Meu Malvado Favorito - Freddy Kruegger

29 outubro 2016



Quando eu era pequena, mais ou menos com uns 10 anos, adorava assistir os filmes da série A hora do Pesadelo. Isso é uma coisa engraçada, porque, hoje, eu não assisto a filmes de terror nem que me pague. Além desses, eu adorava O Brinquedo Assassino. Mas Freddy Kruegger sempre foi meu malvado favorito! hahahaha! Por isso, revolvi pesquisar curiosidades e fatos sobre ele e os filmes para trazer para vocês. Tem muita coisa que eu não sabia, adorei descobrir!

Freddy Krueger é o protagonista da série de filmes de terror A Hora do Pesadelo (A Nightmare on Elm Street). Freddy é um assassino de crianças da fictícia Springwood, Ohio, que após ser queimado por pais vingativos passa a atacar adolescentes em seus sonhos, matando-as no mundo real por tabela. O facto de ter o poder de controlar os sonhos das pessoas e matá-las durante o sono, valeu-lhe as alcunhas de "Lorde dos Pesadelos" e "Senhor dos Sonhos". Robert Englund foi o intérprete original de Freddy, participando de sete filmes mais um crossover com Jason Voorhees da série Friday the 13th. Em um remake do filme original lançado em 2010, Freddy é interpretado por Jackie Earle Haley. Freddy também aparece como um personagem jogável no jogo Mortal Kombat (2011).
Origem do Freddy

Frederick Charles Krueger, nascido em Springwood, Ohio em 3 de setembro de 1947, é fruto de um estupro coletivo ocorrido num velho manicômio da Rua Elm, quando a freira Amanda Krueger foi trancada junto com cem internos por dias. Durante toda a sua vida, ele foi capaz de se lembrar dos gritos de sua mãe. Amanda imediatamente pôs o filho para adoção, e, alguns anos depois, Freddy foi adotado por um velho alcoviteiro, Sr. Underwood, que viu utilidade no menino como atração de bêbados curiosos na pequena e imunda rua, repleta de prostitutas e drogados. O jovem apanhava constantemente do padrasto, que o tratava como um nada, tirando sangue e deixando-o cheio de marcas roxas pelo corpo. Após uma surra, em que quase foi morto, o jovem Freddy matou Underwood com uma lâmina - a mesma que Freddy usava para se cortar, devido ao abuso do padrasto e dos colegas.
Ficou da adolescência até a idade adulta perambulando pela cidade como um vagabundo, até num dia em que dormia sob uma ponte, algumas crianças vieram até ele atraídas por curiosidade. Nesse meio tempo, Freddy acordou e as assustou, que saíram correndo, exceto um garoto que caiu e machucou a cabeça. Freddy de alguma forma ficou excitado em ver o garoto coberto de sangue e despertou nele algo que não sentia há anos quando ele próprio se cortava quando jovem.
Freddy começou a trabalhar em uma fábrica, casou-se e teve uma filha. Porém ao mesmo tempo começa a matar crianças, usando um carrinho de sorvete para atraí-las e mais tarde matá-las na sala da caldeira onde trabalha. Em 1966, sua esposa Loretta descobriu instrumentos de tortura no porão de casa (o principal sendo uma luva com lâminas afiadas nos dedos), e viu que seu marido era o "retalhador de Springwood". Freddy estrangulou-a em frente à filha Katherine. A filha delatou-o para as autoridades e Freddy foi preso, mas acabou sendo solto por não terem assinado um mandado de busca.
Aproveitando que estava livre, Freddy decidiu que era hora de deixar a cidade e procurar novas presas, mas os moradores furiosos, conduzidos pelo tenente Thompson e sua esposa Marge, haviam decidido se vingar do cruel assassino. Os Thompsons e os vizinhos da rua Elm colocaram gasolina no local onde Freddy passava suas noites e colocaram fogo. No momento em que estava sendo queimado, Freddy invocou os demônios dos sonhos, três serpentes voadoras que tem o poder de tornar real os pesadelos das vítimas. Freddy pediu imortalidade. Em troca iria ser o maior assassino dos pesadelos.

Filmes

Meus preferidos são o terceiro e o primeiro. Porém faz muitos anos da última vez que assisti a eles. Sendo que Freddy vs. Jason e o remake eu não assisti. 

A Nightmare on Elm Street (1984). Tudo começa quando a jovem Nancy começa a ter pesadelos assustadores. Enquanto guarda apenas para si estas terríveis experiências noturnas, suas amigas do colégio também estão compartilhando o mesmo tipo de sonho aterrorizante. Porém, quando uma das garotas acaba sendo brutal assassinada durante o sono, Nancy procura a polícia. Seus relatos a respeito do hediondo maníaco que habita seus pesadelos, contudo, são absolutamente ignorados pelos policiais. Nancy está sozinha e apavorada, mas sabe que cedo ou tarde terá que enfrentar o assassino em seu próprio mundo sombrio e irreal.


 
A Nightmare on Elm Street 2: Freddy's Revenge (1985). Passaram cinco anos desde que Freddy Krueger foi enviado de volta ao inferno. Mas agora um garoto novo na Rua Elm é quem tem sido assombrado todas as noites por horríveis visões. E se sua alma perturbada finalmente conseguir possuir o corpo do garoto, Freddy retornará dos mortos para dar continuidade aos sangrentos assassinatos e descarregará sua ira e violência sobre toda a cidade.




A Nightmare on Elm Street 3: Dream Warriors (1987). Nascido filho bastardo de uma freira estuprada por uma centena de loucos, o maníaco assassino Freddy Krueger está de volta para fazer novas vítimas neste filme estonteante co-escrito pelo criador original, Wes Craven. Os últimos dos garotos da Rua Elm agora estão num hospital psiquiátrico, onde Freddy assombra seus sonhos com horrores indescritíveis. Sua única esperança é a pesquisadora do sono e igualmente sobrevivente de Freddy, Nancy Thompson (Heather Langenkamp, do original A Hora do Pesadelo). É ela quem vai os ajudar a lutar contra o psicopata sobrenatural em seu próprio território infernal.


A Nightmare on Elm Street 4: The Dream Master (1988). Provando que o mal não descansa, Freddy Krueger (Robert Englund), a expressão de maldade em forma de pesadelo, novamente ressuscita do mundo dos mortos para promover a devastação sobre aqueles que ousarem dormir. Mas, desta vez, ele enfrentará um novo e poderoso adversário! Enquanto seus amigos sucumbem um a um à ira de Freddy, a garota paranormal Kristen embarca numa missão desesperada para destruir o satânico personagem dos sonhos e libertar de uma vez por todas.




Nightmare on Elm Street 5: The Dream Child (1989). Freddy Krueger está de volta para propagar toda uma nova forma de terror em sua mais diabolicamente perversa festa de horrores! Incapaz de vencer o Mestre do Sonho que o dominou em A Hora do Pesadelo 4, Freddy (Robert Englund) assombra os inocentes sonhos de sua futura filha e parte para cima dos amigos dela com o mais absoluto horror. Conseguirá a menina salvar-se de se tornar a mais nova arma de Freddy? Ou o maníaco trará novamente à tona o sue legado do Mal?



Em Freddy's Dead: The Final Nightmare (1991). Justamente quando você achava que estaria a salvo indo dormir, Freddy Krueger (Robert Englund) retorna para assombrar seus sonhos e congelar seu sangue! Lisa Zane (Sob a Sombra do Mal) interpreta uma garota psicologicamente atormentada por pesadelos recorrentes. Até que ela encontra um outro paciente com os mesmos sonhos horripilantes. Lisa, então, decide procurar por respostas, e acaba chegando à casa da rua Elm – onde um Mal que desafia o além-túmulo está prestes a derramar-se sobre o mundo.


Wes Craven's New Nightmare (1994). O roteirista e diretor Wes Craven (Pânico 1, 2 e3) retorna às mais negras sombras da rua Elm com o filme mais brilhante, irônico e surpreendentemente assustador em muito tempo! – Peter Travers, Rolling Stone Premiado pela Academy of Science Fiction, Fantasy e Horror, este conto arrepiante reúne as estrelas originais da A Hora do Pesadelo – Robert Englund, Heather Langenkamp e John Saxon – para testemunhar a aterradora invasão de Freddy ao mundo real… E suas Horripilantes conseqüências. A vida imitou a arte durante as filmagens. Logo depois de rodar uma seqüência de terremoto, o Northridge sacudiu Los Angeles. Wes Craven conta: Nos estivemos a ponto de produzir borrachas para o filme, porém, ao invés disso, nós simplesmente saímos para filmar nas ruas.

Freddy vs. Jason (2003). Freddy Krueger está no Inferno – literalmente! E como se fosse um condenado à prisão perpétua, Freddy planeja uma fantástica vingança… Tudo de que ele precisa é uma mãozinha.
Que vem na forma de Jason Voorhees, outro clássico assassino em série e a ajuda perfeita para que Freddy, mais uma vez, amedronte a Rua Elm. À medida que os corpos começam a se amontoar, fica claro que Jason não pretende ficar de lado nessa tarefa. Agora, com toda uma cidade aterrorizada bem entre eles, os dois titãs do terror prometem um confronto único na história de suas carreiras. E o vencedor ganha a chance de continuar matando…


Remake - A Nightmare On Elm Street (2010). Os adolescentes começam a ter pesadelos com Freddy e ele começa a matá-los. Eles não sabem quem é Freddy e nem o motivo dele estar "perseguindo" eles nos sonhos (pesadelos). No desenrolar do filme, dois jovens (um deles a protagonista Nancy) descobrem que todos os jovens assassinados e eles têm algo em comum. A conexão é a escola primária onde estudaram quando tinham 5 anos de idade. Freddy era o jardineiro da escola. Naquele período, Freddy molestou as crianças e elas contaram para seus pais que decidiram se vingar. Os pais perseguiram Freddy até uma fábrica onde ele se escondeu em um prédio. Como não conseguiram pegar Freddy, alguns pais decidiram atear fogo no local. O casal protagonista vai até a antiga escola primária pois acham que lá desvendarão tudo - por um período no filme há uma dúvida se Freddy abusou ou não das crianças. Lá encontram fotos e descobrem que de fato Freddy molestava eles. Perto do fim do filme Nancy descobre que para poder ferir Freddy é necessário trazê-lo para o mundo real (onde ele não tem controle sobre nada). Nancy Holbrook segura Freddy e é acordada pelo namorado. Eles lutam com Freddy e Nancy o mata. Antes de sair do local, ela decide atear fogo na escola. Aparentemente Freddy esta morto, mas na última cena do filme Nancy entra em casa com sua mãe e Freddy surge no espelho. Sua mãe é morta por Freddy, porém, não se sabe se o pesadelo é de Nancy ou sua mãe.
Personalidade

Eu adoro a música que ele canta para as vítimas.
“One, two, Freddy is coming for you.
Three, four, better lock your door.
Five, six, grab your crucifix.
Seven, eight, gonna stay up late.
Nine, ten, never sleep again.”
“Um, dois, Freddy vem te pegar,
Três, quatro, feche bem o quarto.
Cinco, Seis, segure a sua cruz ,
Sete, oito, fique acordado.
Nove, dez, não durma nenhuma vez."
No quinto filme, uma jovem garota canta uma versão ligeiramente diferente da canção dando a entender o seu retorno:
“Seven, eight, better stay awake.
Nine, ten, Freddy is back again.”
“Sete, oito, fique acordado.
Nove, dez, Freddy voltou novamente.”




Poderes e habilidades

Devido a um trato com seres sobrenaturais no momento que estava sendo queimado, Freddy Krueger é descrito como um "demônio do sonho" e tem grandes poderes sobrenaturais. Ele é incorpóreo e invisível para todas as pessoas que não estão sonhando; a única maneira de afetar Freddy fisicamente é agarra-lo nos sonhos e trazê-lo ao mundo desperto. Freddy tem o principal poder de criar pesadelos, com os quais pode ferir fisicamente e até matar suas vítimas nos sonhos. Dentro dos sonhos ele tem uma gama de poderes que vão de atributos físicos super-humanos, imortalidade, se disfarçar em qualquer pessoa, fator de cura acelerado, teletransporte, transformar objetos do sonho de suas vítimas, capacidade de tornar a si mesmo e/ou qualquer parte do seu corpo em qualquer coisa que ele queira, sua habilidade mais conhecida de ser capaz de afetar suas vítimas em seus sonhos e, " como uma espécie de vodu", deixar marcas e cicatrizes em seus corpos físicos. Vítimas que tenham sido mortas no sonho tem suas almas absorvidas para dentro de Freddy, com seus rostos se retorcendo no tórax desfigurado do vilão, até que ele seja vencido, de modo que as almas das vítimas se libertam, mas não voltam a vida. Também pode "apagar" da existência pessoas que ele tenha matado (como aconteceu com John, Carlos e Spencer), de modo que ninguém possa lembrar delas, a não ser os que podem controlar seus sonhos.

Fraquezas

Freddy tem 4 fraquezas conhecidas:
1. Se ele é trazido para o mundo real, os seus poderes gradualmente diminuem ou desaparecem, fazendo-o se tornar mortal. Para trazê-lo para o mundo real, uma pessoa tem de agarrar fisicamente Freddy em seus sonhos e em seguida despertar, o que consiste em uma tarefa difícil (principalmente porque quando Krueger está em um sonho, é muitas vezes escorregadio, além de que geralmente quando uma pessoa sonha com ele ela tem um sono muito mais profundo do que o normal). Krueger é extremamente perigoso; por isso, quando chega suficientemente perto para ser tocado em um sonho, está normalmente prestes a matar sua vítima. Muitas vezes, a pessoa deve estar agarrando Freddy e as pessoas em torno dela a despertaram violentamente, a fim de garantir que ela não morra em poucos segundos. Quando Krueger está no mundo real, ele pode ser morto.

2. Pessoas capazes de sonho lúcido conseguem controlar seus sonhos e retaliarem os ataques de Freddy à altura.

3. Uma vez que o receio e o medo das vítimas dão forças a Freddy, pessoas com bravura e a força de vontade podem provar estar sem medo e combatê-lo.
Se as almas capturadas por Freddy conseguirem se despertar, podem destruí-lo por dentro.

4. Sugere-se igualmente ao longo de todos os filmes que Freddy está vulnerável a água benta, devido às evidentes conotações religiosas, e de fogo, sendo este o método original de sua morte. A série Freddy's Nightmares e o filme Pesadelo Final: A Morte de Freddy mostram também que não está em condições de propagação da sua influência fora de Springwood (fato contradito em Freddy vs Jason, no qual mesmo estando fraco, Freddy foi capaz de entrar no sonho de Jason, estando este fora dos limites de Springwood).

Livro



A Darkside Books vai trazer o livro A hora do Pesadelo: Arquivos de Elm Street.  O livro dos bastidores de A Hora do Pesadelo, que vai trazer imagens raras, mémorias e depoimentos exclusivos. Escrito pelo próprio Robert Englund, o nosso eterno Freddy Krueger. 
Parece que o lançamento era para 2016, mas até agora nada. Estou mega ansiosa!!!!




Postagem da


3 comentários

  1. Olá Lê, tudo bem? Mulher eu tenho uma historia com o Freddy kkkk Meu marido adora filmes de terror ai me chamou pra assistir esse, quando chega nessa musiquinha que você adora e a qual eu tenho pavor, eu já estava chorando tanto de medo que ele desligou a tv e paramos de assistir, mas até hoje ainda olço essa musica na minha cabeça e quando lembro nem consigo dormir direito kkkkkk. Comprei e dei a ele de presente o box completo, mas quando ele vai assistir eu saio de casa kkkkk. Amei seu post um dos melhores do tema Halloween que eu já vi. Talvez eu leia o livro da Darkside, acho que vou ter menos medo do que com o filme. Bjs querida. Ótimas leituras pra você.

    ResponderExcluir
  2. Oi Lê!!

    Não acho que ele seja meu Malvado Favorito kkkk
    Na verdade nem sei se tenho um específico, pois o Freddy, assim como o Jason e até mesmo o Chuck, são personagens que não me assustam nem um pouco, mas entre eles prefiro o Freddy.
    Não cheguei a ver todos os filmes, mas agora bateu uma vontade de assistir kkk
    Menina, não sabia que a DarkSide ia lançar livro O_O
    Espero que não demore a lançar, pois quero adquiri-lo.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  3. ouuuw amei a postagem *-*
    eu vi quase todos os filmes,exceto o remake...
    cara,amo essa musiquinha <3 não sabia de alguns detalhes dele que você contou, como o lance de alguns poderes e a origem dele, tava meio esquecida...
    ainda prefiro Jason, mas Freddy tem uma história interessante...
    tbm tô ansiosa pelo lançamento da Darkside, queria que rolasse uma novelização mas pelo que vi, será da coleção Dissecando...
    bjs...

    ResponderExcluir

Oi pessoa leitora, fico muito feliz com sua visita. Não esqueça de deixar um comentário me contando o que achou do post e do blog!

Dicas e opiniões são sempre bem vindas!

Obrigada pela visita e volte SEMPRE!!