Resenha #82 - Chuta que é Carma - Vanessa Bosso

17 abril 2017

Título: Chuta que é Carma!
Autora: Vanessa Bosso

Editora: Astral Cultural
Ano: 2016
Páginas: 256

Para saber mais: Skoob
Sinopse: Clara acaba de terminar um namoro longo. Só isso já seria motivo para ela estar bem chateada, mas, para completar o drama, o cretino fez questão de levar embora todos os móveis do apartamento dela. Arrasada e certa de que não nasceu para ser feliz Clara convida sua melhor amiga para uma viagem espiritual ao Peru. Em meio a rituais de meditação, trilhas místicas e comprinhas (já que ninguém é de ferro), ela reencontra um amor do passado que só lhe trouxe dor de cabeça. Em Chuta que É Carma!, Você vai descobrir o que os deuses reservaram para o destino de Clara e se convencer de que ignorar o futuro pode ser bem divertido. Da mesma autora de O Homem Perfeito.


Chuta que é Carma! é o primeiro livro de uma duologia homônima. O segundo volume, Agarra que é Amor!, também foi lançado em 2016 pela Astral Cultural.

Sobre o livro

Clara terminou seu relacionamento de cinco anos de um modo muito conturbado. Rogério, o ex-namorado com quem morava, decide se vingar, levando consigo, sem o conhecimento da ex, todos os móveis do apartamento que eles dividiam.

Desiludida e com o apartamento completamente vazio, Clara liga para sua melhor amiga, Paty, para desabafar e chorar suas mágoas. Depois de muita lamento, as duas combinam de viajar para o Peru com o intuído de buscar a paz interior e se refazer espiritualmente.

A viagem é linda. Ao lado da amiga, Clara vai descobrir que antes de qualquer coisa, ela precisa amar a si mesma, aceitar-se como ela é e reconstruir sua autoestima. Mas é claro tudo isso com uma boa dose de carma.

Enquanto você não se amar do jeitinho que é, ninguém vai te amar.


As paixões arrebatadoras são uma loucura sombria que pode arrebentar a vida de uma pessoa sem que ela sequer perceba o mal tomando forma. 

Minha opinião

Clara é uma mulher que está sofrendo. É claro que em um momento como esse é normal a pessoa ficar cheia de pensamentos negativos e paranoias. Mas em alguns momentos, achei ela dramática demais. Consegui ver seu crescimento e amadurecimento durante a leitura, porém ela tem que melhorar mais e amar-se mais.

Paty é uma amiga que toda mulher quer, divertida, sensata, alegre, otimista, que está sempre disponível para ajudar e para dar um “sacode” quando Clara precisava. Contudo, ela também teve uma coisinha que me incomodou, seu modo de falar “jovial” demais.

Gostei da relação das duas, elas se entendem muito bem. A postura delas diante dos Carmas que aparecem do decorrer das viagens também é bem diferente. Aqui, mais uma vez, achei que Clara era muito imatura e insegura.


O grande lace é sair do vitimismo, assumir suas responsabilidades e seguir de cabeça erguida.

Livros que envolvem relacionamentos amorosos sempre trazem uma ou outra situação na qual podemos nos identificar. O foco do livro está na superação de um término e como superá-lo. Além disso, há muitas questões sobre amor, autoestima, felicidade, amizade e aceitação. Tudo isso aparece aos poucos e sempre com a reflexão das amigas sobre o tema. Assim, sofremos e rimos com as personagens, que nos fazem pensar sobre todos esses assuntos.

Em meio a todo sofrimento e abusca por uma paz espiritual, Clara vai se deparar com possibilidades de sexo casual. A autora aborda o tema com um toque de diversão, mostrando que não é preciso esperar nada desse momento além de diversão e prazer, é claro!

A escrita da Vanessa é leve, simples e super gostosa. Os capítulos são curtos, dando um ritmo rápido à leitura. A autora conseguiu elaborar uma história engraçada e ao mesmo tempo questionadora. Um livro muito bom para quem está passando por uma situação de fim de relacionamento. 

Quem não tem ou teve um Carma na vida né?


Nenhum comentário

Postar um comentário

Oi pessoa leitora, fico muito feliz com sua visita. Não esqueça de deixar um comentário me contando o que achou do post e do blog!

Dicas e opiniões são sempre bem vindas!

Obrigada pela visita e volte SEMPRE!!