Resenha #111 - Nossas Noites - Kent Haruf

18 outubro 2017

Título: Nossas Noites
Título original: Our souls at Night
Autor:  Kent Haruf
Editora: Companhia das Letras
Ano: 2017
Páginas: 160
Para saber mais: Skoob
Livro recebido em parceria com a editora.
Sinopse: Em Holt, no Colorado, Addie Moore faz uma visita inesperada a seu vizinho, Louis Waters. Viúvos e septuagenários, os dois lidam diariamente com noites solitárias em suas grandes casas vazias. Addie propõe a Louis que ele passe a fazer companhia a ela ao cair da tarde para ter alguém com quem conversar antes de dormir. Embora surpreso com a iniciativa, Louis     aceita o convite. Os vizinhos, no entanto, estranham a movimentação da rua, e não demoram a surgir  boatos maldosos pela cidade. Aos poucos, os dois percebem que manter essa relação peculiar talvez não seja tão simples quanto parecia. Neste aclamado romance, Kent Haruf retrata com ternura e delicadeza o envelhecimento, as segundas chances e a emoção de redescobrir os pequenos prazeres da vida que pode surpreender e ganhar um novo sentido mesmo quando parece ser tarde demais.



Sobre o livro

O livro conta a historia de dois vizinhos, Addie e Louis, que encontra um no outro a amizade e o companheirismo que perderam a muito tempo. Ambos têm filhos que moram em outras cidades e perderam seus companheiros.

No inicio vem a surpresa e a coragem de Addie, que cansada de se sentir só, procura o amigo Louis e faz uma proposta surpreendente que vai mudar a vida dos dois. De imediato, ele não aceita, mas decide ver até onde essa historia pode ir. Aos poucos, Louis percebe que sente falta de uma boa conversa e de uma companhia que de alguma forma preencha um vazio que foi deixado, não com a perda da mulher, mas com o passar dos anos. As noites na companhia de Addie tornam-se agradáveis, e Louis acaba aceitando definitivamente o pedido da vizinha.

No desenrolar da trama, eis que surge Jamie, neto de Addie, que passa a morar com a avó em decorrência de problemas na relação dos pais. Nesse momento que a relação dos vizinhos toma um novo rumo, sofrendo muito com a falta da família, Jamie cria um enorme carinho e admiração por Louis, assim o que seriam apenas noites na companhia de Addie, agora passam a ser dias, almoços, jantares, e uma “nova forma de amar” acaba arrebatando o casal.


Mas essa historia não é feita de momentos felizes, quando o filho de Addie e a filha de Louis vêm para a cidade, eles acabam enxergando a relação dos dois como algo ruim. E, nesse momento, essa relação precisa ser forte para enfrentar o preconceito dentro da própria família.

Embora nunca nos tocássemos. Você aprende a ficar só no seu lado da cama.

Minha Opinião

Para começo de conversa, preciso dizer que o livro é um verdadeiro amorzinho, a história em si é leve e muito emocionante, me fez pensar e refletir sobre muita coisa, sendo a principal delas é que qualquer pessoa merece ser feliz, não importa a idade, a condição social ou qualquer outro fator. Mas então vocês podem me perguntar, só percebeu isso agora? Não, mas a simplicidade do amor desses dois me tocou bastante.

O livro é pequeno, os capítulos são curtinhos, com duas ou três paginas apenas. A narrativa leve, e com isso a leitura flui, e você nem percebe que está devorando o livro, quando se dá conta já acabou.


Os personagens são de uma coragem extrema. Addie me conquistou com sua forma de enfrentar a vida, com sua dedicação a viver o que acredita e não se importar com o julgamento das pessoas, mesmo sabendo que eles viriam, ela foi em busca do que acreditava ser o melhor para sua felicidade. Personagens assim me ganham de imediato.

Ah, Deus do céu. Eu tenho setenta anos. Estou pouco me importando com o que as pessoas dessa cidade pensam.  

Addie e Louis aprenderam uma maneira única de demonstrar amor e lutaram por isso até o fim. Eles descobriram que mesmo na velhice ainda são capazes de amar e de fazer quem se ama feliz e que sexo não é nada quando se tem uma boa companhia e com quem conversar no fim do dia. Estar junto é a coisa mais importante.

Depois que li o livro, descobri que ele foi adaptado pela Netflix e já está disponível. Ainda não vi o filme, mas é um filme presente na minha lista, e espero gostar também da adaptação como gostei da leitura.


3 comentários

  1. Olá!
    Gostei da proposta desse livro. Ele está entre um romance, drama e suspense pelo que vi. Esse envolvimento dos personagens me agradou bastante já que sempre nos deparamos com romances entre jovens e dessa vez aventuramos a um relacionamento adulto cheio de barreiras e preconceitos.
    Valeu a dica
    Nizete
    Cia do Leitor

    ResponderExcluir
  2. amo livros com capítulos curtos,fluem bem melhor comigo... já tinha recebido essa indicação de um amigo e to louca pra ler...adorei a premissa dele...
    bjs...

    ResponderExcluir
  3. Oie tudo bem? Recebi esse livro mas não estava animada pra ler, sua resenha agora me deixou curiosa, vou dar uma chance!

    ResponderExcluir

Oi pessoa leitora, fico muito feliz com sua visita. Não esqueça de deixar um comentário me contando o que achou do post e do blog!

Dicas e opiniões são sempre bem-vindas!

Obrigada pela visita e volte SEMPRE!!