Resenha #117 - A Lógica Inexplicável da Minha Vida - Benjamim Alire Sáenz

14 novembro 2017

Título: A lógica inexplicável da minha vida
Título Original: The Inexplicable Logic of my life
Autor: Benjamim Alire Sáenz
Editora: Seguinte
Ano: 2017
Páginas: 440
Para saber mais: Skoob
Livro recebido em parceria com a editora.
Sinopse: Salvador levava uma vida tranquila e descomplicada ao lado de seu pai adotivo gay e de Sam, sua melhor amiga. Porém, o último ano do ensino médio vem acompanhado de mudanças sobre as quais o garoto não tem nenhum controle, como ímpetos de raiva que ele não costumava sentir. Além disso, Salvador tem que lidar com a iminente morte da avó, com uma tragédia repentina que acontece na vida de Sam e com o fato de seu pai estar se reaproximando de um ex-namorado. Em meio a esse turbilhão de sentimentos, que vão do luto ao amor e da amizade à solidão, Sal passa a questionar sua própria origem e identidade, e tenta encontrar alguma lógica para a sua vida - uma tarefa que parece quase impossível.



Sobre o livro

Aos 17 anos, Sal entra no último ano do ensino médio, sem muitas expectativas, ele se vê em meio a grandes mudanças. Desde os cinco anos, é melhor amigo de Sam, que entra nesse último ano carregado de expectativas para as mudanças que virão. Decidido a tirar um ano sabático, ele não está muito preocupado com as decisões que precisam ser tomadas e nas escolhas que precisa fazer.

Salvador foi adotado aos três anos por Vicente, um descendente de mexicano, gay, melhor amigo da sua mãe biológica, que morreu em decorrência de um câncer. Com um pai muito amoroso e dedicado, ele vive uma vida muito tranquila, até que as mudanças que sua amiga tanto ansiava surgem no comportamento do amigo. Acessos descontrolados de raiva acontecem quando ele se vê em situações em que fere pessoas que ama, e esse novo comportamento, inúmeras vezes, é visto por ele como uma herança da conduta de seu pai biológico, que ele nem faz ideia de quem é.


A vida descomplicada que vivia agora está incerta, tudo porque sua amada Mima, avó adotiva, que dedica um amor incondicional por Sal, tem o difícil diagnóstico de um câncer em estado avançado. Com a certeza de que o tempo que ainda terá ao lado dela é breve, ele tenta permanecer o maior tempo possível na companhia dela, mas, quando está longe, a revolta e a raiva existentes nele crescem.
Talvez a gente nem sempre saiba o que existe dentro de nós.

Não bastasse todas as incertezas que Sal tem que enfrentar em sua vida, uma grande tragédia acaba acontecendo, isso acarreta outras grandes mudanças na vida dos dois amigos.


A vida tem uma lógica própria. As pessoas falam sobre a estrada da vida, mas eu acho que é bobagem. Estradas são lisas e asfaltadas, e têm placas  que dizem para que lado se deve seguir. a vida não é nada parecida com uma estrada. Há dias em que acontecem coisas ótimas, e tudo é lindo e perfeito, e, do nada  tudo pode ir direto para o inferno.

Minha opinião 

Nas primeiras páginas do livro, já tive certeza de que eu iria ser conquistada pela história, e não me enganei, Sal me conquistou de cara em questão de instantes, um menino que todos veem como certinho e incapaz de qualquer ato irracional, mas que por dentro é cheio de questionamentos, indecisões e dúvidas.

A amizade sincera e cúmplice que Sal tem com Sam foi um dos fatores que me fizeram amar os dois, aquele conhecimento que só verdadeiros amigos tem de se entender sem que nenhuma palavra precise ser dita, que muitas vezes precisamos dos nossos amigos, mesmo que em silêncio, do nosso lado, que a presença física já é o suficiente para que saibamos que estão conosco em todas as situações, esse foi o meu sentimento por esses dois.

Com tantas coisas acontecendo em sua vida, tantas dúvidas sobre o futuro, o luto pela morte da avó, descobrir quem ele é de verdade é essencial para ele, mas pode não ser tão fácil.



O livro é dividido em seis partes caracterizadas pelo momento vivido pelos personagens, as partes são divididas em capítulos pequenos, e isso fazia com eu quase não o larga-se. A narrativa do autor é bastante clara, sem enrolação e, quando você acredita que nenhum fato novo iria surgir, ele encontrava o jeito de surpreender mais uma vez.

Sem dúvidas um das minhas melhores leituras do mês, fazia muito tempo que eu não marcava tantas passagens em um livro. Se você está em busca de uma história carregada de amor e amizade essa é uma delas.


Eu estava tentando explicar a mim mesmo por que estava tão feliz. Nunca tinha ficado tão feliz assim. Finalmente entendi uma coisa sobre a vida e sua lógica inexplicável. Eu queria queria ter certeza de tudo, e a vida nunca me daria nenhuma certeza.



Um comentário

  1. Olá!! Já tem tempo que quero ler esse livro está na minha lista de livros para ler esse ano mas, não sei se conseguirei ler esse ano ainda. Porém me parece um excelente livro e eu amei a sua resenha e saber sua opinião me deixou com mais vontade de ter um exemplar desse.
    beijocas.

    www.meumundosecreto.com.br

    ResponderExcluir

Oi pessoa leitora, fico muito feliz com sua visita. Não esqueça de deixar um comentário me contando o que achou do post e do blog!

Dicas e opiniões são sempre bem-vindas!

Obrigada pela visita e volte SEMPRE!!