Resenha de Conto #1 - A Mão do Macaco - W. W. Jacobs

26 outubro 2016


Título: A Mão do Macaco
Autor: W. W. Jacobs
Ano: 1902 
Páginas:(aqui) 
Para saber mais: Skoob 

Em 2014, eu li o livro Formaturas Infernais. Dentre os cinco contos do livro, o que mais gostei foi O Buquê. A autora do conto, faz uma observação, contando que se baseou no conto A mão do Macaco para escrever o seu. Gostei tanto, que mesmo me sentindo transtornada e mesmo não curtindo histórias de terror, fui atrás do conto. 

William Wymark Jacobs, mais conhecido como W. W. Jacobs, foi um escritor inglês de contos e novelas humorísticas. Porém sua fama ficou por conta dos poucos contos de terror que ele produziu. O famoso A Mão do Macaco (The Monkey´s Paw), foi escrito em 1902 e até hoje é considerado um dos contos mais assustadores do gênero. Não encontrei livro à venda que tenha esse livro na coletânea, mas descobri um livro antigo que tem: Contos de Horror do Século XIX, que foi publicado pela Companhia das Letras, porém está esgotado. (Procurei por toda a internet e só encontrei no Estante Virtual por 300 reais. Absurdoooooo!).

Em A Mão do Macaco, uma família humilde consegue um misterioso amuleto, uma mão seca e mumificada de um macaco, que aparentemente possui a magia de realizar três desejos. O amigo da família a quem pertencia o amuleto antes, avisa  que cada desejo tem uma consequência e que ela não é das melhores. 

A mão fica guardada até que um certo dia a família se questiona sobre qual desejo devem fazer. Como falta pouco para quitar a hipoteca da casa, decidem que pedir o dinheiro, 200 libras. Ao fazerem o pedido a mão se move, porém somente o Sr. White percebe. No dia seguinte, um homem vai até a casa deles informar-lhes que seu filho Herbert sofreu um acidente em uma das máquinas da empresa e não sobreviveu. Para compensar a perda, a "firma" pagaria uma indenização de 200 libras. Com isso, a tristeza consome o casal.

Eu queria muito contar o que acontece a partir daqui, mas como é um conto curto, prefiro deixar vocês com vontade de lê-lo e descobrirem o final sozinhos.
  
A escrita do autor é leve e rápida, porém envolvente e sombria. Mesmo sabendo qual seria o desfecho, pois eu tinha lido um conto baseado nele, o sentimento de angústia e a expectativa acompanharam-me durante a leitura. Não que o conto seja a coisa mais aterrorizante do mundo, mas com todo o ar de suspense e como não tenho o costume de ler histórias relacionadas ao terror, fiquei tensa e com medo mesmo após o término do conto.

O enredo é simples, mas a mensagem é clara:
 Cuidado com o que você deseja...




 Postagem da

3 comentários

  1. confesso que já fui correndo pro link e li o conto...não conhecia e gostei bastante...
    amo histórias de horror clássicas... agora só resta torcer pra Cia lançar uma nova edição desse Contos de Horror porque 300 pilas não tem condições TT_TT vi pelo skoob e ele tem contos de alguns autores que eu gosto muito, já foi pros desejados...
    bjs ^^

    ResponderExcluir
  2. OI Lê, tudo bem? EU não conhecia o conto, entrei no seu link e li kkkk. Gostei bastante, me lembrou dos contos do Poe e por isso já me fisgou. Valeu pela dica ;)
    http://www.facesemlivros.com/

    ResponderExcluir
  3. Oi Lê!!!
    MDS!!! Como eu não li esse conto ainda? Que trama maravilhosa, mesmo com poucas paginas!!
    Tô muito curioso pra saber o que acontece e simplesmente adorei o modo como o dinheiro foi arranjado, parece trama de filme kkkk
    Abraço.

    ResponderExcluir

Oi pessoa leitora, fico muito feliz com sua visita. Não esqueça de deixar um comentário me contando o que achou do post e do blog!

Dicas e opiniões são sempre bem vindas!

Obrigada pela visita e volte SEMPRE!!