Resenha #51 - Lagoena: O Portal dos Desejos - Laísa Couto

20 setembro 2016

Título: Lagoena o Portal dos Desejos
Autora: Laísa Couto
Editora: Draco
Ano: 2014
Páginas: 274
Para saber mais: Skoob
Sinopse: Rheita é órfã de mãe e a única neta de um joalheiro falido. Por mais que seu avô tente, os esforços para isolar essa garota de 10 anos do mundo e esconder sua verdadeira identidade são inúteis. Inteligente e esperta, a curiosidade da garota leva-a a uma descoberta no antigo quarto da mãe. Encontra a metade de um mapa mágico, mas qual seria a relação disso com o desaparecimento de seu pai? Quando Kiel, o filho gago do sapateiro, faz revelações incríveis a Rheita, juntos partem para uma aventura repleta de segredos ainda maiores, rumo a um outro mundo, Lagoena, a Terra Secreta que corre grande risco de não mais existir. A menina deverá salvar esse lugar mágico, protegendo o tesouro do mapa da cobiça de um imperador amaldiçoado, enquanto segue o maior desejo de seu coração: encontrar o pai que nunca conheceu.


Lagoena e o portal dos desejos é o primeiro livro da autora brasileira Laisa Couto, publicado pela editora Draco. O livro é o primeiro de uma trilogia, o segundo, Lagoena e A Feiticeira do Espelho, não tem data de lançamento ainda. 


Sobre o Livro 

Rheita tem 10 anos, é órfã de mãe e mora com o avô, Gornef, um joalheiro falido. Rheita tem a marca de um “S” em uma das mãos e por isso seu avô a obriga a usar luvas. Um dia, seu vô contrata um funcionário, chamado Kaspar, para que a joalheria possa se reerguer. Depois de um tempo, a menina começa a desconfiar das atitudes do rapaz e suspeita que ele pode estar tramando algo. 

Ao descobrir a metade de um mapa mágico escondido no quarto antigo de sua mãe, Rheita percebe que é isso que Kaspar procura. Além disso, ela acredita que o mapa é a chave para descobrir o desaparecimento de seu pai. 

Para sorte de Rheita, ela faz amizade com Kiel, filho gago do sapateiro da cidade. E com a ajuda dele descobre que, na verdade, quem está atrás do mapa é um homem misterioso para quem Kaspar trabalha. Assim, os dois bolam um plano de seguir o mapa e, talvez, achar o pai de Rheita. 

Ao chegar em Lagoena, eles descobrirão que o “S” macado na mão da menina é na verdade o símbolo do guardião de lendas e que o destino de Rheira é salvar esse mundo mágico das mãos do malvado imperador Zhetafar, mas, para isso, terão que encontrar sete chaves que abrirão um portal de desejos para que a guardiã deseje salvar o reino. 


Minha opinião

Adorei essa capa. Foi por causa dela que peguei o livro para ler. A ilustração ficou perfeita para um livro de fantasia – me passou confiança. Li o livro no kobo, por isso não posso falar muito sobre a edição. Tanto em e-book quanto no livro físico há o desenho das 2 partes do mapa, que ficou muito bonito. A história é narrada em terceira pessoa, e a escrita da Laisa, leve e fluida. 

Gostei muito do mundo criado pela autora, com muitos elementos e seres. Porém, acredito que todos esses podiam ter sido mais explorados. Senti falta de saber e ver mais detalhes de Lagoena, que tem tudo para ser um lugar lindo, e de seus seres mágicos. Faltou a autora explorar mais as características do lugar. 

A cada busca por uma chave, uma nova aventura. Contudo, as aventuras são rápidas e sem consistência: achei tudo meio apressado. Os personagens não encontram muitas dificuldades para conseguir as chaves. Acredito que o motivo seja o público alvo do livro. 

Rheika é uma menina muito corajosa, querida e bondosa. Kiel é engraçado e se mostrou ser tão corajoso quanto a amiga. Queria ter visto mais dos seres mágicos de Lagoena e da turma de ladrões. O vilão, o imperador Zhetafar, foi praticamente esquecido, não fazendo, na verdade, tanta diferença para o desenrolar da história.

Apesar das minhas ressalvas, a trama do livro foi bem bolada e Laisa consegue deixar tudo bem mágico. Indico Lagoena e o portal dos desejos para quem adora um infanto juvenil, cheio de criaturas mágicas, aventuras e muita fantasia.  


Conheça a autora


Twitter: Laísa_Couto
Skoob: aqui.
Blog oficial – Lagoena: aqui.
Site Oficial – Lagoena: aqui.
Fan page Lagoena: aqui.









18 comentários

  1. Gostei muito da premissa do livro, ultimamente estou amando ler livros do gênero fantasia ( acho que posso encaixá-lo nesse seguimento) a capa é bem convidativa e me fez lembrar um pouco do livro as crônicas de Narnia.

    Sonhoseaventurasdeamor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oiii Lê, tudo bem?
    Infelizmente dessa vez a obra em si não despertou meu interesse e irei pular a dica, mas fiquei feliz pela sua sinceridade e a forma que escrevestes a resenha, realmente não o leria.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Hello! Tudo bem?
    Não conhecia o livro e gosto bastante do genero.
    Até gostei da premissa, mas os pontos que vc apresentou me deixaram meio com o pe atras para iniciar a leitura.
    Mas adorei a resenha, foi bem esclarecedora.
    Achei a capa linda demais, a arte foi mto bem feita.
    Beijos

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  4. Nossa! Adorei a resenha, a premissa, a capa. Tudo
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Esse livro contém uma premissa super original e instigante, o que me deixou bastante curiosa.
    Sua resenha ficou muito boa!!!
    Beijos

    http://blog-myselfhere.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Olá,
    A premissa da obra é bem interessante, porém fiquei triste que achou tudo meio apressado e talvez com falta de detalhes para tornar a leitura mais interessante.
    A capa realmente é muito bonita e o que me chama a atenção é conhecer um pouco mais desse mundo criado pela autora e saber que sua escrita é leve e fluida.

    https://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Adorei a premissa, e essa coisa de mapa e terra secreta me ganharam rapidinho! Adorei sua resenha, com certeza essa será uma leitura que farei (pena que é uma trilogia). Beijão

    ResponderExcluir
  8. Oii!

    Parabens pela resenha! O livro atraiu um pouco minha atenção, curto fantasia. Quem sabe leio algum dia, agora estou com uma pilha enorme para ler haha

    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Olá, Lê! Não conhecia Lagoena e nem a autora mas fiquei encantada aqui! Apesar de não estar acostumada a ler livros do gênero, achei o livro um encanto! Desejo muito sucesso! E parabéns pela resenha! ;)

    Bjs,
    Yohana Sanfer
    http://www.papelpalavracoracao.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Olá, apesar dos pontos citados que podem ser melhorados fiquei bem curiosa para ler, além de ter uma capa bem bonita é de uma gênero que adoro *-*

    http://meumundo-meuestilo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Só não gostei do fato deles acharem as chaves rápido demais... podiam ter umas tretas no meio né? Kkkkk
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
  12. Oie, tudo bem? Achei a premissa do livro bem bacana, mas não sei se é o que eu estou procurando pra ler no momento.

    ResponderExcluir
  13. Oie
    muito legal sua resenha, uma pena que o livro pecou em muitos aspectos e que não te agradou tanto, bela dica mesmo assim

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Realmente a capa desse livro chama atenção, eu adoro ler livros de fantasia infanto juvenil, leio muito para a Bella e é uma forma de incentivar a leitura. O universo que a autora criou parece bem consistente, preciso ler. Bjkas

    ResponderExcluir
  15. Oiii!!! Não conhecia o livro e achei a capa uma graça.
    Gosto de livros de fantasia e acredito que nos próximos livros, ela trabalhe melhor os personagens e como deve ser Lagoena. Gostei da resenha, bem sincera.
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. as cores da capa são bem harmoniosas pra uma Fantasia... Gostei bastante dessa característica... sobre o enredo, tbm curti... fiquei encantada com o mapa que vc usou no post... e já curiosa pra saber mais das aventuras dessa pequena protagonista...
    anotei a dica, lerei assim que possível...
    bjs ^^

    ResponderExcluir
  17. Oi Lê
    A história parece ser boa, mas o desenvolvimento apressado me deixaria um pouco frustrada =/
    Achei a capa linda, mas vou deixar a dica passar.

    Beijos
    http://aventurandosenoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Olá,
    Gosto de livros de fantasia, mas este não aprece ser pra mim. A sinopse não me chamou tanto a atenção, e ainda tem esse fato de não ser bem explorado os elementos.
    Quem sabe um próximo.

    http://euinsisto.com.br

    ResponderExcluir

Oi pessoa leitora, fico muito feliz com sua visita. Não esqueça de deixar um comentário me contando o que achou do post e do blog!

Dicas e opiniões são sempre bem-vindas!

Obrigada pela visita e volte SEMPRE!!