Resenha #87 - Cidade dos Etéreos - Ransom Riggs

22 maio 2017

Título: Cidade dos Etéreos 
Título Original: Hollow City 
Série: O Orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares #2
Autor: Ransom Riggs
Editora: Intrínseca
Ano: 2016
Páginas: 384
Para saber mais: Skoob

Postada originalmente por mim no Livrologias.
Sinopse: Neste segundo livro, o grupo de peculiares precisa deter um exército de monstros terríveis, e a srta. Peregrine, única pessoa que pode ajudá-los, está presa no corpo de uma ave. Jacob e seus novos amigos partem rumo a Londres, cidade onde os peculiares se concentram. Eles têm a esperança de, lá, encontrar uma cura para a amada srta. Peregrine, mas, na cidade devastada pela guerra, surpresas ameaçadoras estão à espreita em cada esquina. E, além de levar as crianças a um lugar seguro, Jacob terá que tomar uma decisão importante quanto a seu amor por Emma, uma das peculiares.



Cidade dos Etéreos é o segundo livro da trilogia O Orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares. O volume que encerra a série é Biblioteca de Almas.


Sobre o livro

A história começa exatamente na parte em que o livro anterior termina. Jacob e os peculiares estão em barcos, buscando um lugar seguro. Depois de uma forte chuva, vão parar em uma floresta e lá encontrarão uma nova fenda. Ao atravessarem, eles conhecerão mais alguns peculiares, como Addison, o cão peculiar. Ele conta que a Srta. Peregrine está aprisionada em sua forma de pássaro e somente outra Ymbryne poderá reverter essa situação. Além disso, ele aconselha as crianças a seguirem para Londres, que é para onde sua Ymbryne, a Srta. Wren foi para ajudar as  responsáveis pelas outras fendas existentes, que também foram capturadas pelos acólitos.

Então, eles partem para Londres para tentar localizar outra fenda temporal e achar a Srta. Wren, para que a Srta. Peregrine volte ao normal, e os ajude nessa luta contra os etéreos e os acólitos. Mas será que irão conseguir?



Minha opinião

A intrínseca caprichou na edição. Capa dura, folhas amareladas, alguns detalhes lindos em marrom e jacket, mantendo o padrão da versão original lançada nos EUA. Por baixo da jacket, tem a capa dura em cor azul com os detalhes da capa e da lombada bem delicados. O que dizer das fotografias?! Todas dão aquele toque mais real para a narrativa.

Cidade dos Etéreos é narrado em primeira pessoa pelo nosso protagonista Jacob. Contudo conseguimos acompanhar bem os momentos de foco de cada personagem. A escrita do autor é bem descritiva, mas ao mesmo tempo leve. Misturando diferentes elementos, como a fantasia, o sobrenatural, a aventura e a fantasia, Ranson Riggs apresenta-nos uma obra fantástica.

Para mim, o contexto e o cenário da Segunda Guerra Mundial deram um tom mais dramático e sombrio a narrativa. As fendas temporais foram mais exploradas pelo autor, expandindo e passando a sensação de evolução do universo da trama.




Jacob está mais maduro, faz o papel de líder do grupo, tomando decisões importantes para o destino do mesmo. Sua habilidade de peculiar também está mais aprimorada. A relação de Emma e Jacob ainda é um tanto peculiar para mim!

Gostei muito da evolução dos outros personagens. Nesse livro, todos ganham um certo destaque. Descobrimos, ainda, um pouco mais da habilidade dos peculiares, além de conhecer a história do passado de cada um. No geral, não tenho preferidos, porém tenho, desde o primeiro livro, uma resistência à Enoch.

Cidade dos Etéreos é um livro cheio de aventuras e reviravoltas. O autor mostra o poder de acreditar em algo e lutar até o fim, superando os limites com coragem. Além, é claro, de abordar temas, como a lealdade, a amizade e o poder de nossas escolhas.

7 comentários

  1. Oi Lê,
    Eu preciso ler essa coleção das crianças peculiares! Quando foi lançado eu fiquei com vontade de ler, mas depois acabei deixando pra lá... Agora lendo a sua resenha minha vontade de conhecer os livros voltou. rsrs
    A capa em azul é maravilhosa mesmo! Já quero na minha estante!
    Beijos
    Blog Relicário de Papel

    ResponderExcluir
  2. Estou para começar essa série tem algum tempo. Eu tentei começar o primeiro livro, mas ele não me prendeu nos primeiros capítulos. Ainda tenho esperança de conseguir ler os três livros.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oie
    ai eu to louca para saber mais sobre essa história, não sei se lerei mas pelo menos quero assistir para poder ver se é tudo isso que dizem mesmo, bela dica resenha

    beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oooi!
    Meuuu Deus estou louca pra ler essa seria!sempre lendo resenhas positivas!
    E sua resenha só aumentou minha vontade!
    Beijos 😘

    ResponderExcluir
  5. Que edição linda! Ainda quero ler essa série, pois gosto muito da premissa. E como tenho lido muitas resenhas positivas, só aumenta meu interesse. Ah, eu acho as fotos que ilustram assustadoras

    ResponderExcluir
  6. Olá,
    Desde o lançamento do primeiro volume que quero fazer a leitura, mas ainda não consegui.
    A premissa é muito interessante e fiquei curiosa para saber se eles conseguirão cumprir a missão de encontrar outra fenda e assim conseguir resolver metade dos problemas.
    Fico feliz em saber que Jacob está mais maduro e que a trama é cheia de ação e reviravoltas.

    LEITURA DESCONTROLADA

    ResponderExcluir
  7. Eu tô com os 4 livros da série (o de contos também), mas ainda não pude começar a ler. Não fazia ideia disso das fendas temporais e do contexto da Segunda Guerra Mundial. Interessante!
    Quando ler será que também terei uma resistência ao Enoch? Hehe
    Bjs

    ResponderExcluir

Oi pessoa leitora, fico muito feliz com sua visita. Não esqueça de deixar um comentário me contando o que achou do post e do blog!

Dicas e opiniões são sempre bem vindas!

Obrigada pela visita e volte SEMPRE!!