Resenha #45 - Outro Conto Sombrio dos Grimm - Adam Gidwitz

23 julho 2016

Título: Outro Conto Sombrio dos Grimm - João, o pé de feijão e um sapo de três pernas
Título original: In a Glass Grimmly
Série: Um Conto Sombrio dos Grimm # 2
Autor: Adam Gidwitz
Editora: Galera Júnior
Ano: 2016
Páginas: 352
Para saber mais: Skoob
Postada originalmente por mim no Livrologias.
Sinopse: Depois de revisitar a história de João e Maria, mostrando o conto original dos irmãos Grimm, o autor mais uma vez usa a escrita original dos autores para mostrar a verdadeira aventura de João e o Pé de Feijão. Juntem-se a este conto de fadas pra lá de diferente e acompanhem João e Jill pelas histórias dos Irmãos Grimm, de Hans Christian Andersen e de outras figurinhas do universo do faz de conta. E se preparem para descobrir paisagens incríveis, que podem ou não! ser assustadoras, sangrentas, aterrorizantes e cheias de surpresas.


Em Um Conto Sombrio dos Grimm, Gidwitz reconta a história de João e Maria. Agora, em Outro Conto Sombrio dos Grimm, o autor mostra a verdadeira história de João e o Pé de Feijão. Os dois livros são independentes, com isso não precisamos do primeiro para ler o segundo.

Sobre o Livro

Primeiro, vamos conhecer o sapo e a sua história. Ele mora em um poço cheio de salamandras e é apaixonado por uma princesa. Quando ambos se conhecem, a princesa o trata muito mal, e isso faz com que o sapo fique triste e não volte a procurá-la.

Depois conhecemos a princesa Jill, que sofre com uma mãe alucinada por beleza. Um dia, um mercador de sedas aparece no reino, oferecendo a seda mais linda e delicada do mundo, mas só algumas pessoas conseguem ver o tecido. A rainha contrata o mercador para fazer um vestido com essa seda para Jill. Ao sair na rua com o vestido, Jill aos olhos do povo parece estar pelada, e ao som dos gritos dos camponeses, a menina sai correndo para se esconder. Quando chega perto do poço do sapo, a princesa desaba em prantos, o sapo a escuta e tenta tranquilizá-la. A menina desabafa sobre seus problemas, e os dois resolvem fugir para casa de João, primo de Jill.

"Para encontrar o que buscas, olhe para si"

Então, conhecemos João, um menino pobre que precisa vender sua vaca magra para ganhar algumas moedas e ajudar o pai, mas que acaba trocando o animal por um feijão, que dizem ser mágico.

Quando Jill e João encontram-se começam a lamentar sobre suas vidas, até que uma bruxa aparece e diz poder resolver todos os problemas das crianças. Para isso, eles terão que encontrar um velho espelho mágico que está sumido há anos. Assim, João e Jill partem para a maior aventura de suas vidas!

Minha opinião

A capa do livro está muito bonita. Gostei muito da combinação do laranja com o preto. A ilustração que faz referência à história ficou ótima! Capa capítulo inicia com uma ilustração diferente. As folhas são amareladas, a letra e o espaçamento são ótimos.

Nas últimas páginas do livro, há um capítulo extra, no qual o autor explica quais são os contos que usou para construir a história. Além disso, ficamos sabendo que nem todos os capítulos são releituras de contos de fadas - alguns são inéditos!



Com uma narrativa fluida e em terceira pessoa, a leitura foi concluída muito rápida e sem dificuldades. A voz do narrador é ativa em todo o livro. Ele tece comentários, faz explicações e perguntas ao leitor e até brinca com determinadas situações da história. Isso tornou o livro, acima de tudo, muito divertido de se ler.

O autor conseguiu, além de recontar alguns contos de fadas, fazer com que todos eles se ligassem, tornando tudo uma história só. Com um tom bem juvenil entre uma pata arrancada e uma cabeça decapitada o autor aborda o bulling, a dificuldade financeira, o relacionamento familiar e, acima de tudo, a importância do autoconhecimento. Tudo isso com uma pitada de humor.


O livro traz uma mensagem bem bonita no final, perfeito para o público jovem. Mas os adultos também podem aprender com os temas que são ensinados no decorrer da narrativa, como o conhecimento interior, o pensamento positivo, a ajuda ao próximo e, principalmente, não esquecer quem somos e o que realmente buscamos.

Jill e João são crianças inseguras, mas muito queridas e amáveis. Eles enfrentam os problemas com seriedade. Todos os seres e elementos mágicos encontrados na busca pelo espelho transformam a história em uma grande aventura, que todo amante de contos de fadas precisa conhecer. Recomendo!


15 comentários

  1. Oi Leticia, sempre gostei dos Grimm. Vi esse livro não faz nem uma semana e estou com vontade de ler. Espero gostar dele.
    Adorei a resenha.
    Beijos
    Quanto Mais Livros Melhor

    ResponderExcluir
  2. Eu sempre soube que os contos de fada na verdade não e a história verdadeira, mas também nunca tive muita vontade de conhecer a verdadeira história, acho que por não gostar de coisas mais sombrias nunca me despertou interesse, mas gostei bastante da sua opinião sobre o livro.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. As leituras e releituras de contos dos Irmãos Grimm sempre são atuais. Eu bati o olho na livraria quando vi a capa desse livro, e sem dúvida não poderia deixar de comprar. Eu só estou procurando um tempo para ler, porque eu quero refletir sobre, e sem pressa. Sua resenha só fez aumentar o meu desejo para saber como são as personagens João e Maria.

    https://facesemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oiii, Lê
    Eu já tinha visto o primeiro livro mas fiquei meio assim de ler. Esse parece ser uma leitura bem tranquila, despertou a minha curiosidade.

    Beijos,
    http://www.sacudindoaspalavras.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi!
    Apesar de não ser a melhor leitura, ainda quero muito lê-lo. Parece ser um livro bem descontraido e de leitura fácil e rápida, exatamente o que ando procurando.
    Adorei a resenha!

    Beijos
    http://www.mundoinvertido.com/

    ResponderExcluir
  6. Olá,
    Adorei a capa e o título me deixou bastante curiosa.
    A resenha me chamou a atenção e o fato de ser aventura.
    Fico com o pensamento de ser uma leitura bem leve e agradável.

    leitoradescontrolada.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oiii Leticia, como vai?
    Confesso que me apaixonei perdidamente por essa obra, tenho tanta vontade de ler Grimm que você nem imagina <3 sua resenha ficou espetacular, super anotada a dica.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  8. Olá,

    Fiquei imensamente interessada nessa obra, depois que a minha amiga Tati me contou sobre os contos que são encontrados no livro. É um livro que já está na minha lista a um tempo, e a sua resenha só me lembrou disso.

    Abraços
    Cá Entre Nós

    ResponderExcluir
  9. Leticia, acho o trabalho dessa capa muito bonito.
    Confesso que tenho muita curiosidade por se tratar de contos de fadas e acho que é sempre válido ler esse tipo de livro.
    Quero muito ler.

    ResponderExcluir
  10. Olá, tudo bem?
    Não conhecia o livro Outro Conto Sombrio dos Grimm, apesar de ser interessante, nao é muito uma leitura que eu faria.
    Sempre prefiro um romane ou um suspense policial.
    A mensagem ser bonita e focado para os jovens é legal.
    Capa linda demais, a editora sempre arrasa.
    Beijos!

    Livros e Sushi • Facebook InstagramTwitter

    ResponderExcluir
  11. desde que vi esse livro fiquei bem interessada em fazer a leitura... gosto de contos de fadas e ando buscando algo do tipo pra ler, ultimamente...
    só espero não demorar muito pra ler...
    a capa é bonita mesmo...
    bjs ^^

    ResponderExcluir
  12. Olá Leticia, gostei da leitura desse livro, é uma narrativa diferente e um tema que gosto muito de contos de fadas. A capa é muito fofa mesmo. bjs

    ResponderExcluir
  13. eu sempre gostei dos contos de fadas, na verdade quem não gosta? eu queria ter lido o do ano passado mas não consegui comprar =/ quero esse também mas cadê money? kkkk

    ResponderExcluir
  14. Eu curti muito o autor falar diretamente com o leitor, tipo ele literalmente para a narração e dá um aviso ou algo do tipo. Gostei, ficou mais divertida a leitura confesso gargalhei. Adorei a resenha!
    Angel Sakura
    www.euinsisto.com.br

    ResponderExcluir
  15. Olá adoro essas releituras de contos de fadas e tenho muita curiosidade de conferir essa obra.
    Adorei a resenha.

    Abraços

    ResponderExcluir

Oi pessoa leitora, fico muito feliz com sua visita. Não esqueça de deixar um comentário me contando o que achou do post e do blog!

Dicas e opiniões são sempre bem vindas!

Obrigada pela visita e volte SEMPRE!!