Resenha #66 - As Letras do Amor - Paula Ottoni

22 dezembro 2016


Título: As Letras do Amor 
Autor: Paula Ottoni
Editora: Novas Paginas/Novo Conceito
Ano: 2016
Páginas: 
224
Para saber mais: Skoob

Livro recebido em parceria com a editora.

Sinopse: Bianca acabou de largar um curso de graduação de que não gostava, seus pais vão se divorciar e seus irmãos pequenos estão cada dia mais barulhentos. A oportunidade perfeita de escapar surge quando seu namorado, Miguel, resolve ir a Roma abrir uma empresa para o pai. Bianca decide que aprender italiano, arrumar um trabalho temporário e ajudar Miguel em seu negócio será um bom começo. O que parecia um sonho, porém, torna-se uma incerteza ainda maior quando Miguel fica sempre fora de casa, os empregos de Bianca não duram mais que uma semana, e, cada dia mais próxima de Enzo – o melhor amigo de Miguel, com quem moram –, ela começa a questionar seus sentimentos.


Sobre o livro

Bianca tem 19 anos e está passando por um momento complicado em sua vida, ela acabou de largar a faculdade, pois não sabe se quer continuar com o curso que escolheu, e seus pais estão em processo de separação. Seu namorado Miguel está indo morar um tempo na Itália a trabalho, com isso Bianca vê a oportunidade de ir junto para fugir dos problemas, conhecer um lugar novo e aprender coisas novas.

Em Roma, eles vão morar com o melhor amigo de Miguel, o Enzo, que disponibilizou um quarto de seu apartamento ao casal. Já na cidade, Bianca vai procurar um trabalho, um curso de italiano e conhecer as belezas do local. Com o passar do tempo, Bianca e Miguel, que trabalha mais do que o esperado, começam a se distanciar, e Bianca e Enzo, que está sempre disposto para ajudá-la, começam a se aproximar. Mesmo com a atração que Bianca começa a sentir por Enzo, ela se esforça para ficar mais tempo com o namorado, contudo Miguel está focado no trabalho e não tem tempo para ela
.
Em um lugar totalmente diferente, longe da família e de sua melhor amiga, Bianca terá que lidar com novos sentimentos e tomar decisões que podem mudar completamente sua vida.


Minha opinião

Meu problema com o livro começou logo nas primeiras páginas. Desde o começo Bianca mostrou-se imatura, insegura e infantil. Não consegui me apegar por nenhum personagem. Acredito que seja pelos modelos básicos de personalidade que já estão tão estereotipados que chega a cansar. Miguel, o namorado machista problemático, Enzo, o lindo perfeito, e Bianca, a virgem coitadinha.
O triângulo amoroso não me convenceu. Tudo bem ela se apaixonar pelo melhor amigo do namorado, mas o modo sem graça que ela encara tudo me cansou. Na verdade, não senti ela dividida entre eles, desde o início ela já estava cansada do namorado e mesmo quando ela tentou dar uma segunda chance para seu namoro, ela estava fazendo aquilo por culpa e não porque realmente era aquilo que ela queria. O Enredo é fraco e o desfecho é bem obvio e clichê. A todo o momento sabemos como o livro terminará.

Acho que o problema da personalidade dos personagens até seria irrelevante se não fosse o modo como a trama foi conduzida. Até antes da viagem Miguel era um namorado maravilhoso, assim que coloca os pés em Roma, vira um namorado distante e despreocupado com o relacionamento. Bianca chega no aeroporto já achando Enzo o cara mais lindo e maravilhoso do mundo. 




Com isso, chego no ponto mais crítico do livro, ela viaja preocupada com sua virgindade, sabendo que lá, como dividirá o quarto com Miguel, o momento sozinha com ele uma hora terá que acontecer. Ela simplesmente transa com ele porque acha que deve e não porque tem vontade. Para piorar, na hora, ela pensa em Enzo. Gente que isso?! Se ela não queria ou não estava preparada, não devia ter feito nada. Para ajudar com esse momento nada romântico, ela fala de desconforto e dor.

A narrativa da Paula é bem leve e simples. Um livro muito rápido de ler. Destaco uma coisa legal do livro: A playlist. No início de cada capítulo, há duas músicas para escutar enquanto lemos. Gostei muito das dicas, algumas músicas eu não conhecia.


"Os obstáculos não existem apenas para tornar as coisas mais difíceis e interessantes."

O livro trata de assuntos bem adolescentes com um toque de imaturidade. O que é perfil da maioria dos jovens, mas nada muito profundo. Acredito que a autora quis abordar o amadurecimento pessoal. Mas já aviso: As Letras do Amor é um livro para quem gosta de um romance leve e cliché. 


9 comentários

  1. Oi Lê, tudo bem?
    Eu estava xe olho neste livro, parece que com tudo o que aconteceu, a vida da Bianca virou uma completa bagunça né. Gostei da sua resenha.
    Beijos
    Quanto Mais Livros Melhor

    ResponderExcluir
  2. Eita! Tinha visto a Novo Conceito fazer a maior divulgação do livro, fiquei morrendo de vontade de ler, mas confesso que sua resenha tirou minha vontade, rs. Mas obrigada pela sinceridade, isso é bem importante! Flores no Outono 

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    Fico triste que sua experiência com o livro não tenha sido muito proveitosa pelo fato de não se apegar a nenhum personagem por causa de suas características.
    A premissa é interessante e estou muito curiosa mesmo assim para ler a obra e conferir a ambientação, pois já vi vários elogios acerca dela e quero muito um dia poder conhecer Roma.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oioi!

    Eu não tenho nada contra clichês, até gosto, mas esse livro... que porre, hein? rsrsrs
    Eu já não tinha despertado interesse pelo livro. Agora, depois da sua resenha, é que vou passar longe mesmo! :D

    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Eu já não me interessaria pelo livro de qualquer forma, e sabendo que ele é pior do que imaginava passo longe. Gostei da sua resenha honesta e da sua visão. Parabéns ;)

    ResponderExcluir
  6. Eca, eca, eca.
    Esse tipo de protagonista não me desce. E o pior de tudo: triangulo amoroso clichê. Bléh!

    http://www.mundoinvertido.com/

    ResponderExcluir
  7. Oi Lê,
    Não me animei em ler o livro por causa da personagem mimizenta.
    Gostei da sinceridade na resenha.
    Beijos,
    André, do Garotos Perdidos

    ResponderExcluir
  8. Oie
    poxa, parece ser um bom livro apesar do clichê, e que legal as dicas de musicas, vi algumas resenhas super elogiando e fiquei curiosa mas agora que sei de alguns pontos vou com menos expectativas

    beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Gente, que livro amor. Eu amei a premissa de verdade, é me vejo nesta protagonista, as inseguranças, as dúvidas a vida... 💞 💞 💞

    ResponderExcluir

Oi pessoa leitora, fico muito feliz com sua visita. Não esqueça de deixar um comentário me contando o que achou do post e do blog!

Dicas e opiniões são sempre bem-vindas!

Obrigada pela visita e volte SEMPRE!!