Resenha #68 - Escola de Vilões - Jen Calonita

08 janeiro 2017

Título: Escola de Vilões
Título Original: Flunked - Fairy Tale Reform School #1
Série: Escola de Vilões #1
Autora: Jen Calonita
Editora: Única
Ano: 2015
Páginas: 192
Para saber mais: Skoob
Livro recebido em parceria com a editora.
Sinopse: Será que um vilão pode se recuperar? Gilly não se considera exatamente uma garota má... Porém, quando se tem cinco irmãos e irmãs mais novos, é preciso ser criativo para ajudar nas despesas. Ela é uma ladra muito boa, e disso tem certeza e pode se gabar. Até ser pega. Depois de roubar uma presilha, é sentenciada a passar três meses no Reformatório de Contos de Fadas – no qual os professores são aqueles antigos vilões que já conhecemos, como o grande Lobo Mau e a malvada Madrasta da Cinderela. Quando, porém, ela faz amizade com alguns estudantes, como Jax e Kayla, aprende que esse reformatório vai muito além de sua missão heroica. Há uma batalha ganhando forma e Gilly precisa descobrir: os vilões podem realmente mudar? Descubra o Lado B dos contos de fadas.



Escola dos Vilões é o primeiro livro de uma série homônima. O segundo volume, Charmed, foi lançado este ano nos Estados Unidos e ainda não tem previsão de lançamento por aqui.

Sobre o Livro

Desde que o sapateiro de Encantadópolis perdeu, para as fadas madrinhas, o direito de fazer os sapatinhos de cristais, Gilly, sua filha mais velha começou a roubar para ajudar na alimentação da família. Preocupada com seus irmãos, Gilly passa os dias pagando coisas dos ricos para vender e comprar comida. Mas ela já está marcada pelos roubos na cidade e, quando pega uma presilha de cabelo, a polícia vai até a sua casa. Com esse delito, o terceiro, Gilly é encaminhada ao RCF (Reformatório de Contos de Fadas) para um período de três meses para aprender a não ser uma vilã.
  
O RCF foi fundado por Flora, a madrasta malvada de Cinderela, que resolveu abrir o reformatório com o intuito de transformar os “possíveis futuros vilões” em cidadãos de bem e pessoas produtivas para a sociedade. Deu tão certo que a escola vai comemorar 5 anos da fundação com uma festa dedicada às princesas.


Já no reformatório, Gilly faz amizade com Jax e com Kayla, sua colega de quarto e tem aulas com a madrasta malvada, o lobo mal, entre outros vilões. Mas nem tudo é “normal” no reformátorio, e Gilly começa a perceber que tanto seus professores como seus amigos estão escondendo algo, assim ela vai em busca da verdade sobre o mistério. 


Minha opinião

Foi muito divertido ver os maiores vilões dos contos de fadas como professores, ensinando crianças a fazerem o bem. A premissa do livro é muito boa, porém achei a trama um pouco superficial e os personagens rasos. Mas acredito que isso não fará diferença na leitura pelo público infantil. 

A trama é narrada em primeira pessoa pelo ponto de vista de Gilly, a escrita da autora é fluida e leve. Durante a leitura, pergaminhos, tipo um jornal, vão contando a nós e ao povo do reino sobre a vida dos ex-vilões e sobre o funcionamento do reformatório. A edição está simples, porém bonita, as páginas são amareladas e a fonte é grande.


A única personagem que foi explorada com mais aprofundamento foi Gilly. Sobre os outros, ficamos sabendo pouco. Acredito que no próximo volume eles voltem, e, assim, conheceremos mais sobre eles. Na trama, acompanhamos uma menininha preocupada com sua família e com seu futuro. Gilly acredita que é seu destino ser uma ladra, contudo ela demostra o desejo de ser motivo de orgulho para seus pais. Com isso, ela vai amadurecer e acreditar que 

Por ser um livro focado no público infantil, há muitas mensagens sobre a importância da amizade, sobre fazer o certo, sobre ajudar o próximo e sobre acreditar em si mesmo. Com certeza, um ótimo livro para quem gosta de contos de fadas e para quem gosta de uma boa aventura.


9 comentários

  1. Nossa! Que blog demais... Parabéns.
    Já vi algumas resenhas desse livro e não vejo a hora de ler, mesmo sendo destinado ao público infantil! Ótima resenha.

    Atenciosamente Um baixinho nos Livros.

    ResponderExcluir
  2. Mesmo não tendo ganhado nota 5, fiquei interessado na obra, iria ler sem expectativas e quem sabe eu não gostasse? Adorei a resenha!

    Abraços e até!

    http://lendoferozmente.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oioi!

    A capa é linda, mas não é meu estilo de leitura.
    Eu não tenho muita paciência mais pra resenhar livros infantis/infanto-juvenis.... rs.
    Por isso nunca os escolho nos catálogos das editoras. :P

    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Olá, eu também recebi esse livro da parceria com a editora. Estou bem animada para ler, mesmo sabendo que ele poderia ser melhor pela sua avaliação, mas gosto de histórias que tragam personagens dos contos de fadas.

    ResponderExcluir
  5. Oie
    parece ser uma leitura legal e bom saber que foca no publico infantil e passa mensagens, é uma boa dica pra presentear, adorei sua resenha

    beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Eu quero ler esse livro. O enredo parece ser simples, mas ao mesmo tempo interessante, e eu gostei muito da capa. Uma pena que os personagens não tenham sido explorados como deveriam.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  7. tenho curiosidade em como são apresentados os vilões, leria a titulo de curiosidade... mas não colocaria alas expectativas na leitura...
    a capa realmente é bonita...
    bjs ^^

    ResponderExcluir
  8. Achei esse livro uma gracinha! Não sou muito entusiasta de séries, mas leria essa. Gosto de tudo relacionado a contos de fadas e literatura infanto-juvenil.

    ;*

    ResponderExcluir
  9. Olá Lê! Faz tem que eu estava interessada nesse livro, mas acabei deixando passar e nunca cheguei dar uma chance a ele. Adoro essas histórias com o pézinho lá nos contos de fadas, além disso a capa é muito lindinha.

    http://umreinomuitodistante.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Oi pessoa leitora, fico muito feliz com sua visita. Não esqueça de deixar um comentário me contando o que achou do post e do blog!

Dicas e opiniões são sempre bem-vindas!

Obrigada pela visita e volte SEMPRE!!