Resenha #46 - Um Novo Mundo - Bibi Tatto

05 agosto 2016

Título: Um Novo Mundo - Gagui joined the game
Autora: Bibi Tatto
Editora: Novas páginas
Ano: 2016
Páginas: 144
Para saber mais: Skoob
Livro recebido em parceria com a editora.
Sinopse: O tempo está correndo e Bibi precisa alcançar logo seu irmão, Gagui, senão...Você conhece o mundo do Minecraft? Então certamente sabe quem é a Bianca Tatto, ou melhor, Bibi! Ela tem hoje um dos canais mais importantes no Youtube sobre Minecraft, com dicas e experiências que divide com um grupo de mais de um milhão de inscritos que a segue e comenta tudo que posta. Também é considerada a garota gamer mais assistida entre os youtubers do Brasil, além de uma das maiores do mundo. Neste livro, Bibi apresenta uma incrível competição entre o avatar dela e o do Gagui dentro de um novo mundo que ela criou no jogo. Enquanto isso,  alterna a história com momentos divertidos de sua vida e confusões reais que se meteu durante seus dezesseis anos de idade. Se você curte Minecraft e procura por uma empolgante história, não pode deixar de saber quem sairá vencedor dessa perseguição! Preparado para a aventura?


Eu nunca joguei Minecraft, mas conheço o jogo, pois meu irmão joga ou jogava, não sei! Minecraft é um jogo eletrônico que permite a construção de lugares, usando blocos (cubos) dos quais o mundo é feito. Atualmente, o jogo somou 100 milhões de vendas, tornando-se o segundo jogo mais vendido do planeta.

Existem muitos canais no Youtube sobre o jogo com dicas, tutoriais, entre outros. Bibi Tatto está no comando do canal Bibi com quase 2 milhões de inscritos. Agora, ela publica seu primeiro livro. Na narrativa, acompanhamos a gamer no início de um novo jogo.  

Bibi começa o jogo e descobre que está em uma ilha. Terá que começar sua vida do zero, recolher material para fazer sua casa e procurar por comida, tudo isso cuidando dos monstros que aparecem frequentemente no jogo. 



Tudo parece bem até que a seguinte mensagem parece: Gagui joined the game. Seu irmão invade o jogo e propõe para um desafio. Ela terá três dias (tempo do jogo) para encostar nele. Quem ganhar, será escravo do outro por uma semana (na vida real). 

Bibi narra então a busca pelo irmão nesse mundo de Minecraft, intercalando com relatos sobre sua infância. Ficamos sabendo de seus medos e gostos, além de conhecer um pouco sobre sua família. 

A Gamer ainda dá sugestões de bom comportamento e tece comentários sobre a questão de gênero. Apontando que não importa se você é menino ou menina, brinque, faça e vista-se como achar melhor. Sem essa de isso é para menino e isso é para menina, o importante é ser feliz! 

No final do livro, há dois depoimentos, um de sua mãe e o outro de seu pai. Com isso, ficamos sabendo ainda mais sobre a Bibi! A edição do livro está bem caprichada. Muitas ilustrações, fotos da infância de Bibi e, em cada início de capítulo, há uma foto atual da youtuber. 

Um Novo Mundo é uma leitura bem tranquila, com uma escrita bem simples, mesmo com as citações de elementos do jogo. Para mim, não foi difícil de compreender, pois conheço o jogo e tenho uma ideia de como ele funciona. O livro pode ser lido em poucas horas. 

Com certeza, o livro é para os fãs de Bibi e de seu canal! Como o livro não aborda somente os momentos da vida da youtuber, mas também fala sobre o Minecraft, recomendo-o para todos que gostam do jogo! 



Um vídeo do canal da Bibi para quem não conhece:



18 comentários

  1. Olá!
    Bom, respeito todos os gostos, maaaaas, não aprecio muito Minecraft. Nada contra a livros de Youtubers, inclusive já li alguns. Meu problema esta apenas no jogo mesmo. Portanto, passo dessa vez. Será um prato cheio aos apreciadores do jogo.
    Abs
    Ni
    Cia do Leitor

    ResponderExcluir
  2. Hey, Letícia!

    Já tive muitos alunos viciados em Minecraft e até já ouvi bastante sobre o jogo por causa disso, mas nunca me interessei em jogar e nem nunca ouvi falar dessa menina... rs.
    Esse livro não é pra mim.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Minha irmã ama esses jogos e canais e com todo respeito a quem gosta, eu não vejo sentido tantos livros sobre minecraft assim como não vejo sentido nas biografias de youtubers.

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Esse, definitivamente, não é um livro para mim. Não conheço nada de Minecraft (nem tenho interesse) e também nunca ouvi falar da menina (e nem do canal dela), então esse livro eu não leria.
    Mas acho que é uma boa pedida para os mais novos que curtem o game.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Oiii.
    Tambem recebi esse livro da editora Novo Conceito e assim como você tambem nunca Joguei Minecraft, mas sempre tive curiosidade de saber como é e tudo mais. Estou bem no começo desse livro tambem estou achando a escrita bem simples como se estivesse falando com seus inscritos do canal.
    Adorei o post, parabéns.
    Bjs Mary
    http://leiturasdamary.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Olá Leticia, bem para quem gosta de minecraft pode ser legal, vi minha filha jogando mas não curti muito o visual do jogo. Sobre Babi nunca tinha ouvido falar, sério mesmo, com tanto YT por ai lançando livro, fica até perdida. Gostei da sua resenha. bjs

    ResponderExcluir
  7. Oi, Lê!!!
    Tu sabes que esse tipo de livro não faz muito o meu gênero porque não faço a mínima ideia do que seja Minecraft! hahaha...
    Beijo grande pra ti.
    Karina

    ResponderExcluir
  8. Olá.
    Sua resenha está perfeita.
    Mas não é a minha praia, essa dica vou deixar passar.
    Bjs
    mundoliterando.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oie,
    Sua resenha está mt bem estruturada e convincente também. Eu sou viciada em jogos mas não gosto de minicraft. Não sei se leria o livro, mas se não conhecesse o jogo eu compraria pela capa.

    ResponderExcluir
  10. Oie, tudo bem por ai? Solicitei esse livro mais por causa do meu irmão, mas já li e vou resenhar também. Não gostei muito do livro, mas acho que é pelo fato de eu não me interessar pelo jogo mesmo!

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Eu n conheço o jogo, nem me interessei em dar uma pesquisada (meu negócio é ver seriados mesmo e olhe lá). Também não tenho nada contra youtubers e seus livros, mas não os acompanho (nenhum mesmo) pq os vídeos não tem legendas (não, a legenda automático do Youtube não é boa. Na realidade é pior do que acompanhar só por leitura labial, faça o teste. Ah, sim! Sou surda, por isso a legenda é importante p mim). Como você enfatizou na sua resenha, o livro vai agradar as fãs do jogo e da autora. De qualquer forma, seu texto ficou muito bom! Bjs!

    ResponderExcluir
  12. Oi, td bem?
    Eu já estava pensando "iiih, mais um livro de youtuber" quando percebi que esse parece ser bem interessante, achei muito criativa a ideia dela pra inovar e fiquei bem curiosa.
    Beijos <3

    ResponderExcluir
  13. Acabei de falar desse livro com uma amiga. Agora que li sua resenha achei a ideia do livro interessante. Mesmo assim eu não leria, acho que não faz meu estilo.
    beijos

    ResponderExcluir
  14. Gente, eu acho esses jogos tão chatos, hahahaha Meu sobrinho adora, mas não rola comigo. Porém, quem sabe eu possa dar esse livro pra ele, né mesmo

    ;*

    ResponderExcluir
  15. Boa resenha e bom post. O livro é fisicamente bonitinho, minha sobrinha ganhou e adorou. Mas definitivamente não me apetece em nada!
    Abraço;

    http://estantelivrainos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Oie
    não sou fã de jogos então não é uma leitura que me interesse, mesmo assim, muito legal sua resenha

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Olá tudo bem?
    Livros sobre Minecraft tiveram uma explosão no universo literário de repente, confesso que já li alguns, mas as histórias por se passarem no mesmo universo sempre são cansativas, mesmo que as premissas sejam diferentes, os obstáculos, os monstros são sempre os mesmos. Gostei da resenhas, esse tipo de leve tende a ser bem leve, mas não é um dos quais eu leria no momento.

    Abraços, Carlos.

    http://triplicenerd.blogspot.com.br/
    http://blogchuvadeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. já joguei minecraft e acho bacana pra quem é novinho e tals mas nem o jogo e nem os livros de quem joga me interessam =/

    ResponderExcluir

Oi pessoa leitora, fico muito feliz com sua visita. Não esqueça de deixar um comentário me contando o que achou do post e do blog!

Dicas e opiniões são sempre bem-vindas!

Obrigada pela visita e volte SEMPRE!!