Resenha: Anna e o Beijo Francês - Stephanie Perkins

26 novembro 2017

Título: Anna e o Beijo Francês
Título original: Anna and the French Kiss 
Autora: Stephanie Perkins
Editora: Novo Conceito
Ano: 2011
Páginas: 288
Para saber mais: Skoob
Sinopse: Anna Oliphant tem grandes planos para seu último ano em Atlanta: sair com sua melhor amiga, Bridgette, e flertar com seus colegas no Midtown Royal 14 multiplex. Então ela não fica muito feliz quando o pai a envia para um internato em Paris. No entanto, as coisas começam a melhorar quando ela conhece Étienne St. Clair, um lindo garoto — que tem namorada. Ele e Anna se tornam amigos próximos e as coisas ficam infinitamente mais complicadas. Anna vai conseguir um beijo francês? Ou algumas coisas não estão destinadas a acontecer?

Anna e o Beijo Francês é o primeiro volume da trilogia Anna, Lola e Isla. Todos os livros foram pulicados no Brasil pela editora Novo Conceitoo segundo, Lola e o Garoto da Casa ao Lado, foi publicado em 2015 e o terceiro, Isla e o Final Feliz, em 2015. Mesmo fazendo parte de uma série, os livros funcionam de forma individual.

Sobre o livro

O livro nos conta a história de Anna, uma adolescente americana, filha de um famoso autor de livros nos quais alguém tem uma doença e morre. Ela é apaixonada por cinema e vive uma vida feliz em Atlanta, mas tudo vira de cabeça para baixo quando seu pai resolve mandá-la para Paris para fazer seu último ano do Ensino Médio em uma escola renomada. Ela então viaja contra sua vontade para a cidade mais romântica do mundo e conhece, em sua nova escola, o grupo de amigos divertidos de sua vizinha de dormitório. Entre eles está St. Clair, o cara mais gato que Anna já conheceu. Ela instantaneamente fica a fim dele, mas há um grande problema: ele namora. Anna aceita o fato e vira uma grande amiga do rapaz, mas no fundo do seu coração há aquela pequena esperança de que ele vai corresponder a seus sentimentos.




Minha opinião


Eu já queria ler esse livro fazia algum tempo, mesmo não sendo o tipo de livro que eu normalmente fico interessada. Não sou lá muito chegada em romances mais leves e adolescentes como é o caso de Anna e o Beijo Francês, mas tinha alguma coisa nessa história que me instigava. Talvez tenha sido o ambiente em que se passa, sou louca pela França. De qualquer forma, fiquei feliz ao ter a chance de ler e resenhar esse livro aqui pela primeira vez.

O livro me surpreendeu desde o começo ao me apresentar uma protagonista fora do clichê de livros adolescentes. Aqui nós não vemos aquela garota apaixonada pelo cara mais bonito da escola e que se coloca para baixo o tempo todo e nos aponta todos os seus defeitos justificando o motivo de ela nunca ser escolhida pelo garoto. Anna também não se enaltece, mas sabe muito bem que o real motivo de ela não ter chance com St. Clair é pelo fato de ele já namorar e amar muito a garota. E isso já foi um ponto positivo para mim.


Claro que depois de um tempo, quando St. Clair demonstra um certo interesse, ela começa a ficar um pouco pensativa do porquê de ele simplesmente não ficar com ela. Mas em nenhum momento ela mostra uma insegurança total, ela simplesmente não entende os motivos de St. Clair.

Gostaria muito de falar da narrativa da autora, mas acho que não foi possível ter uma visão boa sobre isso, pois em vários momentos senti que a tradução não tinha sido muito bem feita. Há vários momentos em que a frase não fazia tanto sentido quanto deveria, o que deixou as coisas um pouco confusas. Também senti falta de alguns travessões no meio dos diálogos, constantemente eu lia algo como se o personagem estivesse falando mas na verdade era um pensamento ou descrição do que a pessoa fez logo depois.

Não sei se isso tudo foi problema da minha edição e talvez uma mais recente não tenha nada disso, assim espero, já que tirando esses problemas, Anna e o Beijo Francês foi um dos livros mais fofos que li esse ano. Os personagens são divertidos e amáveis, acho bem difícil não se apaixonar por St. Clair depois que terminar essa leitura.

Nenhum comentário

Postar um comentário

Oi pessoa leitora, fico muito feliz com sua visita. Não esqueça de deixar um comentário me contando o que achou do post e do blog!

Dicas e opiniões são sempre bem-vindas!

Obrigada pela visita e volte SEMPRE!!