Resenha: Filha da Floresta - Juliet Marillier

19 agosto 2016

Título: Filha da Floresta
Título original: Daughter of the Forest
Série: Série Sevenwaters #1
Autora: Juliet Marillier
Editora: Buttlerfly
Ano: 2012
Páginas: 616
Para saber mais: Skoob
Livro recebido em parceria com a editora.
Sinopse: O domínio de Sevenwaters é um lugar remoto, estranho, guardado e preservado por homens silenciosos e criaturas encantadas, além dos sábios druidas, que deslizam pelos bosques vestidos com seus longos mantos. Passada no crepúsculo celta da velha Irlanda, quando o mito era lei e a magia uma força da natureza, esta é a história de Sorcha, a sétima filha de um sétimo filho, o soturno Lorde Colum, e dos seus seis amados irmãos, vítimas de uma terrível maldição que somente Sorcha é capaz de quebrar. Em sua difícil tarefa, imposta pelos Seres da Floresta, a jovem se vê dividida entre o dever, que significa a quebra do encantamento que aprisiona seus irmãos, e um amor cada vez mais forte, e proibido, pelo guerreiro que lhe prometeu proteção.


Filha da Floresta é o primeiro livro da série Sevenwaters, de Juliet Marillier. A série é composta por quatro volumes, todos eles já publicados no Brasil. Os volumes que completam a série são:  Filho das SombrasFilha da Profecia Herdeiro de Sevenwaters.


Sobre o livro

Sorcha é a sétima filha de um sétimo filho. Sua mãe faleceu no parto, e, desde então, Lorde Column, seu pai,  tornou-se um homem frio e distante. Por isso, ela é seus irmãos, Liam, Diardmid, Cormack, Conor, Finbar e Padriac, têm uma ligação muito forte e cuidam um do outro.

Sorcha tem uma ligação com a floresta e com os seres que vivem nela, além de ser uma grande conhecedora dos poderes medicinais das plantas. E, com esse conhecimento que Sorcha ajuda seu irmão Finbar a soltar um prisioneiro de seu pai. 


Tudo parece bem até que seu pai volta de viagem, trazendo com ele uma noiva, Lady Oonagh. Mas Srocha, Finbar, Liam e Conor percebem que há algo errado com a noiva do pai e que por trás de suas boas intenções há um plano para destruir a família. Indo buscar a ajuda dos seres da floresta, Sorcha e seus irmãos são encurralados e sofrem uma terrível maldição.

Agora, a filha da floresta terá que passar por um longo doloroso caminho, cheio de sofrimento e provações, para quebrar essa maldição e salvar seus irmãos. 

Minha opinião

A capa do livro é muito bonita, o verde chama muito a atenção. A edição está bem caprichada. No início, já encontramos um mapa da Bretanha e da Irlanda, locais onde a história se passa. Antes de começar a história, a nota da autora traz algumas explicações sobre a construção da narrativa, ela fala sobre o conto que a inspirou, Os seis cisnes, dos irmãos Grimm, além disso há uma lista de nomes, de eventos e de termos citados no livro com suas respectivas pronúncias, já que as palavras vêm do Irlandês Gaélico. O índice de capítulos está bem diferente, porém muito bonito, em forma de círculo com uma árvore no centro. O livro é bem extenso, são 597 páginas divididos em 16 longos capítulos. Todos com detalhes e desenhos de penas no início. 



A narrativa é em primeira pessoa. A escrita da autora é simples, porém lenta e detalhada. Como o tempo transcorrido no livro é de anos muita coisa acontece. Confesso que cansei da história em alguns momentos. Contudo o livro é muito bem escrito, a história é muito rica, a mitologia celta é bem explorada. Tem rivalidade entre povos, tem o papel da mulher sendo transgredido em uma sociedade que espera que ela aprenda e viva para o casamento. 

Sorcha tem apenas 12 anos quando a história começa, mas suas falas, pensamentos e atos são de uma moça mais adulta e com mais experiência. Como achei toda a trama um pouco pesada, eu acharia mais adequado se ela fosse um pouco mais velha. Contudo a autora conseguiu criar uma personagem forte, determinada e inteligente. Sua ligação com seus irmãos é muito bonita e muito forte. 

Recomendo muito o livro para quem é fã de fantasia!


10 comentários

  1. Nossa, tenho que confessar que não curto fantasia, não mais, porem que capa é essa?? E a diagramação??? Apaixonada, adorei, sua resenha está muito boa, parabéns pelo trabalho.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Hey, Letícia!

    Já faz tempo que tenho curiosidade em ler esse livro.
    Até tenho o e-book aqui, mas acabo sempre deixando pra depois e depois.
    Um dia eu leio! :)

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Sempre que vejo uma resenha desse livro fico com muita vontade de ler, mas até agora não me surgiu a oportunidade. Mas se eu ver ele na livraria aqui de minha cidade, estarei comprando ele logo de primeira, pois não leio livro digital "pode me julgar".

    Atenciosamente Um baixinho nos Livros.

    ResponderExcluir
  4. Oii Leticia, como vai?
    Infelizmente dessa vez a obra em si não despertou o interesse e confesso que ireii pular a dica, mas preciso dizer que a obra em si é um arraso de edição né.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Leticia, podem falar bem ou mal do livro, por que sou fã e suspeita para falar, Juliete me conquistou com esse livro e quase me mata no segundo e me surpreendeu no terceiro, agora vou ler o quarto e me preparando para aceitar o destino desses personagens. Bjkas

    ResponderExcluir
  6. Boa resenha, Letícia! Parabéns! Não conhecia o livro e embora não seja meu gênero preferido, parece uma boa leitura!

    Bjs,
    Yohana Sanfer
    http://www.papelpalavracoracao.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oie Leticia,

    Eu li essa série e sou fascinada pela forma que a autora trabalha a personagem principal. É um dos meus livros preferidos e li o segundo livro também. Espero que vc o leia e se surpreenda ainda mais.
    beijos

    ResponderExcluir
  8. Oi. Eu li um número exorbitante de resenhas sobre esse livro, estava muito empolgada pela leitura, depois a empolgação foi passando, pois já tinha a sensação de tê-lo lido, até que fiz parceria com a editora e não desejei solicitar. enfim, mas ainda acho que farei essa leitura no futuro, só não nutri a mesma paixão de antes.

    ResponderExcluir
  9. Adorei a resenha, mas a obra não despertou meu interesse. :(

    Seria daqueles que pularia muitas partes, pelo visto

    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Oi, Leticia!
    Já li várias resenhas desse livro e sempre fico curiosa, mas como não tenho lido fantasia o livro acaba ficando para depois. Assim que voltar a ler o gênero vou dar uma chance a esse livro.

    Beijos,

    Rafa [ blog - Fascinada por Histórias]

    ResponderExcluir

Oi pessoa leitora, fico muito feliz com sua visita. Não esqueça de deixar um comentário me contando o que achou do post e do blog!

Dicas e opiniões são sempre bem-vindas!

Obrigada pela visita e volte SEMPRE!!