Lendo Harry Potter #1 - Harry Potter e a Pedra Filosofal

03 fevereiro 2016



Título: Harry Potter e a Pedra Filosofal
Titulo original: Harry Potter and the Philosopher's Stone
Autora: J. K. Rowling
Editora: Rocco
Ano de publicação: 1997
Páginas: 223
Para saber mais: Skoob
Sinopse: A vida do menino Harry Potter não tem um pingo de magia. Ele vive com os tios e o primo, que não gostam nem um pouco dele. O quarto de Harry é, na verdade, um armário sob a escada, e ele nunca comemorou um aniversário sequer em onze anos.Até que, um dia, Harry recebe uma carta misteriosa, entregue por uma coruja: um convite para estudar num lugar incrível chamado Escola de Magia e Bruxaria Hogwarts. Lá ele vai encontrar não só amigos, esportes praticados em vassouras voadoras e magia para todo lado, como também seu destino, que espera por ele desde que nasceu... Se ele sobreviver a tudo que esta descobrindo, é claro.





Não farei uma resenha convencional, visto que todo mundo já conhece a história do menino que sobreviveu. Vou somente de como foi ler e reler o primeiro livro da serie. 

Eu tive o prazer de acompanhar os filmes, mas não acompanhei os livros. E agora, depois de velha, resolvi ler essa série incrível. Na verdade, em 2014, eu li os cinco primeiros livros. Não lembro o motivo de não ter concluído. Mas agora em 2016 resolvi tomar vergonha na cara e reler os que eu já li e, finalmente, ler os dois últimos.

Eu tenho um amor pelos filmes. Já os assisti milhares de vezes e não me importo de rever mais algumas milhares. Fazendo a leitura pela segunda vez, reparei que isso também acontece com eles. Descobri que posso reler todo ano que vou adorar e me divertir lendo. 

A narrativa do livro é, além de leve, muito gostosa. Quando vemos, já estamos no final. Acompanhar as descobertas do mundo de bruxaria, juntamente com Harry, é muito prazeroso. É como se eu também fosse uma aluna e estivesse vendo e aprendendo tudo pela primeira vez. Hogwarts não é só uma escola; é também uma casa. Não tem como não se sentir aconchegado quando se está lá. Até eu já me sinto meio aluna, hahahaha! 

Harry é um menino incrível e muito humilde. Tenho um carinho muito grande por ele. Gosto até dos Dursleys. São eles que dão o ar cômico e divertido para o livro. Rony e Hermione são com certeza os melhores amigos que alguém poderia ter. O modo que a amizade entre eles surge é muito fofo. Adoro a preocupação da Hermione com a escola, com as tarefas e com os amigos. Rony é mega engraçado. Os professores são todos sensacionais. Não consigo odiar Snape, pois já sei o motivo de suas ações. Hagrid é uma figuraça, e adoro o fato de que ele não se controla e acaba contando os segredos. Neville já mostra, no primeiro livro, que vai ser figura muito importante na historia. Meu personagem favorito!

J. K. Rowling escreveu uma história sensacional, muito bem amarada. Todos os elementos e criaturas são muito bem elaborados e descritos. A autora nos mostra a diferença entre o bem e o mal, a importância da amizade, da confiança, do trabalho em grupo e de entender quem somos e de onde viemos, para que possamos seguir em frente confiantes, lutando pelo nosso futuro. 

Eu tenho o Box com os sete livros. Juntos formam o castelo de Hogwarts. Mesmo assim ainda quero ter as outras edições. A capa está muito linda. Parece meio aveludada com as letras em auto relevo. Harry e Hagrid passeando no beco diagonal. A contracapa também ficou perfeita. Harry se olhando no espelho de Ojesed - uma das cenas mais clássicas do livro. 

São 17 capítulos. Todos com ilustrações que fazem referência aos acontecimentos do capitulo. As ilustrações ficaram lindas, não tem como não se apaixonar. Apesar de caprichada, a edição é tipo econômica, sem orelha. Paginas amareladas, as letras e os espaçamentos estão muito bons!




17 comentários

  1. Aconteceu a mesma coisa comigo. Acompanhei os filmes quando menor, mas os livros só li depois de mais velha. Mas antes tarde do que nunca, né? Atualmente é minha saga favorita! <3

    Adorei seu blog e já to seguindo!
    Virando Amor

    ResponderExcluir
  2. Eu estou precisando tomar vergonha na cara também! rsrsrs
    Tenho a série e ainda não li, me acomodei com os filmes. No entanto, tenho ciência que os livros são muito superiores, ao menos foi essa informação que obtive nas resenhas que li pela blogosfera.
    Ni
    Cia do Leitor

    ResponderExcluir
  3. Harry Potter é amor, puro amor! <3
    Ah, reler HP é felicidade, indico agora rever o filme e fazer isso em sequencia: livro / filme! :D
    Beijos Sonserinos! :D

    ResponderExcluir
  4. Oiii, tudo bem?
    Um amor incondicional chamando Harry Potter, que edição mais linda, sinto tantas saudades de ler e assistir <3
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Oee,
    Essa edição <3333 Quero muito essa, só me falta dinheiro e espaço na estante hahah.

    Étreintes!
    http://lendocomobiel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi, Lê, tudo bem? Estou participando do mesmo projeto, mas como ando lendo 3 livros ao mesmo tempo ainda não terminei. Estou na reta final, logo posto resenha também!

    ResponderExcluir
  7. Olá, primeiramente tenho que falar que essa edição é linda! Eu quero! Só li os dois primeiros livros, mas já me encantei pelo universo criado pela autora e quero muito ler o restante da série.

    petalasdeliberdade.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Eu AMO Harry Potter!! Minha paixão de infância que trouxe pra voda adulta :)
    Tenho vontade de reler os livros da série, comprei até o box de colecionador da rocco pra isso. Espero conseguir.
    Adorei a sua resenha!

    Bjs!

    ResponderExcluir
  9. Ah Harry Potter! Amo demais!
    Também comecei pelos filmes, mas iniciei a leitura dos livros após ver o filme 4. Nesse momento já tinham lançado até o livro 5. Devorei e então li o 6 e 7 logo no lançamento.
    Estou louca para reler a série também, mas ando sem tempo

    Beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Cara, eu já disse que eu tenho que ler Harry Potter, mas eu nunca tive coragem, mas espero ler logo! Adorei a resenha, quero ter a mesma experiência que você! ><

    Abraços & até!!

    lendoferozmente.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Olá,
    Ah que legal sua nova edição! Achei tudo bem lindo!

    ps: no título do seu post "Harry Potter" está com um 'r' a mais.

    http://euinsisto.com.br

    ResponderExcluir
  12. Ah você tem essa edição linda!
    Eu nunca li, tb só vi os filmes, que amo muito tb.
    Comprei já a 4 anos o box dos livros, mas até hoje não li! :( A Curiosidade é imensa! Mas sempre falta tempo...

    Bjus
    Blog Fundo Falso

    ResponderExcluir
  13. Oi Leticia, tudo bem?

    Nunca é tarde para ler Harry Potter!! Eu releio todo o ano. Quando eu lia os livros, eu tinha a mesma idade do Harry, então sempre foi uma série especial para mim. Sou fã até hoje. Adorei a resenha

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oi Letícia!
    Também estou relendo Harry Potter e concordo com você, não me importo de a cada ano reler rs' É uma história incrível que eu estou relendo como se fosse a primeira vez. Lembro que comecei a ler era 2008 mais ou menos, e eu fiquei encantada com a série.
    Ir para Hogwarts é maravilhoso além de uma escola é um lar! Adorei a sua resenha!

    Beijos!
    http://lovesbooksandcupcakes.blogspot.com.br//

    ResponderExcluir
  15. Oi, tudo bem?
    Todo mundo fala mil maravilhas de HP, mas confesso que não tenho muita vontade de ler, isso porque não é meu gênero favorito e eu sempre fujo de séries kkkk Mas gostei bastante da sua resenha e mais ainda do projeto de releituras.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  16. Olá, tudo bem? Nossa, eu cresci lendo Harry Potter, então o meu amor pela série é infinito!!! Na época não tinha os filmes e eu era obrigada a esperar quase um ano pelas continuações!! Sofri! rssss!!! Estou completamente apaixonada pela sua edição, é linda demais essa capa!!!!! Que bom que você está gostando da série!!


    Beijos,

    Mari
    cantinhodeleituradamari.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Essa edição me lembrou MUITO minha infância/adolescência.
    Muito legal o projeto, reler é amor <3

    Blog Coisas da Juu Top Comentarista Nicholas Sparks

    ResponderExcluir

Oi pessoa leitora, fico muito feliz com sua visita. Não esqueça de deixar um comentário me contando o que achou do post e do blog!

Dicas e opiniões são sempre bem-vindas!

Obrigada pela visita e volte SEMPRE!!