Resenha: Persuasão - Jane Austen

14 fevereiro 2016



Título: Persuasão
Titulo original: Persuasion
Autora: Jane Austen
Editora: Martin Claret
Ano da publicação: 1818
Páginas: 271
Para saber mais: Skoob
Sinopse: O enredo deste empolgante livro gira em torno dos amores de Anne Elliot que se apaixonara pelo pobre, mas ambicioso jovem oficial da marinha, capitão Frederick Wentworth. A família de Anne não concorda com essa relação e a convence romper seu relacionamento amoroso. Anos após Anne reencontra Frederick, agora cortejando sua amiga e vizinha, Louisa Musgrove. "Persuasão" é amplamente apreciado como uma simpática história de amor, de trama simples e bem elaborada, e exemplifica o estilo de narrativa irônica de Jane Austen, sendo original por diversos motivos, entre eles, pelo fato de ser uma das poucas histórias da escritora que não apresenta a heroína em plena juventude. O romance também é um apanágio ao homem de iniciativa, através do personagem do capitão Frederick Wentworth que parte de uma origem humilde e que alcança influência e status pela força de seus méritos e não através de herança.



Sobre o livro

Anne é a filha do meio das três irmãs da Família Elliot. Seu pai Walter Elliot, viúvo, é arrogante, vaidoso e esbanjador. Sua irmã mais nova Mary é casada com Charles e tem dois filhos. Elizabeth, a mais velha, é a preferida do pai. 

Desde a morte de sua esposa, Walter, sem se importar, gasta dinheiro sem pensar nas consequências, o que leva a família à decadência e a adquirir muitas dívidas. Isso faz com que a família coloque a casa para alugar e procure uma menor, que exija menos gastos, em um lugar mais distante. 

Logo após a morte da senhora Elliot, Lady Russel faz o papel de mãe, amiga e conselheira na vida de Anne. Oito anos atrás, Anne ficou enamorada de um moço, chamado Frederick Wentworth. Mas foi persuadida pela Lady Russel a terminar o relacionamento, pois não ficaria bem uma moça rica casar com um moço de condição social inferior ao da futura noiva. 

Com isso, Frederick vai embora para a guerra. No entanto, oito anos depois, com o final da guerra, ele está de volta. Pois foi, por coincidência, seu irmão que alugou a casa dos Elliot. Agora, Frederick regressa como capitão da marinha e rico. 

Anne não vai para casa nova com o pai e a irmã. Ela decide ficar um tempo na casa de Mary. Isso faz com que Anne tenha alguns encontros com Frederick e sua família, os quais se tornaram a sensação na pequena roda social em que a senhorita Elliot frequenta, pelas historias contadas sobre a marinha e a guerra. 

No meio de toda essa história, surge William Elliot, o único herdeiro dos Elliot, que ao que parece, está disposto a casar com Anne, que não corresponde ao interesse do primo.


Capa, edição e narrativa

Gosto muito da capa, apesar de ser bem simples. A edição também é simples. O livro é pequeno, com páginas brancas e traz o capitulo final que foi excluído pela autora e transformado em dois diferentes. são 24 capítulos, Realmente o final ficou melhor! 

O livro é uma publicação póstuma. Foi publicado pelo irmão da Jane Austen um ano após a morte da autora.

A narrativa da autora é sempre muito gostosa. Mas achei a leitura, muitas vezes parada. O que vez com que eu demorasse um pouco para terminá-la.


Minha opinião

Não posso evitar a comparação com Orgulho e Preconceito. Mesmo gostando muito de Persuasão, senti falta de uma história de amor mais engraçada e angustiante. A pouca interação entre o casal deixou a leitura mediana. 

Conhecendo um pouco sobre a biografia de Jane Austen, podemos dizer que muito da sua vida está no livro. A autora também se apaixonou quando jovem, mas o namoro acabou por motivos econômicos. Depois do ocorrido, nunca mais se interessou por alguém. 

Anne me surpreendeu muito. Ela é muito bondosa e delicada. Está sempre disposta a ajudar a todos. Ainda mais que fazia tudo que a mandavam fazer, sem pestanejar. O modo como é tratada por seu pai e sua irmã mais velha me deixou com pena. 

Incomodei-me com o fato de que Frederick aparece e fala pouco. Com isso, não consegui compreender que tipo de homem ele realmente é. Em algumas conversas, percebi que ele guardava um ressentimento pelo acontecido entre ele e Anne.

Anne sofre calada com a perda do seu primeiro amor. Os encontros com Frederick deixam-na sempre pensativa e cheia de dúvidas. Não consegue identificar se foi perdoada pelo capitão, pelo modo que ele a tratava.

Não posso deixar de comentar as críticas feitas pela Jane Austen. Mesmo que algumas bem sutis, como o caso da formação escolar das mulheres e a diferença de oportunidades entre homens e mulheres. A autora critica a sociedade do século XIX e suas preocupações com o casamento por interesse, o preconceito e a diferença social com uma leve dose de ironia. 

Uma das coisas que mais gostei é o fato da autora trazer como tema as pessoas que alcançam por méritos e não por herança um alto poder social. Frederick não era um bom partido quando de baixa renda, mas após voltar para a guerra se torna um homem digno de casar com qualquer mulher. Estranho, né?

Mais uma vez, Jane Austen consegue abordar temas importantes de sua época, ao mesmo tempo que conta uma bonita estória de amor. Mais do que recomendo! 


23 comentários

  1. Oii, tudo bem?
    Tu acredita que eu nunca li nada da jane? Mas, sabe, eu tenho aquela paixão pelos livros dela, sempre fico pesquisando e encontro frases maravilhosas que me deixam louca para ler, ainda não li porque não achei um livro em algum sebo para comprar, quero uma edição clássica. Bom, adorei a resenha e este livro sempre é maravilhoso, em cada resenha que leio.
    Beijão

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    Cara jane e simplesmente Jane, eu sou louquinha por ela e amo amo todas as obras mas minha favorita e a queridinha de muitos Orgulho e Preconceito, rs
    Adorei sua resenha, meus parabéns, e que ótimo saber que gosta dela, sempre gosto de saber que as pessoas gostam de Jane <3

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Jane Austen é parte de mim, uma gêmea que nunca chegou a nascer comigo. kkkk Amo todos os livros dela. Infelizmente, ainda não tive a oportunidade de ler esse, mas vi o filme e fiquei apaixonada, por isso sei mais ou menos a sensação que deve ser ler a história bem mais detalhada, no papel.

    Ótima resenha, ganhou meu voto só por gostar da minha musa. ♥ kkk
    Beijos
    Te convido a me visitar, também! ♥
    • Sentido Literário •

    ResponderExcluir
  4. Olá, ainda não li nada da autora ...mas pretendo reverter isso logo :)

    Adorei sua resenha, parabéns!

    Beijokas da Quel ¬¬
    Literaleitura

    ResponderExcluir
  5. Nunca li nada da Jane mas vejo muito Feedback Positivo dos livros dela que tô pensando em ler algum em breve (só esperando a oportunidade).


    Frases, Trechos e Pensamentos

    ResponderExcluir
  6. Olá, ótima resenha! Ainda não li nada da Jane Austen mas quero muito ler suas obras, a premissa desse me parece interessante mas acho que não seria o primeiro dela que gostaria de ler. Não sabia que foi uma publicação póstuma.

    petalasdeliberdade.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Eu sou suspeita para falar da Jane, gostei de todos os livros dela que li e as adaptações também, essa capa realmente é linda e casa muito bem com o enredo que não deixa a desejar. Pena que a leitura foi mediana para você.

    ResponderExcluir
  8. Oi!
    Uma das minhas metas para este ano é ler Jane Austen, que até o momento só conheço por nome.
    Esse livro me interessou bastante, vou coloca-lo aqui na minha listinha.

    Beijos
    http://ummundochamadolivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Comecei a ler esse livro duas semanas atrás, mas acabei empacando no começo e fui pegar outras coisas para ler. Vou retomar a leitura essa semana. Achei o começo chatinho e espero que melhore e que eu goste bastante também ;D
    Da Jane o único que li foi Lady Susan, que adorei.
    Ótima resenha!!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Ai, pera que eu tenho esse livro na minha estante, mas ainda não o li assim como todos os outros livros da Jane Austen rsrs... Ainda não estou na vibe da autora, mas esse ano ainda quero ler uma de suas obras! Adorei sua resenha!

    http://umreinomuitodistante.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oie! Apesar de não gostar de romances sempre quis ler Jane Austen. Quero começar por Orgulho e preconceito e depois quem sabe, eu leia Persuasão. Pela sua resenha percebi que você gostou muito mais do primeiro.
    Beijos
    Blog Relicário de Papel
    relicariodepapel.wordpress.com

    ResponderExcluir
  12. Oiiie
    que legal sua resenha, preciso muito me programar para ler algo dessa autora pois sempre tive vontade mas tenho medo de ser um pouco difícil, bela dica

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oie

    Eu nunca li nada da Jane e morro de vontade de ler algo, acho as edições da Martin muito lindas, as capas são simples, mas mesmo assim são um amor. A história parece ser linda, mesmo ela sendo meio paradinha. Com certeza. Esse ano eu estou só comprando livros. Com certeza ele entrará na minha cesta de compras.

    Mayla

    ResponderExcluir
  14. Hey,
    Estou lendo Orgulho e Preconceito agora e, apesar de estar apenas no início dessa leitura, pretendo conferir todos os livros publicados pela autora. É uma pena que a narrativa um pouco mais parada dificultou a leitura pra você. Mas parece que mesmo o livro dela que não é tão empolgante assim não deixa de ser bom, né. Eu quero muito ler.
    Beijos,
    Dois Dedos de Prosa

    ResponderExcluir
  15. Oie, tudo bem? Ah, Jane Austen... Tenho ouvido falar muito dela nos últimos meses, mas ainda não li nada da autora. Pretendo ler algo dela ainda este ano, veremos...

    ResponderExcluir
  16. apesar de não ter sido surpreendente,, acredito que vc tirou algo de bom na leitura... eu penso em ler, mas nao no momento. Quero ler Razão antes... eu achei a capa bonita justamente por ser bem simples...
    interessante a temática que Austen aborda na obra...
    bjs

    ResponderExcluir
  17. Aí Le! Sou louca pela Austen, esse ano pretendo ler todos os livros da autora que já tenho na estante, e esse é um desses! Pela sua resenha já dá para perceber claramente a marca da autora pelas criticas sociais, fiquei com vontade de ler, mesmo que o romance não seja tão cativante quanto Orgulho e Preconceito!

    http://www.livrologias.com/

    ResponderExcluir
  18. Oi, Letícia. Tudo bem?
    Li apenas um livro de Jane e já virei fã de carteirinha. Entendo sua instaisfação com relação à interação das personagens e com a falta de romance, mas acredito eu que a autora pesa suas obras mais para o lado crítico da coisa. Ainda que seja um romance, não quer dizer necessariamente que seja romântico no sentido de amorzinho. Não sei se deu pra entender hahahahaha.
    Enfim, eu ainda não li Persuasão mas sou louca pra ler. Tomara que eu adore ele tanto quanto o primeiro da autora.

    ResponderExcluir
  19. O único livro da Jane Austen que eu conhecia era Orgulho e Preconceito. Achei bacana ver sobre um outro livro da autora aqui e ainda mais saber que esss livro tem inspiração da própria vida da autora. Achei que suas comparações ficatsm legais e dá para identificar quais pontos do livro se parecem com coisas vividas pela própria Jane.
    Parabéns pela resenha super bem elaborada.
    Bj
    Camila Bernardini Coelho

    ResponderExcluir
  20. O bom de ler Jane Austen é levar em conta que ela escreveu o que estava vendo e vivendo. Adoro essa sensação de estar participando de verdade da história. Persuasão é otimo, mas orgulho e preconceito ainda é meu favorito ^^
    Angel Sakura
    www.euinsisto.com.br

    ResponderExcluir
  21. oi
    amo os livros da jane austen
    já li orgulho e preconceito e adorei ;)
    ainda não li esse mas pretendo,a sinopse me agradou
    bjs

    ResponderExcluir
  22. Oi, tudo bem?
    Eu nunca li nada da Jane Austen, mas tenho vontade de ler "Orgulho e Preconceito", tanto por ser a obra mais famosa quanto por ser a que tem uma premissa que chama mais a minha atenção, mas apesar disso, eu gostei bastante dessa sua dica de leitura, adoro personagens bondosas e delicadas, além disso a premissa é bacana também.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  23. Oii, tudo bem?
    Nunca li nada da Austen, mas tenho curiosidade em ler, principalmente Orgulho e Preconceito, pois é muito bem falado pelo pessoal. Que bom que a leitura lhe agradou.

    Beijos

    ResponderExcluir

Oi pessoa leitora, fico muito feliz com sua visita. Não esqueça de deixar um comentário me contando o que achou do post e do blog!

Dicas e opiniões são sempre bem-vindas!

Obrigada pela visita e volte SEMPRE!!