Resenha: Trago seu amor de volta sem pedir nada em troca - Ique Carvalho

27 setembro 2017


Título: Trago seu amor de volta sem pedir nada em troca
Autor: Ique Carvalho
Editora: Sextante
Ano: 2017
Páginas: 240
Para saber mais: Skoob
Livro recebido em parceria com a editora.
Sinopse: A vida de Ique Carvalho era tranquila e parecida com a de muitos jovens de Belo Horizonte, sua cidade natal. Ele morava com os pais e os irmãos, era apaixonado pela namorada e trabalhava na agência de publicidade da qual era sócio. Suas impressões sobre o cotidiano iam para o blog The Love Code, onde podia dar vazão ao seu talento para escrever. Até que, em 2013, dois fatos fizeram tudo virar de ponta-cabeça. Na mesma semana, seu namoro teve um fim traumático e o pai recebeu o diagnóstico de uma doença degenerativa grave, que o mataria aos poucos. Sem chão e em meio a um turbilhão, foi no blog que encontrou refúgio para expressar seus sentimentos. Os textos fortes e genuínos acabaram viralizando, popularizando o site e dando a Ique milhares de fãs e seguidores. Suas palavras possuem o incrível dom de ser, ao mesmo tempo, simples e profundamente verdadeiras, traduzindo o que há de mais puro e desejável no amor. Essa mesma capacidade de causar impacto e despertar as emoções dos leitores permeia as reflexões tocantes de Trago seu amor de volta, seu aguardado segundo livro solo. Ique mais uma vez demonstra sua vocação única como cronista do amor em todas as suas expressões.


Em 2013, quando a vida de Ique Carvalho virou de ponta-cabeça com o termino de seu namoro e com o diagnóstico que seu pai recebeu de uma doença degenerativa grave, foi através do seu blog, o The Love Code, que ele colocou seus sentimentos para fora, com textos cheios de sentimentos e revelações.

Muitos de seus textos ganharam a internet, viralizando, o que tornou seu site famoso e cheio de seguidores. Um ano depois, ele estava publicando seu primeiro livro de crônicas, que fez tanto sucesso que, agora em 2017, sai pela editora Sextante, seu segundo livro, Trago seu amor de volta sem pedir nada em troca.


Ique dividiu as crônicas, intercalando os textos em dois temas, o amor entre homem e mulher e sobre o amor entre pai e filho. Mesmo gostando muito da maioria, esse formato incomodou-me um pouco, pois quando eu estava pensando sobre um assunto que ele tinha abordado, vinha outro diferente interromper meu raciocínio. A escrita dele é simples, porém profunda e cheia de sentimento.

O autor conta sobre suas conversas com o pai e sobre os cuidados que a doença do pai exige dele e da mãe. Algumas situações são divertidas e tiram sorrisos, mas a maioria aperta o peito e enche o coração de amor ao ver a dedicação e zelo que Ique tem com esse querido pai. Ique dedica grande parte do seu tempo cuidando do pai, tanto que sua namorada entende que ele tem muitas obrigações que envolvem essa responsabilidade. Além disso, podemos ver o amor que seus pais sentem um pelo outro, a preocupação deles com o relacionamento e o carinho que eles se dedicam supera qualquer doença. Eu fiquei verdadeiramente emocionada com todos as crônicas nas quais o foco era o seu pai.


As crônicas que falam sobre seus relacionamentos amorosos são engraçadas, tristes, questionadoras, emocionantes, e, é claro, conseguimos nos identificar com várias das situações narradas por Ique. Nesses textos, o autor defende um amor cheio de amizade, compartilhamento, afeto, carinho, confiança. Muito lindo ver como ele trata seus relacionamentos, suas paixões. Em alguns momentos, ele fala sobre como é ser mulher, na opinião dele, e como é importante respeitar todos os tipos de mulheres. 


A edição do livro está caprichadíssima. Depois de cada crônica, há uma ilustração simples e uma frase impactante do texto anterior. Sem falar que o livro possui uma trilha sonora, que pode ser escutada toda de uma vez ou uma música de cada vez, como sugere o autor, que separou uma canção para cada crônica. Mesmo sendo uma espécie de continuação de Faça amor, não faça jogo, publicado em 2014, Trago seu amor de volta sem pedir nada em troca pode ser lido individualmente.

Com certeza seus textos tocam o coração causando impacto e transbordando sentimentos. O livro é uma ótima indicação para os românticos de plantão, para os filhos dedicados e para quem acredita no amor, simples e puro! 

O livro possui um booktrailer lindo!




3 comentários

  1. Oi Lê,
    Não gosto muito de livros nesses estilo, mas achei a proposta do Ique linda demais! Acho que a leitura vale a pena! Vou anotar a dica!
    Beijos
    Blog Relicário de Papel

    ResponderExcluir
  2. Oi, tudo bem?
    Eu sempre acompanhei o blog do Ique e perdi a conta de quantas vezes eu chorei lendo os textos dele. Não preciso nem falar que estou louca para ler este livro né?
    Adorei conferir sua resenha. Mesmo algumas coisas tendo te incomodado um pouco durante a leitura, acho que vou gostar bastante do livro.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Oi Lê! Eu não sou muito fã de livros de crônicas, para falar a verdade. Mas pelo que você disse parece ser um livro que fala bastante sobre o amor em suas múltiplas formas. E as vezes amar pode ser algo dolorido de determinada forma. Adorei as fotos <3

    beijos

    Psicose da Nina | Instagram
    Colunista no Estante Diagonal

    ResponderExcluir

Oi pessoa leitora, fico muito feliz com sua visita. Não esqueça de deixar um comentário me contando o que achou do post e do blog!

Dicas e opiniões são sempre bem-vindas!

Obrigada pela visita e volte SEMPRE!!