Resenha: Extraordinário - R. J. Palacio

06 dezembro 2017

Título: Extraordinário
Título original: Wonder
Autora: R. J. Palacio
Editora: Intrínseca
Ano: 2013
Páginas: 320
Para saber mais: Skoob
Sinopse: August Pullman, o Auggie, nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso, ele nunca havia frequentado uma escola de verdade... até agora. Todo mundo sabe que é difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular de Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros.



Sobre o livro

August Pullman, um menino apaixonado por Star Wars, nasceu com uma síndrome genética gravíssima, sendo assim já foi submetido a mais de 20 cirurgias. Por causa da sua deformidade facial, nunca frequentou a escola, mas agora que ele já tem 10 anos, sua mãe acredita que esse momento chegou.

Mesmo contra sua vontade, Auggie vai, durante as férias, conhecer o colégio Beecher Prep. Lá, após uma conversa com o diretor, o sr. Buzanfa, ele é levado, por 3 de seus futuros colegas, Jack Will, Julian e Charlotte, para fazer um tour pela escola.

Depois da experiência, nada agradável de conhecer a escola, August enfim começa o 5º ano do ensino fundamental. Seu primeiro dia de aula vai mostrar um pouco do que ela passará durante o ano, desde olhares curiosos até a perguntas e piadas maldosas. Na luta constante para provar que ele é um menino normal, August superar seus medos e transformar pessoas.



 Minha opinião

A primeira vez que eu li extraordinário, em 2013, imediatamente me apaixonei pela sensibilidade da história. Agora que o filme vai ser lançado, resolvi reler pela segunda vez (sim, eu já tinha relido em 2014). E só posso dizer que a cada leitura, meu carinho pelo Auggie só aumenta.

Auggie é um menino incrível, querido, engraçado e amado, sem falar que é mega fã de Star Wars. Ao acompanhar sua nova rotina, fica visível seu medo, descontentamento e desconforto com essa situação. Ele deixa claro seus sentimentos e quando necessário coloca-os para fora, o que me fez querer abraçá-lo e protegê-lo. 

Auggie tem uma família muito dedicada, preocupada e unida, mas ao mesmo tempo ciente que essa nova jornada na vida do menino não será fácil. A importância da família é destacada também na figura da irmã, a Via, uma menina que deixa de lado seus desejos para ajudar e para estar ao lado do irmão.

Todos os personagens secundários merecem destaque, mas Summer e Jack Will ganharam meu coração. Há uma carga emocional quando acompanhamos cada personagem narrar seu envolvimento com August, e é muito gratificante ver a transformação que a presença do amigo tem em suas vidas.


Assim acompanhamos o ano de Auggie no colégio, seu descontentamento e desconforto com essa situação é visível. Ele deixa claro seus sentimentos e quando necessário coloca-os para fora, o que me fez querer abraça-lo e protegê-lo. Tudo isso leva a muitas reflexões sobre temas, como preconceito e o sentimento de deslocamento.

O livro foi primeiramente publicado com uma capa branca e depois ganhou uma versão com capa azul (tenho as duas). A escrita da autora é simples, fluida e leve. E os capítulos são bem curtos, o que deixa a leitura super rápida. A narrativa é dividida em 8 partes, a maioria pela visão de Auggie, mas há a voz de amigos e familiares também.
Toda pessoa deveria ser aplaudida de pé pelo menos uma vez na vida, porque todos nós vencemos o mundo.

Acompanhar a história pela visão de vários personagens é extremante positivo no livro, pois conseguimos ver o que está acontecendo com as outras personagens e o que elas pensam sobre o Auggie e a sua situação. Isso deixou o livro mais real e sensível e mostra o quão humanos são esses personagens, que podem cometer falhas ou atitudes maldosas, mas que sabem assumir seus erros e pedir desculpas quando necessário ou tentar consertar os problemas de alguma maneira.



O tema principal do livro na minha opinião é o bullinyg, mas todo o livro é cheio de ensinamentos e lições. A autora preocupou-se muito trabalhar temas como família, amizade, o julgamento por aparência, e o se sentir deslocado no mundo, com a convivência de Auggie e a não acolhimento dele entre as crianças. 

Um fato muito legal do livro são os preceitos do sr. Browne, ensinamentos que uma vez por mês o professor coloca no quadro, ensinando as crianças os mais diversos assuntos. Além disso, todos eles estão reunidos num apêndice ao final do livro. Auggie é apaixonado por Star Wars, então o livro traz várias referências da saga, para quem gosta dos filmes, vai compreender todas elas.

O final do livro é lindo, impossível não chorar de emoção. O que torna essa leitura muito importante para mim é o fato de que aprendi muito com ela. Recomendo para quem gosta de livros que retratam assuntos delicados de maneira sensível.



4 comentários

  1. Olá! Eu sempre vi resenhas e a galera elogiando este livro em todos os blogs literários que visito e já visitei. Mas eu, particularmente, nunca tive interesse em ler. Talvez em algum momento eu vá assistir ao filme, mas também não é algo que irá entrar para a lista de prioridades.

    ResponderExcluir
  2. A novidade para mim, é o protagonista ser fã de Star Wars. Acho que é a primeira vez que leio sobre essa característica de Auggie. Bom, esse é um livro que nunca tive curiosidade em ler. Quero ver o filme. Espero gostar.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Já pude ler tanta coisa sobre esse livro que posso dizer que quase li de fato o livro! Tem muito afeto envolvido na criação dessa história, a sensibilidade é palpável até quando são outras pessoas falando dele. Torço muito pra que o filme tenha o mesmo impacto emocional que a leitura do livro :)

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem? Vergonha alheia no momento, mas acredita que até hoje não li Extraordinário? Sei de diversas opiniões elogiando, falando que o livro nos traz tanto ensinamentos, porém nunca tive ainda a oportunidade perfeita para lê-lo. Espero mudar em breve pois o filme está ai batendo na porta. ADOREI as suas impressões e pude perceber o quanto você gostou da leitura <3
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Oi pessoa leitora, fico muito feliz com sua visita. Não esqueça de deixar um comentário me contando o que achou do post e do blog!

Dicas e opiniões são sempre bem-vindas!

Obrigada pela visita e volte SEMPRE!!