Resenha #42 - Carry On - Rainbow Rowell

28 junho 2016

Título: Carry On - Ascensão e Queda de Simon Snow
Título Original: Carry On
Autora: Rainbow Rowell
Editora: Novo Século
Ano: 2016
Páginas: 480
Para saber mais:  Skoob
E-book recebido em parceria com a editora.
Sinopse: Simon Snow é um bruxo que estuda numa escola de magia na Inglaterra. Profecias dizem que ele é o Escolhido. Você pode até estar pensando que já conhece uma história parecida. O que você não sabe é que Simon Snow é o pior escolhido que alguém já escolheu. Poderosíssimo, mas desastroso a ponto de não conseguir controlar sequer sua própria varinha, Simon está tendo um ano difícil na Escola de Magia de Watford. Seu mentor o evita, sua namorada termina com ele e uma entidade sinistra ronda por aí usando seu rosto. Para piorar, seu antagonista e colega de quarto, Baz, está desaparecido, provavelmente maquinando algum plano insano a fim de derrotá-lo. Carry On é uma história de fantasma, de amor e de mistério. Tem todos os beijos e diálogos que se pode esperar de uma história de Rainbow Rowell, mas com muito, muito mais monstros.




A convite da editora Novo Século, aceitei ler e resenhar o mais novo livro da autora Rainbow Rowell, Carry On. E como hoje é o dia internacional do orgulho LGBT, nada melhor do que fazer a divulgação desse livro maravilhoso, que aborda essa temática! O livro está sendo lançado hoje pela editora Novo Século. 

Carry On seria a fanfic escrita pela protagonista de Fangirl, também da Rainbow, publicado pela Editora Novo Século em 2014. Como nunca li nada da autora, achei a oportunidade de ler antes do lançamento, maravilhosa! 

Sobre o Livro

Simon Snow é um bruxo que está no último ano da escola de magia Watford. Segundo o Mago, Snow é o escolhido, o bruxo mais poderoso que o mundo e o único capaz de derrotar Insípidum, um ser do mal que está acabando com a magia do mundo. Mas não para por aí, uma guerra está para começar e seu colega de quarto e inimigo, Baz não voltou, ainda, para a escola.

Até que Baz, semanas após o início das aulas, aparece na escola. Simon terá que lidar com a volta do garoto, com mais ataques enviados pelo Insípidum e com o Mago, seu tutor que insiste que Snow deixe a escola. Mas ele não está sozinho, sua namorada Agatha e sua amiga Penélope estão ao seu lado!



Minha opinião

Sobre a capa, falarei sobre o que já vi nas redes sociais da editora, pois li em PDF. Conheço a capa internacional já faz um tempo e fiquei super feliz em saber que continuaria igual. A capa é muito bonita! Só agora que percebi que o azul e o amarelo da capa são dois garotos. Pelo PDF, percebi que a edição vai estar bem caprichada. Fonte e espaçamento bons. São 85 capítulos divididos em três livros e um epílogo. 

A narrativa é em primeira pessoa, mas não é só Simom que nos conta a história, outras vozes narram os acontecimentos, como Baz, Agatha, o Mago, entre outros. Gostei muito de acompanhar a narrativa assim, pois nosso conhecimento dos fatos não fica restrito somente no que Snow está contando-nos. 

A escrita da Rainbow é fluída, leve, simples e, na minha opinião, direta.

Os feitiços ficaram de mais! Trechos de músicas, frases e ditados populares foram usados para dar nomes aos feitiços. Imagine alguém conjurando um feitiço assim: "Anda logo" ou "leve isso embora" ou "quem não se escondeu, não se esconde mais". Divertido né?

O mundo criado pela autora é bem interessante. O Enredo e toda a problemática do livro são bem criativos. O vilão interessante! Gostei muito do fato da história já começar no início oitavo e último ano de Simon no colégio e com toda a problemática do Insípidum em andamento. As explicações dos anos anteriores vão sendo feitas conforme a leitura avança. 

Os personagens são bem interessantes. Penélope é a melhor amiga de Simon. Inteligente, esperta e bem-humorada! Agatha é meio sem graça. O final dela ficou perfeito para a personagem que ela foi na história toda. Na real, achei o Simon um pouco chato. Toda a perseguição dele atrás de Baz incomodou-me um pouco apesar de achar que tem um motivo. Apesar de Baz não ser o personagem principal, ele é com certeza o melhor e mais explorado personagem do livro. Todas as suas cenas são as mais interessantes!

Como meu primeiro livro LGBT, senti falta de algo. Acho que o tema em si foi pouco explorado. A autora até levanta algumas questões, mas nada muito profundo. Além disso, achei que as cenas com os dois são poucas. A narrativa é mais focada no mistério do Insípidum. Isso me incomodou um pouco. 

Gostei muito do final, Rainbow acertou nas escolhas dos últimos acontecimentos. Nada muito dramático, mas também não muito felizes para sempre, sabe?!

Recomendo para quem gosta da autora, de fantasia e, é claro, de livros LGBT.


10 comentários

  1. Nossa eu ainda não tinha visto resenhas sobre esse livro mas gostei de saber que lhe agradou ele. Nao sei se leria por agora mas com certeza entra na lista. Parabéns pelo trabalho.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oiii Leticia, como vai?
    Garota eu fiquei com bastante vontade de ler esse livro ahuahauahauhau preciso dizer que morri rindo por saber que é um bruxo desastroso, acredito que daria ótimas risadas com a obra. Parabéns pela resenha, ficou um arraso. Dica anotada.
    Beijinhosss

    ResponderExcluir
  3. Oie Letícia, tudo bem? Ainda não tinha visto o livro e realmente, a capa é muito bonita! Certamente vou recomendar a leitura a alguns amigos. A história lembra mesmo um certo bruxo...
    Parabéns pela resenha!
    Beijos
    Academia Literária DF

    ResponderExcluir
  4. Só consegui imaginar Drarry nessa foto kkk
    Eu achei a ideia muito interessante. Fiquei sabendo que a editora ia publicar aqui e fiquei com muita vontade de comprar. Vou fazer isso assim que puder.
    beijooos.

    ResponderExcluir
  5. Ainda não li nem Fangirl, mas tenho um exemplar. Já que este livro tem a Fanfic escrita pela protagonista, se um dia eu for ler vai ser depois dele. Só que me decepcionei muito com um livro da Rainbow que li, e ainda tenho que superar o trauma para ler outro. Mas achei legais os feitiços! rs...

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  6. Oie
    eu fiquei sabendo a pouco tempo do lançamento e fiquei muito feliz, já quero e a capa como sempre está linda, adoro a autora apesar de ter lido um só

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi Leticia.
    Ainda nao tinha visto nenhuma resenha desse livro e nem me chamava muita atenção.
    Mas gostei bastante da sua resenha e me deixou curiosa com a história e os personagens.
    Vou anotar a dica.

    Beijos
    http://aventurandosenoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. essa falta de profundidade na temática que o livro se propôs me deixou bem desanimada pra fazer a leitura... =T
    a capa realmente é bonita, que legal a editora ter mantido...
    bjs...

    ResponderExcluir
  9. Oiee, nunca li nada da autora apesar de ter muita vontade e esse livro me chamou muito a atenção, espero que quando eu o ler não sinta essa falta de profundidade também, porque isso mata qualquer leitor.

    bjs

    ResponderExcluir
  10. Eu amo Rainbow porque ela consegue criar coisas incríveis com seus personagens. Comprei esse livro assim que foi lançado lá fora, e apesar de algumas coisas terem me incomodado, eu amei demais essa leitura.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir

Oi pessoa leitora, fico muito feliz com sua visita. Não esqueça de deixar um comentário me contando o que achou do post e do blog!

Dicas e opiniões são sempre bem vindas!

Obrigada pela visita e volte SEMPRE!!