir
  11. Oi Leticia,
    Acompanho de pertinho as novidades do Rick.
    Quero logo, quero já esse último livro da trilogia.
    E o filme então ansiedade a mil.
    Gostei do que você mencionou sobre o ser humano só pensar nele mesmo.
    Acho que isso mesmo que ia acontecer.
    Um ou outro ia se preocupar em ajudar.

    Abraço e Bons Livros,
    Biblioteca do Coração❤

    ResponderExcluir
  12. Oie Leticia,
    eu também quero antecipar antes do lançamento do filme, mas não ta dando (socorro haha)! Acho muito legal a premissa, e a historia promete muitas emoções né? Ai que Deus me ajude a ter tempo para ler logo e mata essa curiosidade louca hahaha
    Beijos
    Cantinho da Bruna

    ResponderExcluir
  13. Oi Letícia!
    Enfim uma resenha do livro e não um anúncio do filme hahaha
    Pelo que você falou ele parece ser bem mais legal, vi alguns comentários de que se parece com Jogos Vorazes, e como eu não curti a série, preferi passar a dica. Tb nunca li nada de alienígenas, o que pode me causar uma grande surpresa.
    Espero curtir tb, e fica tranquila quanto às suas dúvidas, vi muita gente meio perdida com algumas perguntas sem respostas!
    bjss
    http://umavidaliteraria1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi, tudo bem?
    Não curto muito alienígenas e nem tenho vontade de ler o livro por esse motivo, mas o filme irei ver pq gosto do trabalho da Chloe!
    Bjs

    http://a-libri.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oi, Leticia, tudo bom?
    Conheci o livro por causa do grande alvoroço que o lançamento do filme está tendo. Fiquei curiosa para saber qual é a quinta onda e espero poder ler o livro em breve. Acho que ficar com algumas dúvidas de um primeiro livro de alguma série/trilogia é bem normal, já que os próximos estão vindo e geralmente a resposta está neles.
    Beijos,
    http://www.quinzeinvernos.com/

    ResponderExcluir
  16. Olá, tudo bem?
    Meu Deus, eu sou louca para ler esse livro, vejo tantas resenhas positivas e eu fico aqui sem poder falar nada, quero muito compra-lo em 2016, estou com os dedos cruzados!

    garotareading.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Olá, tudo bem?
    Estou simplesmente louca para ler esse livro antes do filme sair em cartaz, mas nem sei se rola. Lista de leitura intensa. haha
    Sua resenha ficou ótima e me deixou mais sedenta pelo livro.

    Abraços,

    Os Segredos dos Livros

    ResponderExcluir
  18. Nem sabia do lançamento desse filme rs. Nunca li nenhum livro de alienígena, comecei a a ler "A Hospedeira", mas como a maioria dos leitores, não passei da metade do livro. A narrativa não me empolgou, então meio que me decepcionei com livro com essa temática. Lendo a sua resenha, tive vontade de dar uma nova chance a livros desse tipo, pude sentir a sua empolgação em cada letra dessa resenha, parece ser um livro maravilhoso.

    Ganhou mais uma seguidora \o/

    Abraços,
    Karina do blog Eu e Minha Cultura.

    ResponderExcluir
  19. Olá! Nunca li nada desse tipo e adoraria me arriscar, acho que vai valer a pena, já que tenho ouvido muito sobre esse livro ultimamente. Adorei sua resenha!

    ResponderExcluir
  20. Siiiiiiiiim, estou mega ansiosa com o filme, isso claro que ainda não li o livro, senão estaria desesperada com a estreia do filme, quase nunca é bom. Mas estou ansiosa sim.
    Assim como você gostaria muito de ler antes da estreia, mas não vai dar.
    Já li alguns livros de alienígenas e parece ser diferentes de todos, um pouco mais realista digamos assim. Cassie parece ser uma personagem forte, acho que vou me dar bem com ela.
    Beijos,
    Blog ABCD dos Livros.

    ResponderExcluir
  21. Oiiie
    Apesar dos elogios não tenho curiosidade na leitura ma quero muito ver o filme que por sinal está bem divulgado haha estou ansiosa

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Letícia, não tenho muita vontade de ler esse livro por não curtir histórias com alienígenas, mas de tanto ouvir falar como a história é boa e surpreendente tô ficando bem curiosa.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  23. Ola..
    Ao contrario de vc pretendo assistir ao filme primeiro, pois tenho receio de começara leitura e abandona-la, o livro é extenso e a trama é inovasora tenho medo de não me entrosar com a trama..
    Espero gostar do filme para então pegar o livro sem medo..
    Beijos, ótima resenha..

    ResponderExcluir
  24. Vejo bastante divulgação sobre a obra, mas não resenhas kkkk.. de fato estou receosa em ler... mas depois dessa resenha acho que irei mesmo comprar o livro depois ver o filme ^^

    ResponderExcluir
  25. Oi Leticia! ^^
    Estouuuuuu muitooo ansiosa pelo filme, já sabia dos livros, porem ainda não havia lido uma resenha para ter uma ideia melhor da história, agora compreendo melhor alguns detalhes, como por exemplo o título do livro.

    Beijos e até daqui a pouco! ;)
    https://worldofmakebelieveblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  26. Oi Letícia!
    Muito boa a sua resenha. Fiquei bem curiosa com esse livro, já assisti ao trailer e também me chamou a atenção, mas antes de assistir ao filme quero ler esse livro, mas acredito que não conseguirei, mas irei tentar. Também não li nenhum livro com alienígenas, será o meu primeiro. as descrições das ondas feitas por você me deixou muito curiosa e um pouco aterrorizada.. Bom, irei conferir o livro em breve!

    Beijos!
    http://lovesbooksandcupcakes.blogspot.com.br//


    ResponderExcluir
  27. Oi Letícia, tudo bem?

    A sinopse desse livro sempre me deixa com vontade de ler... fico super curiosa para saber como as ondas são descritas, a reação da população e sempre fico curiosa para saber o que é a quinta onda. Gostei de saber que o livro descreve bem o que seria possível de acontecer na vida real. Adoro os diferentes pontos de vista e gosto quando o autor se sai bem tanto escrevendo em primeira pessoa, quanto na terceira. E tamém quero saber como os alienígenas foram inseridos na história. Mas, como assim quadrado amoroso?? Já não curto um triangulo, imagina um quadrado.. rsrs, mas mesmo assim quero muito ler.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima || Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  28. O que eu posso dizer que é um dos melhores livros que já li, e estou esperando muito pelo filme.

    ResponderExcluir
  29. Oi, Letícia, tudo bom?

    Gostaria de ler o livro antes do filme também, pois tenho o costume de fazer isso, mas infelizmente não vai dar por conta das leituras pendentes, mas lerei depois. Eu já tinha muita vontade de ler A 5ª Onda antes e depois da sua resenha fiquei com mais vontade ainda rs Parabéns pela resenha, mesmo.

    Abraços,
    http://claqueteliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  30. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  31. Olá Lets,
    Eu descobri essa semana que minha primeira leitura alienígena esta na estante kkkkkkkk e como comprei pela capa, não sabia ao que se referia e confesso que estou com receio, mas pelo jeito tudo deu certo pra você!
    Tenho ouvido falar muito de a %ª Onda e sua resenha esta perfeita, me deu uma noção bem bacana do que se refere o livro, ainda não tinha entendido o enredo, parabéns de verdade, e com relação a ler pra ver o filme, de uns tempos pra cá venho fazendo o contrário, assisto primeiro e depois leio, assim as chances de decpção são menores, já que o livro é quase sempre melhor kkk

    Beijokas

    Paraíso das Ideias

    ResponderExcluir
  32. Oie, tudo bom?
    Esse livro é muito intenso e foi uma grata surpresa. Realmente ele deixa muitas dúvidas sobre a história, mas o segundo responde algumas. Estou bem ansiosa com o filme e espero que faça jus a bela história.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  33. Eu ainda quero ler esse livro e está até na minha lista de desse ano, mas ainda não tive tempo. Já li muitas resenhas que falam que ele é bom e isso me fez querer saber como é pela minha visão, além de que o filme será lançado dia 21 (meu aniversário). Adorei o blog e já está em meus favoritos.

    Meu blog: www.umcontainer.com

    ResponderExcluir

Oi pessoa leitora, fico muito feliz com sua visita. Não esqueça de deixar um comentário me contando o que achou do post e do blog!

Dicas e opiniões são sempre bem-vindas!

Obrigada pela visita e volte SEMPRE!!