Resenha: Mulheres Perigosas - George R. R. Martin e Gardner Dozois

28 novembro 2017

Título: Mulheres Perigosas
Título original: Dangerous Women
Autor: George R. R. Martin e Gardner Dozois
Editora: Leya
Ano: 2017
Páginas: 736
Para saber mais: Skoob
Livro recebido em parceria com a editora.
Sinopse: Editada por George R. R. Martin, esta antologia traz 21 histórias inéditas sobre magia, ciúme, ambição, traição e rebeldia para Joana D’Arc nenhuma botar defeito. Esqueça o estereótipo de mulheres vítimas e heróis másculos enfrentando sozinhos qualquer perigo. Aqui você irá encontrar mulheres guerreiras, intrépidas pilotas, destemidas astronautas, perversas assassinas, heroínas formidáveis, sedutoras incorrigíveis e muito mais. 


Sobre o livro

Em Mulheres Perigosas, George Martin reúne 21 contos, de diversos autores, que exaltam o poder feminino. Os contos variam em gêneros que vão desde fantasia até suspense psicológico, eles foram escritos por nomes conhecidos, como Brandon Sanderson, da trilogia Mistborn, e Diana Gabaldon, da série Outlander, e por autores que ainda não foram publicados no Brasil. O último conto é na verdade uma novela escrita pelo do próprio Martin sobre A Dança dos Dragões, a guerra civil que assolou Westeros dois séculos antes dos acontecimentos de A Guerra dos Tronos.

São muitas histórias diferentes que vão de tramas mais simples até as mais complexas, todas mostrando os diferentes tipos mulheres, exaltando a inteligência, a determinação, o poder, e mais tantas outra qualidades de mulheres lutadoras e quebradoras de regras.


Minha opinião


Como todo livro de contos, sempre tem contos que eu gosto mais do que os outros, e com esse livro não foi diferente. Eu gostei da maioria dos contos, mas há alguns que não me conquistaram, ou por não me envolver com a história, ou por não gostar da narrativa. 

Uma das coisas mais legais em livros de contos é a variedade de histórias presentes, o que é bem forte nesse livro, pois são 21 autores diferentes, o que proporciona uma leitura muito diversificada. Um aspecto que ajuda bastante na leitura e interpretação de algumas histórias do livro é a minibiografia que há antes de cada conto. Nela conhecemos um pouco sobre os autores e autoras e, em alguns casos, sabemos um pouco sobre o que encontraremos no conto.

Os contos são de tamanhos variados, têm desde bem curtinhos até contos mais longos. O mais legal aqui é a diversidade de gêneros, assim fica mais fácil gostar da leitura. Fiquei muito satisfeita com a leitura dos textos, mas teve alguns específicos que tive muita vontade de continuar lendo, de saber mais sobre a história.

Alguns autores, como Martin e Gabaldon, trazem contos de universos já criados por eles, o que pode ser muito bom para quem conhece seus livros ou ruim para quem não sabe nada da história original. Eu conheço As Crônicas de Gelo e Fogo, mas não sei sobre a história de Outlander, contudo isso não foi empecilho para eu compreender a trama apresentada aqui no livro.


Para dar uma ideia do livro para vocês, vou comentar sobre três contos que gostei muito:

Em Ou Meu Coração Está Partido, de Megan Abbott, o desaparecimento da filha de um casal deixou-me curiosa e angustiada. O modo como a autora trabalhou a relação do casal e a tensão entre eles deixou a história com um ar de incertezas e mentiras. Adorei!

Já em Vizinhos, de Megan Lindholm, a história de Sarah Wilkins emociona e encanta. Com uma sensibilidade incrível, Megan mostra o carinho que essa senhora querida tem com sua casa e som sua amiga, Linda Mason.

Em O Nome da Fera, de Sam Sykes, a confusão tomou conta da minha cabeça ao mesmo tempo que fiquei fascinada com o modo como o autor narrou a história. Depois de ler o conto perdida em muitos questionamentos, eu surtei com o final! Que final, minha gente, que final!!

Mulheres perigosas explora diferentes lados das mulheres apresentadas, assim como aborda diversos temas também. Impossível não se envolver em algumas situações apresentadas, principalmente nos contos mais contemporâneos. Para quem curte contos e temas variados, que tem como foco a força feminina, você encontrou o livro certo!


Nenhum comentário

Postar um comentário

Oi pessoa leitora, fico muito feliz com sua visita. Não esqueça de deixar um comentário me contando o que achou do post e do blog!

Dicas e opiniões são sempre bem-vindas!

Obrigada pela visita e volte SEMPRE!!