Resenha #104 - Mulheres Incríveis - Kate Schatz

06 setembro 2017

Título: Mulheres Incríveis
Autora: Kate Schatz
Editora: Astral Cultural
Ano: 2017
Páginas: 138
Para saber mais: Skoob
Livro recebido em parceria com a editora.
Sinopse: Feche seus olhos e pense numa pirata. Agora imagine uma espiã. Ou uma presidenta. Pense numa guerreira em ação. Uma grande pintora ou na maior jogadora de futebol de sua época. Estas são apenas algumas das mulheres incríveis que você encontrará neste livro. São 44 perfis de mulheres extraordinárias, numa coleção de histórias que começa em 430 antes de Cristo e alcança os dias de hoje. Da Mesopotâmia até a Antarctica, “Mulheres Incríveis” conta a história de vida de jovens e adultas transgressoras, que subverteram leis, lutaram por menos desigualdade entre gêneros e ajudaram a construir um futuro melhor para todos nós.


Mulheres Incríveis conta a história de 44 mulheres que lutaram ou lutam pela igualdade entre gêneros, pela liberdade do povo onde moram e por aquilo que acreditam. No livro, vamos conhecer mulheres que fizeram a diferença no mundo desde a antiga Mesopotâmia até as que fazem a diferença nos dias atuais. Com minibiografias sobre cada uma, a obra vai contar onde e como elas cresceram, como foi o início de suas lutas e os resultados alcançados, muitas vezes passando a fronteira de seus países alcançado o mundo inteiro.

Uma dos pontos que mais gostei nesse livro foi a variedade dos países das revolucionárias, há mulheres de todos os lugares do mundo. Passamos pelos 5 continentes, e há países que eu nem sabia que existiam como Birmânia e Uganda. O mais incrível é ver que muitos lugares do mundo ainda estão “atrasados” em relação ao que é ou não permitido nesses países. 
 

Fiquei muito feliz em saber mais sobre mulheres que eu já conhecia, mas não sabia muito bem suas histórias, como Malala, Maria da Penha, Elza Soares, Marta, Frida Kahlo, entre outras. Mas amei conhecer as de mulheres que nunca tinha ouvido falar, como Kalpana Chawla, Qiu Jin, Kasha Jacqueline e muitas outras. 

São mulheres que lutam por liberdade, pelo direito de serem tratadas iguais aos homens, pelo fim do preconceito e de agressões gratuitas. Mulheres que decidiram não ficarem caladas num mundo de opressão e machismo. Os motivos de seus gritos de chega são os mais variados, o que mostra que há injustiça em todas as áreas, mas elas são corajosas, ousadas e incríveis e nada vai impedi-las de lutarem pelo certo. 


A edição do livro está maravilhosa. Para cada biografia, há uma frase marcante e uma ilustração da mulher correspondente, com seu nome, data de nascimento e morte (para as que já faleceram) e o estado e país de origem. A ilustradora Miriam fez um trabalho incrível, apesar de as imagens serem nas cores preto e branco, o fundo colorido deixou a ilustração muito viva. O livro traz também um mapa-múndi que mostra os países onde essas mulheres lutam por direitos.

Além disso, no final há alguns extras como: As sem pátria, com muitas frases aleatórias que qualquer mulher pode se identificar; Mais mulheres incríveis de todo o mundo, que traz nome, país e profissão de mais 250 mulheres incríveis de todo o mundo para pesquisa; Sobre as autoras, com recados sobre as mulheres incríveis que fizeram o livro, Kate Schatz, a autora, e Jules de Faria, da ONG Think Olga, que escreveu os perfis das brasileiras. 


Mulheres Incríveis é um livro lindo e incrível, que toda mulher deveria ler e ter na estante. Mais do que mostrar a vida de mulheres que lutam, o livro incentiva outras a lutar e fazer a sua própria história. 


11 comentários

  1. Fiquei bem curiosa, é sempre bom conhecer figuras femininas e incrivelmente inspiradoras. A edição está linda mesmo, seria tão bom poder desfrutar desse livro maravilhoso!

    Beijos <3

    ResponderExcluir
  2. Oi tudo bem?
    Adoro histórias com mulheres girl power! Então já fiquei doida para ler esse livro cheio de mulheres inspiradoras. A edição está mesmo um luxo.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem? Conhecer mulheres que mudaram a vida e que são uma representatividade de força é sempre bom. Mas parece que várias editoras estão lançando por agora também ou é impressão minha. O diferencial desta edição com certeza vai pela capa dura e as imagens diferenciadas. Gostei e com certeza leria.
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oie
    nossa, a edição é muito maravilhosa e adorei a incitativa da editora e das autoras de mostrarem mulheres tão incríveis e suas histórias, já quero para ontem estou apaixonada

    beijos
    http://www.prismaliterario.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi, tudo bem?
    Eu tenho visto algumas pessoas comentando sobre esse livro e estou cada dia mais curiosa para ler. Achei muito legal mostrarem mulheres tão incríveis e inspiradoras em um único livro.
    Pelo que vi, não conheço várias delas, mas são mulheres fortes e que deixaram sua marca na história de alguma forma. A edição parece estar realmente linda e estou muito curiosa para conferir.
    Adorei a indicação e espero ler em breve.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Olá Lê, eu não conhecia esse livro, mas ele parece ser realmente incrível, por trazer essa variedade de revolucionarias e fortes *-* Sem duvida vou anotar a dica e ler assim que tiver uma chance.

    ResponderExcluir
  7. Olá,
    Adorei conhecer o livro. Achei a capa e a proposta do livro muito boas! De fato eu não conheço a fundo a história de nem metade dessas mulheres e acho que a leitura é uma boa pedida!
    Beijos
    Blog Relicário de Papel

    ResponderExcluir
  8. Nossa que livro lindo, e ainda por cima de capa dura, apaixonei, parabéns, eu não conhecia o livro mas pela sua resenha eu fiquei bem curiosa para saber mais.

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. A edição parece estar mesmo incrível e as ilustrações maravilhosas, mas esse tipo de livro não funciona bem pra mim. Um monte de minibiografias iam acabar me deixando confusa e eu nem saberia mais quem era quem, por isso eu não leria, mas não duvido do valor da obra!

    ResponderExcluir
  10. Olha, quero dar esse livro para minhas sobrinhas para que elas conheçam outros tipos de 'princesas', acho uma leitura válida.

    ResponderExcluir
  11. Olá,
    Não conhecia a obra, mas logo de cara já adicionei na lista de desejados.
    Concordo com você que toda mulher precisa ler e ter um desses em sua estante para conhecer a história dessas verdadeiras guerreiras e também para incentivar a não abaixar a cabeça e ir à luta também por nossos direitos.
    A diagramação parece estar divina!

    LEITURA DESCONTROLADA

    ResponderExcluir

Oi pessoa leitora, fico muito feliz com sua visita. Não esqueça de deixar um comentário me contando o que achou do post e do blog!

Dicas e opiniões são sempre bem-vindas!

Obrigada pela visita e volte SEMPRE!!