Resenha: Só os Animais Salvam - Ceridwen Dovey

29 julho 2017

Título: Só os Animais Salvam
Título original: Only the Animals
Autora: Ceridwen Dovey
Editora: DarkSide Books
Ano: 2017
Páginas: 240
Para saber mais: Skoob
Livro recebido em parceria com a editora.
Sinopse: Nós, humanos, nos achamos o máximo. Mas o que temos feito com o nosso mundo? "Só os Animais Salvam" é um livro que tenta responder a essa pergunta de maneira inusitada. Cada um de seus contos é uma fábula moderna, narrada por um bicho diferente, vítima de uma de nossas incontáveis guerras. Em meio ao caos, os animais conseguem encontrar esperança e inspiração numa das atividades mais significativas que nossa espécie já criou: a literatura. Ceridwen Dovey reúne fragmentos e personagens da obra de escritores imortais e nos faz sonhar o sonho dos inocentes. Só os animais salvam.


Só os Animais Salvam é um livro que tem ao todo 10 contos/fábulas narrados por almas de animais, como cachorro, elefante, urso, entre outros, que morreram em situações de conflitos históricos, como a Primeira Guerra mundial, Segunda Guerra Mundial, Guerra Fria, Guerra Civil de Moçambique, Guerra das Bósnia, Guerra do Iraque e Segunda Guerra do Líbano.

Com muita simplicidade e delicadeza, Ceridwen mostra que os animais também são vítimas e sofrem quando a raça humana decide resolver seus problemas com confrontos armados. Mesmo que o contexto das situações vividas pelos animais seja de guerra, nem sempre eles estão diretamente no centro do conflito, mas sim sofrendo as consequências que ele pode trazer tanto aos humanos quanto aos animais.

Aqueles que agem humanamente com animais não são necessariamente gentis com seres humanos.

Pela visão de diferentes animais a autora mostra que eles sentem medo, amor e sofrem com o abandono. A escrita da autora é leve, porém profunda. Impossível não se sensibilizar com as situações em que os animais estão, especialmente quando vemos que a causa principal desse sofrimento somos nós, os humanos.



Um camelo escuta os devaneios de seu dono enquanto são observamos por uma goanna. Uma gata encontra-se em uma trincheira, durante a Primeira Guerra, e recorda a vida que tinha anteriormente. Um chimpanzé troca cartas com a mulher amada, levantando reflexões sobre experiências com animais. Um cachorro que sofre na pele as consequências da Segunda Guerra Mundial. Aqui, a autora nos mostra que, muitas vezes, em situação de miséria somos obrigados a passar por cima de nossos próprios princípios para sobreviver. Um mexilhão, em busca de uma vida melhor, acaba em Pearl Harbor. Quando menos esperamos nossa vida se vai. Esse foi meu conto favorito!

Uma tartaruga passa pela casa de Tolstói, Virginia Woolf e George Orwell e acaba como cobaia numa viagem espacial durante a Guerra Fria. Uma manada de elefantes tenta sobreviver à seca e a caçadores, provando que fazemos de tudo por amor aos filhos e à família. Um urso faminto à beira da morte escuta histórias de outro urso no zoológico abandonado. Um golfinho escreve uma carta para Sylvia Plath, contanto sua vida servindo a Marinha Americana. Esse conto tem, na minha opinião, a pergunta mais chocante do livro referente a nossa visão sobre humanos e animais. Um papagaio, que recebe muito amor da dona, sobrevivendo a bombardeios na cidade onde mora.



Durante toda a obra a autora aludiu outros autores que escreveram sobre animais, citando trechos e falas de suas obras. Além de citar nomes como de Sylvia Plath, Tolstói, George Orwell e Virginia Woolf. Todas informações sobre os autores e as citações são encontradas no final do livro em A Origem das Estrelas. Nessas notas há uma lista completa de tudo que a autora usou como referência nos contos. 

A edição é uma lindeza só, naquele estilo DarkSide de ser com capa dura e fitinha. Todos os contos possuem, no início, ilustrações dos animais correspondentes a eles, título e subtítulo do conto e a data e o local de morte do animal. Com base nessas informações, conseguimos situar o contexto histórico em que se passa a história. 

Só os Animais Salvam é um livro que nos faz observar um mundo de conflitos humanos pela visão dos animais. Os contos são sobre animais, mas os problemas abordados são mais humanos do que imaginamos. Leitura recomendada!

Somos todos animais, no fim das contas!

9 comentários

  1. Olá!
    Parece ser muito fofo, eu nunca li nada que os personagens fossem animais, digo livro para adulto com temática reflexiva. Já foi pra listinha.

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem? Sempre fã de fábulas, esses livros também será uma boa para mim. A edição é LINDÍSSIMA mesmo, e acredito que me identificarei demais com os contos. Gostei das citações que o autor faz de outros autores. Me atiçou a curiosidade <3
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem?

    Eu adoro fábulas e esse livro me chamou atenção assim que lançou, eu ainda não comprei, mas pretendo fazer isso. Fico feliz que tenha gostado do livro e acredito que vou gostar assim que ler. A edição deve ser linda e a sua resenha ficou muito boa. Dica anotada!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Olá, esse parece ser um livro lindo, por dentro e por fora. Eu gosto muito de contos, e achei interessantíssima a diversidade de animais na obra. Gostei muito da resenha e já quero ler o livro.

    ResponderExcluir
  5. Essa leitura me chamou bastante a atenção, porém acho que vou chorar demais lendo. Mas amo a temática de animais contarem as histórias.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  6. Apesar de você recomendar tenho que assumir que não é um tipo de leitura que me atraia. Eu acho essa edição linda por demais, e fico feliz que para você tenha sido uma boa leitura.

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. oi. eu já li resenhas desse livro e fiquei interessada desde então, está me minha meta de leitura.

    ResponderExcluir
  8. Olá Lê, pelos seus comentários os contos parecem estarem bem legais e só por serem narrados por animais já fiquei morrendo de curiosidade de lê-los *-* Adorei a dica.

    ResponderExcluir
  9. Oi, tudo bem ?
    Já preciso deste livro para ONTEM!!! Pela premissa este livro deve ser um amor <3 Te eventos marcantes narrados por animais torna o livro diferente é muito interessante!
    Gostei muito da sua resenha!
    Beijos, Lari (laoliphant.com.br)

    ResponderExcluir

Oi pessoa leitora, fico muito feliz com sua visita. Não esqueça de deixar um comentário me contando o que achou do post e do blog!

Dicas e opiniões são sempre bem-vindas!

Obrigada pela visita e volte SEMPRE!!