Resenha: Como Ler Livros - Mortimer J. Adler e Charles Van Boren

16 abril 2016

Título: Como Ler Livros - O Guia Clássico para a Leitura Inteligente
Autor: Mortimer J. Adler e Charles Van Boren
Editora: Educação Clássica
Ano: 2010
Páginas: 432
Para saber mais: Skoob
Sinopse: Como Ler Livros, publicado originalmente em 1940, tornou-se um fenômeno raro, um clássico vivo. Trata-se do melhor e mais bem-sucedido guia de compreensão de leitura para o leitor comum. E agora ele retorna em versão completamente reescrita e atualizada. O livro aborda os vários níveis de leitura e mostra como atingi-los – da leitura elementar à leitura rápida, passando pelo folheio sistemático e pela leitura inspecional. Aprende-se a classificar um livro, a “radiografá-lo”, a isolar a mensagem do autor, a criticar. Estudam-se as diferentes técnicas para ler livros práticos, literatura imaginativa, peças teatrais, poesia, história, ciências e matemática, filosofia e ciências sociais.Por fim, os autores oferecem uma lista de leituras recomendadas, bem como testes de leitura para que você possa medir seu progresso em compreensão, velocidade e capacidade de leitura.


Até que enfim, terminei a leitura desse livro.  É bem complicado fazer uma resenha sobre ele, por isso, decidi compartilhar com vocês um pouco das dicas trazidas pelos autores.  O livro é como um guia, cheio de informações e métodos para melhorar a leitura. 

Os autores trabalham com níveis de leitura e mostram como atingi-los. O foco principal do livro está em livros práticos, teóricos e explicativos. Mas também fala um pouco sobre romances, poemas, entre outros. No final, há uma lista de autores e obras recomendadas, além de exercícios para testar seu nível de leitura. 


“São quatro modalidades de leitura: para formação, para informação, para inspiração e para entretenimento.”

“São três as regras mais necessárias para a leitura: saber o que se deve ler, em que ordem se deve ler, como se deve ler.”

“Quando lemos devagar demais ou rápido demais, não entendemos nada”


O livro é divido em 5 partes. Há, para cada parte, capítulos e subdivisões. Vou dar uma resumida nos itens que achei mais importantes.

AS DIMENSÕES DA LEITURA

“São quatro níveis de leitura. Os níveis superiores englobam os inferiores, ou seja, os níveis são cumulativos.”. Todos os níveis têm perguntas que os norteiam.

1. Leitura Elementar (básica, inicial) – corresponde ao nível ensinado na educação infantil. Aqui o desafio é decodificar a escrita, identificar o que está escrito.
A pergunta que norteia esse nível é: “O que diz a frase?“.
Dentro da leitura elementar, os autores explicam que passamos por quatro estágios: 1. A prontidão para a leitura; 2. A prontidão linguística; 3. A prontidão pessoal e 4. A prontidão geral. 
Não irei falar de cada um, pois acredito que as principais informações estão nos próximos níveis.  

2. Leitura Inspecional (pré-leitura) - Sua característica principal é o fator tempo. Aqui o objetivo é extrair o máximo possível de um livro num determinado período, em geral, um tempo curto. Por exemplo, na livraria quando vemos um livro e queremos saber se ele é bom antes de decidirmos se vamos comprá-lo, damos uma olhada geral no livro. A leitura inspecional é a arte de folhear o livro sistematicamente.
A pergunta deste nível é: “Este livro é sobre o quê?“. Há outras perguntas similares, como “Qual a estrutura do livro” ou “Em quais partes o livro é dividido?”.

Pessoas que têm uma grande carga de leitura, sejam profissionais ou estudantes, podem se beneficiar muito com o conhecimento de técnicas simples de leitura inspecional. Afinal, mais que qualquer outra coisa, ela foi feita para poupar tempo e nem todo livro merece uma leitura analítica. 

Aqui vai lista de sugestões para boa garimpagem, divididas em duas fases, para fins didáticos. A primeira tem como finalidade saber se o livro merece leitura mais atenta; a segunda, facilitar a leitura de livro difícil:

a) Pré-leitura ou sondagem sistemática:
• Examine a folha de rosto e o prefácio;
• Examine o sumário;
• Consulte o índice remissivo;
• Leia a contracapa e a sobrecapa;
• Examine os capítulos que lhe pareçam centrais ao argumento do autor; e
• Folheie o livro. 

b) leitura superficial:
A regra aqui é: ao encarar um livro difícil pela primeira vez, leia-o sem parar, isto é, leia-o sem se deter nos trechos mais espinhosos e sem refletir nos pontos que ainda permanecem incompreensível para você. 

3. Leitura Analítica (leitura completa) -  Aqui não temos tempo. A leitura analítica é sempre ativa. Essa leitura não é necessária caso seu objetivo seja apenas informar-se ou divertir-se. A leitura analítica é destinada exclusivamente a entender o livro.
Perguntas do nível: “O que esse livro quer dizer”?, “Como ele diz o que quer dizer?” e “O que seu conteúdo significa”.

A arte de tomar posse de um livro
Aqui o lápis será o símbolo da vivacidade da sua leitura. A propriedade completa do livro só se estabelecerá quando ele passar a fazer parte de você, e a melhor maneira de você fazer parte do livro é escrevendo nele. 

Algumas técnicas de anotações:
1. Sublinhe trechos principais;
2. Traçar linhas verticais nas margens;
3. Fazer asteriscos ou outras marcas nas margens;
4. Inserir números nas margens;
5. Inserir números de outras paginas nas margens;
6. Circular palavras-chave ou frases; e
7. Escrever nas margens das páginas.

Além de tudo isso,os autores abordarão sobre a importância de classificar os livros, como radiografar o livros, como descobrir as intenções do autor para chegar a um acordo com ele, como encontrar as palavras-chave, como especificar as mensagens do autor, como criticar um livro, a importância de suspender o julgamento e de concordar ou discordar do autor.

4. Leitura Sintópica ou Comparativa -  É o tipo mais complexo e sistemático de leitura – é o mais exigente. Implica a leitura de muitos livros, ordenando-os mutuamente em relação a um assunto sobre o qual todos versem. A leitura sintópica é mais sofisticada que mera comparação. Com os livros em mãos, o leitor sintópico estará apto a desenvolver uma análise que talvez não esteja em nenhum dos livros. 

Os cinco passos da leitura sintópica:
1. Encontrar as passagens relevantes
2. Fazer os autores chegarem a um acordo com você
3. Esclarecer questões;
4. Definir as divergência;
5. Analisar a discussão

5. Como ler diversos assuntos - Uma parte do livro é dedicada especialmente para ouros tipos de leituras:

1. Como ler livros práticos;
2. Como ler literatura imaginativa;
3. Sugestões para leituras de narrativas, peças e poemas: leia rápido e entregue-se totalmente a ela;
4. Como ler livros de história;
5. Como ler livros de ciências e de matemática;
6. Como ler livros de filosofia;
7. Como ler livros de ciências sociais;

"Ao ler uma narrativa, temos de agir de modo a deixar que ela aja sobre nós. Temos de permitir que nos comova, temos de deixá-la fazer o que quer que queira fazer conosco. Temos de ficar abertos para ela."

No final do livro, encontramos uma lista de leituras recomendadas. A lista está em ordem alfabética de acordo com o nome do autor e a obra ou obras indicadas. Há também exercícios e testes referentes aos quatro níveis de leitura. Os testes são bem completos e acredito que devam ajudar realmente. Não fiz nenhum!

O livro traz muita informação. Impossível não aprendermos algo. Um livro para ser lido e estudado muitas vezes ao longo da vida. Recomendo para quem quer aperfeiçoar seus níveis de leitura, para quem quer estudar melhor, para quem faz algum curso e para quem quer pesquisar algo.


19 comentários

  1. Adorei a dica desse livro. Com certeza não é um livro de leitura dinâmica até mesmo pelo assunto explicativo que aborda. Mas adquirir técnicas para melhorar a forma de ler e também interpretar é sempre bom.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
  2. Olá!.
    Amei esse post, um livro excelente que com certeza ajuda muitas pessoas. Gostei demais da sua resenha. E vou comprar esse livro porque é sempre bom aprender mais.
    beijos.

    meumundosecreto

    ResponderExcluir
  3. Olá!

    Bom, o livro tem uma diagramação linda, tipo muito mesmo. Mas o achei um pouco confuso e no momento não é o tipo de livro que estou buscando no momento para ler.

    Oxente, Leitora!

    ResponderExcluir
  4. Oiii Leticia, como vai?
    Menina eu fiquei apaixonada por essa obra, de certa maneira me ajudaria muito diante de que faço faculdade de Letras, gostei muito da sua resenha, muito bem detalhista. Dica anotada.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Utilidade pública!
    Adorei a resenha e certamente adorei a indicação.
    Não sabia que a obra já tinha mais de meio século.
    Muito bom. Espero um dia adquirir!
    Abraço;

    http://estantelivrainos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Olá,

    Não conhecia o livro mas achei fascinante. Todas as dicas que você expôs são realmente muito úteis e eu nunca havia lido orientações tão boas. Com certeza vou adquirir um exemplar e indicar para os amigos.

    Abraços
    oblogcaentrenos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Não conhecia o livro, mas acredito que ele possa me ajudar bastante na faculdade, onde a carga de leitura é bem grande. Acho ótimo poder aperfeiçoar a leitura!
    Adorei a dica, vou procurar por ele!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Nossa que maravilhoso, eu não conhecia esse livro, apesar de ele ser um clássico como você disse, sorry, mas adorei a maneira que usou para fazer a resenha sobre ele, muito criativa e interessante de se ler. Parabéns.

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Oie
    bela resenha, acho que já conhecia o livro e é mega interessante, principalmente para quem quer ter mais habilidade nessa area

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi, Letícia!

    O livro parece interessante, mas confesso que eu não me animo ler, não.
    Me deu uma certa preguiça só de ler sua resenha... ahahahaha

    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Oi! Tudo bem?

    Achei interessante a proposta da obra. Nunca vi algo assim... Já livros que dão dicas para estudos, organização financeira, etc, mas, nunca vi algo relacionado a leitura. Bem diferente!! Achei as dicas do post bem válidas, todavia, não sei se é algo que eu leria no momento. Sinto que é uma obra para ler e reler ao longo da vida, como você disse. :)

    Beijos,

    Juliana Garcez | Livros e Flores

    ResponderExcluir
  12. Eu adoro livros sobre livros e leitura (estudante de biblioteconomia, hahahaha), então é certo que se eu cruzar com ele vou lê-lo!

    ResponderExcluir
  13. bem interessante, eu não leria agora, mas quem sabe no futuro para matar a curiosidade

    ResponderExcluir
  14. bom, a nivel de leitura esse livro seria inútil pra mim, pois não me sentiria confortável em ler algo que me 'ensine' a melhor maneira de grifar meus livros, e coisas do tipo... cada leitura eu costumo fazer de maneira diferente, não teria como usar um 'guia' pra esse tipo de coisa... regrinhas, coisa muito metódica não dá pra mim, definitivamente...
    desse vez, passo a dica de leitura...
    mas acredito que algumas pessoas curtam esse tipo de leitura, essas dicas que ele traz e talz...

    bjs...

    ResponderExcluir
  15. Olá, td bem?
    Eu nem sabia que esse livro existia, mas já adorei. Porém, considerando a época, será que não está um tanto ultrapassado? Bom, mesmo assim eu leria, pois adorei essa ideia de guia da leitura.
    Beijos <3

    ResponderExcluir
  16. Oi, Letícia. É uma dica interessante para quem tem muita dificuldade de se organizar na leitura. Minha especialização é em Leitura e Escrita, prefiro mais os livros técnicos e ler os vários métodos utilizados pelo Brasil.

    ResponderExcluir
  17. Olá,
    Parece ser um livro bem detalhado, ao menos pelo que entendi.
    Não leria, porque sinceramente não tenho paciência para este tipo de coisa hehehe
    Mas é uma boa indicação para quem procura livros do estilo.

    http://euinsisto.com.br

    ResponderExcluir
  18. As dicas são muito boas, mas deve ser um saco ler.
    Não sei se leria.
    Bjs

    ResponderExcluir
  19. senhor jesus, não sei o que é leitura sintópica '-' me senti perdida contigo falando kkkkkk mas entendi a essência do livro e achei curioso, um livro que ensinar a ler livros kkkkkkk é irônico

    ResponderExcluir

Oi pessoa leitora, fico muito feliz com sua visita. Não esqueça de deixar um comentário me contando o que achou do post e do blog!

Dicas e opiniões são sempre bem-vindas!

Obrigada pela visita e volte SEMPRE!!