Resenha: O Hobbit - J. R. R. Tolkien

20 março 2016

Título: O Hobbit
Titulo original: The Hobbit
Autor: J. R. R. Tolkien
Editora: Martins Fontes
Ano da 1ª publicação: 1937
Páginas: 293
Para saber mais: Skoob
Sinopse: Inesperadamente, Bilbo Bolseiro, um hobbit de vida confortável e tranquila no Condado recebe a visita de 13 anões e Gandalf que o arrastam em uma jornada através das montanhas e das terras ermas enfrentando trolls, orcs, wargs, elfos para o resgate de um tesouro muito bem guardado por Smaug, o dragão. Bilbo se vê em diversas confusões e encontra algo que mudaria não só sua vida como de toda Terra-Média.


Além de o Hobbit estar na minha lista de 10 livros para ler em 2016, ele faz parte do meu projeto “Lendo Tolkien”. 

Sobre o livro

Bilbo Bolseiro é um hobbit que adora conforto, uma vida simples e uma boa refeição. Vive uma vida tranquila em sua toca e nem desconfia que sua rotina está para mudar. Numa bela tarde, aparece Gandalf, o mago cinzento. E com uma conversa muito estranha sobre aventuras, deixa o pequeno hobbit inquieto e preocupado. Quando tudo parece bem, 13 anões aparecem em sua porta propondo uma jornada inesperada em busca de um tesouro. Assim, Bilbo segue para uma inesperada jornada, repleta de aventuras perigosas.


Capa, edição e narração

Com o livro aberto, podemos ver as montanhas cinzentas. De um lado dia e do outro noite. 
A edição está muito boa. O livro contém dois mapas. O mapa de Thor e o mapa das Terras Ermas. Confesso que os mapas pouco influenciaram. Há varias ilustrações. Algumas coloridas e outras apenas com traços em preto. 
Dizem as más línguas que a escrita do Tolkien é rebuscada e cheia de descrições, e que esse livro é o mais fluido do autor. Eu gostei bastante da escrita. Realmente bem gostosa de ler. 
O livro é cheio de canções, o que o torna mais alegre também. A narrativa é feita em terceira pessoa, com um narrador que faz intromissões e comentários, conversando com o leitor. Adorei esse modelo de narrador!



Minha Opinião

Depois de terminar a leitura, eu fiquei pensando porque eu não tinha lido esse livro antes. Que livro incrível! Mesmo conhecendo toda a história dos filmes. Foi muito prazeroso lê-la! O Hobbit é aquele tipo de livro que todos devem ler. 
Fica até vergonhoso dizer que o enredo é bem construído, que o mundo é bonito e rico em detalhes, que os personagens são bem descritos e com características próprias; porque estamos cansados de escutar isso de todos que leram o livro. 
Temos de tudo: trolls, elfos, orcs, aranhas gigantes e um dragão ganancioso. Não podemos esquecer de uma das figuras mais singulares da literatura, Gollum. Com uma mente confusa e consumida pelo poder do anel, trava batalhas entre o bem e o mal que está em seu interior. Com certeza, um dos melhores personagens do livro.
Bilbo é, acima de tudo, engraçado. Se mostrará ser mais esperto e leal do que acreditam os anões. O hobbit será a peça principal para essa jornada. Com uma mistura de medo e coragem, salvará os amigos de muitas enrascadas, provando que as aparências enganam. Conseguimos acompanhar toda a evolução e o crescimento de Bildo. 
Um livro ótimo para ler e reler durante a vida! 








11 comentários

  1. OIii,
    Escuto sempre pessoas falando maravilhas sobre esse livro, mas confesso que a mim não me atrai em nada, sua resenha está muito boa, a diagramação do livro e incrível, mas mesmo assim continuo sem o interesse, quem sabe na próxima.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. olá! Gostei muito como você abordou esse livro.
    Quero ler em breve.
    Beijos.

    www.meumundosecreto.com.br

    ResponderExcluir
  3. Eu prefiro os outros livros do Tolkien, não me importo nem um pouco com a escrita rebuscada e cheia de descrições, muito pelo contrário, amo imaginar a Terra Média com detalhes quando leio O Senhor dos Anéis. Gosto de O Hobbit bem menos que dos outros, mas curto demais a participação do Gollum neste livro.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Acredita que eu não tenho a menor vontade de ler nada do Tolkien? Não me mate, é só que eu sei que não iria achar tudo isso, pelo contrário, acho que eu detestaria (me conhecendo como conheço).

    Beijos
    http://ummundochamadolivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Adoro O Hobbit, é um dos meus favoritos. Além de ter uma história ótima e original, é lindo e bem explicativo quanto ao mundo criado pelo autor. Adorei a resenha!

    Thunder Wave

    ResponderExcluir
  6. OIE
    Nunca tive curiosidade na história então sei pouquíssimo, mais por comentários e porque tenho alguns amigos fãs mas sua resenha ficou ótima

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Eu tenho o livro mas ainda não li.
    Se tem uma coisa me conquista em um livro é um bom mapa ilustrando os lugares.

    Jéssica
    Coração Leitor

    ResponderExcluir
  8. Eu tenho esse livro, mas confesso que a escrita do Tolkien não é muito a minha praia, nunca consegui me dar bem com os livros desse autor.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Tolkien é sensacional, né? Ao menos, desde adolescência, curto bastante. Eu não acho a escrita do autor rebuscada, não pelas traduções que li, mas acho que não é uma leitura simples, é preciso reler várias vezes para chegar a uma consciência mais profunda de tudo que está ali. Já concordo que tem muita descrição, o que não é um problema para mim, pois a obra em si, exige.

    ResponderExcluir
  10. Oioi! Tudo bem?
    Eu já li O Hobbit anos atrás! Eu tinha uma meta de ler todos os livros do J. R. R. Tolkien, mas a verdade que nao me adaptei a escrita do autor.
    Apenas li o O Hobbit para desencargo de consciencia e nunca mais animei de ler nada dele.
    Amoooo os filmes, mas os livros nao sao para mim.
    Beijos

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  11. Oi Le tudo bem adorei a resenha desse livro, não é o tipo de livro que pego para ler no dia a dia, mas sempre fico curiosa quando leio uma resenha, tentei ver o filme mas ainda não finalizei, as gravuras do livro são bem interessantes. Bjkas

    ResponderExcluir

Oi pessoa leitora, fico muito feliz com sua visita. Não esqueça de deixar um comentário me contando o que achou do post e do blog!

Dicas e opiniões são sempre bem-vindas!

Obrigada pela visita e volte SEMPRE!!