Resenha #40 - Todo Dia - David Lavithan

31 maio 2016

Título: Todo Dia
Título Original: Every Day
Autor: David Levithan
Editora: Galera Record
Ano: 2013
Páginas: 280
Para saber mais: Skoob
Sinopse: Neste novo romance, David Levithan leva a criatividade a outro patamar. Seu protagonista, A, acorda todo dia em um corpo diferente. Não importa o lugar, o gênero ou a personalidade, A precisa se adaptar ao novo corpo, mesmo que só por um dia. Depois de 16 anos vivendo assim, A já aprendeu a seguir as próprias regras: nunca interferir, nem se envolver. Até que uma manhã acorda no corpo de Justin e conhece sua namorada, Rhiannon. A partir desse momento, todas as suas prioridades mudam, e, conforme se envolvem mais, lutando para se reencontrar a cada 24 horas, A e Rhiannon precisam questionar tudo em nome do amor.


Em 2014, eu li esse livro maravilhoso! Agora em 2016, a Galera Record lançou Outro dia, livro com a visão da Rhiannon da história. Quando Outro dia chegou às minhas mãos, resolvi reler Todo dia. Queria acompanhar a visão dos dois personagens ao mesmo tempo. Li os livros, alternando capítulos.


Sobre o livro

A acorda todo dia em um corpo diferente. Todos os dias uma cidade diferente, uma vida diferente, um corpo diferente e uma família diferente. Há 16 anos A vive assim, e já está mais do que acostumado a não se envolver na vida da pessoa “hospedeira”.

Mas tudo muda ao acordar no corpo de Justin e conhecer Rhiannon. Nesse dia A sente uma forte ligação com a namorada de Justin. Ao acessar as memórias do garoto, A descobre que Justin e Rhiannon namoram a algum tempo, mas o namoro não é lá dos melhores. Com isso, ele decide proporcionar à garota um dia maravilhoso.
  

O dia é tão maravilhoso que A acaba sentindo-se muito envolvido com Rhiannon. No outro dia, A percebe que não consegue esquecer a menina e que sente vontade de estar perto dela. Então decide seguir seus sentimentos, e todos os dias fará o que for possível para estar o mais perto que conseguir de Rhianon. 

Entre a vontade de contar toda a verdade a Rhiannon e as descobertas do amor, A terá que lidar com as consequências de quebrar as regras de não se envolver.

Minha Opinião

A capa é muito bonita e diferente. Conseguimos relacionar a imagem com a história. A edição está bem simples, porém caprichada. Fonte e espaçamento bons. São 41 capítulos e cada um é numerado de acordo com os dias na vida de A. Como ele tem 16 anos, a história começa no dia 5.994. Assim, cada capítulo é um novo dia e uma nova vida para A.

Contada por A, acompanhamos a narrativa em primeira pessoa. A escrita do autor é maravilhosa, fluida, envolvente, rápida e viciante. 

Rhiannon é uma personagem cheia de dúvidas na maior parte do tempo, contudo, é compreensível sua indecisão. Acho que não seria nada fácil estar na situação dela. Como conduzir um relacionamento com uma pessoa como A? Não tem como não se colocar no lugar de Rhiannon, quando A aparece a cada dia em um corpo diferente.

A é incrível! Atencioso, carinhoso, mas também muito movido pela paixão. Faz muitas coisas sem pensar nas consequências dos seus atos no futuro das pessoas em que compartilha o corpo.  Isso tudo também é compreensível se levamos em conta como é a vida de A.



O autor nos coloca numa situação desconfortável quando A está em posse de corpos de pessoas diferentes com problemas diferentes. Faz-nos questionar o que realmente importa para nós nas pessoas. O autor abordou com muita sutileza problemas constantes na vida de milhares de pessoas, como a depressão, a obesidade, a aceitação, o uso de drogas, entre outros. Mas não é só de problemas que o livro é construído: acompanhamos A no corpo de pessoas, lindas e felizes. Na minha opinião, o fato de David Levithan abordar a diversidade e de nos confrontar sobre como seria nossa reação a elas são os maiores diferenciais do livro.

Para mim, o final ficou em aberto. Não sei qual a intenção autor, mas acho que seria possível uma continuação. 

O livro traz uma estória extraordinária! Um livro que fala acima de tudo de amor. Um amor pelo interior, pelo caráter, um amor puro e real, em que os julgamentos vão além de tudo e de todos. O amor que todos nós queremos. Simplesmente lindo e emocionante. Leiam, por favor!

13 comentários

  1. Estou a eras querendo ler esse livro, acredito que é mais pela capa do que pela sinopse em si.
    Gostei de um ponto que colocou a respeito do autor nos mostrar os problemas das pessoas em vários pontos de vista aumentou um pouco mais a vontade de ler.

    Bjs!
    A Universitária -> www.auniversitaria.com venha me visitar! ^^

    ResponderExcluir
  2. Olá!!!

    Bom, eu já tinha ouvido falar do livro, porém nunca fiquei curiosa para saber o que A sente em relação a essa paixão com uma pessoa que ele tecnicamente estaria quebrando regras. Porém, agora eu fiquei realmente curiosa para saber esses sentimentos dele, e sobre toda a confusão dos pensamentos que a personagem está sentido. Adiei por muito tempo para ler esse livro, entretanto, agora preciso urgentemente ler ele para saber como é essas mudanças a cada dia de A. A sua resenha me despertou certa curiosidade que eu não tinha sobre esse livro. Gostei muito de tudo que você falou nela.

    Bjiinhooos
    Oxente, Leitora!

    ResponderExcluir
  3. Oi, como vai?

    Não conhecia o livro, mas a premissa despertou meu interesse. Gosto muito de textos que elevam a alma e tenha mensagens para refletir. Amei a dica, muito obrigada. Parabéns pela resenha!

    http://www.cristinadeutsch.org/
    Saudações literárias.
    Beijos no ♥

    ResponderExcluir
  4. Oie, Lê, tudo bem? Nunca li nenhum livro solo do autor, apenas um em que ele escreve junto da autora Rachel Cohn. Tenho curiosidade de conhecer mais livros dele, mas este aí não me atraiu até agora ):

    ResponderExcluir
  5. OOOOIII
    AAAH quanto tempo não vejo uma resenha desse livro, eu amo esse livro e está na lista de favoritos, é uma leitura muito cativante e fico super feliz que você também tenha gostado tanto, bem legal a indicação

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. O nome desse livro e a capa sempre me atraíram, mas sempre parou por ali. Que bom que achei esse post! <3 Fiquei morrendo de vontade de ler. Deve ser bem envolvente e instigante, querer saber qual o próximo corpo e como ele vai ficar perto da Rhiannon. Adorei o que você fez, de alternar os livros. Dica anotada!

    Bjs, Cass | www.livroseoutrascoisas.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi, Leticia!
    Comprei esse livro faz tempo e ele acabou esquecido na estante. Tenho visto muitos elogios e resenhas super positivas do livro e em breve vou dar um jeito de encaixá-lo nas minhas leituras mensais. Espero gostar da leitura.

    Beijos,

    Rafa [ blog - Fascinada por Histórias]

    ResponderExcluir
  8. Eu acho a capa desse livro bonita e a perspectiva diferente, filosófica, é, certamente, um livro que me causa bastante curiosidade para sala de aula.

    ResponderExcluir
  9. Oi, tudo bem?
    Eu simplesmente amo esse livro, o A é um dos personagens mais cativantes que já conheci e a historia dele toca o leitor, nos faz pensar em tantas coisas, não é mesmo? Principalmente sobre o que é amar verdadeiramente alguém. Enfim, fico feliz que tenha gostado da história e eu torço por uma continuação, embora não tenha nada falando nisso ainda :(

    Beijos ;*

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Sou completamente louco para ler este livro, todo mundo elogia muito essa história e eu não vejo a hora de poder lê-la.
    Adorei a resenha e as fotos.

    Beijos
    http://ummundochamadolivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Letícia, entendo seu encanto pois esse é um dos meus livros favoritos. Quanto à continuação, há uma pelo ponto de vista da Rihannon, Outro Dia!

    ResponderExcluir
  12. Olá Letícia, eu morro de vontade de ler esse livro, gosto do enredo e pelo vários comentários que eu leio os personagens estão bem legais também *-* Espero poder lê-lo em breve.

    Visite "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  13. Olá flor, tenho muita curiosidade de ler essa obra, sempre vejo ótimos comentários a respeito.
    O enredo parece ser muito bom mesmo.

    Abraços

    ResponderExcluir

Oi pessoa leitora, fico muito feliz com sua visita. Não esqueça de deixar um comentário me contando o que achou do post e do blog!

Dicas e opiniões são sempre bem-vindas!

Obrigada pela visita e volte SEMPRE!!