Resenha: Dias de Despedida - Jeff Zentner

19 janeiro 2018

Título: Dias de Despedida
Título Original: Goodbye Days
Autor: Jeff Zentner
Editora: Seguinte
Ano: 2017
Páginas: 392
Para saber mais: Skoob
Livro recebido em parceria com a editora.
Sinopse: Cadê vocês? Me respondam. Essa foi a última mensagem que Carver mandou para seus melhores amigos, Mars, Eli e Blake. Logo em seguida os três sofreram um acidente de carro fatal. Agora, o garoto não consegue parar de se culpar pelo que aconteceu e, para piorar, um juiz poderoso está empenhado em abrir uma investigação criminal contra ele. Mas Carver tem alguns aliados: a namorada de Eli, sua única amiga na escola; o dr. Mendez, seu terapeuta; e a avó de Blake, que pede a sua ajuda para organizar um “dia de despedida” para compartilharem lembranças do neto. Quando as outras famílias decidem que também querem um dia de despedida, Carver não tem certeza de suas intenções. Será que eles serão capazes de ficar em paz com suas perdas? Ou esses dias de despedida só vão deixar Carver mais perto de um colapso — ou, pior, da prisão?


Sobre o livro 

O livro conta a história Carver Briggs, um estudante da Academia de Artes de Nashville, que aproveitava seu tempo livre com os amigos. A história começa a ser narrada durante o velório dos melhores amigos de Carver, que morreram em trágico acidente de carro.

Com o sentimento de culpa consumindo por dentro, Carver revive memórias de dias simples e felizes durante os velórios dos amigos. Ele percebe que sua vida dali em diante será totalmente diferente. Prestes a voltar para a escola, sem amigos, tendo que carregar a culpa pela morte deles. Além do ódio de Adair, a irmã gêmea de Eli, um dos melhores amigos de Carver.

Além de todos os sentimentos confusos, que conflitam em sua cabeça, Carver ainda tem que lidar com a possibilidade de ir parar na cadeia já que Mars, um dos amigos, era filho do juiz da cidade. Com as consequências que o processo pode trazer para sua vida e para vida da sua família.

Em meio a tudo isso, ele acaba aceitando um pedido especial da avó de Blake, um dos integrantes da Tupe do Molho, que era como eles chamavam a turma. Assim, passou o dia fazendo o que o amigo faria em um dia normal e relembrando momentos vividos por eles.



Minha Opinião

Muitas vezes me surpreendo com minhas escolhas, não gosto muito de ler as sinopses dos livros, algo me incomoda, sou muito atraída pelos títulos e, às vezes, pelas capas, mas elas não são um parâmetro para minhas escolhas. Dias de despedida foi uma boa surpresa.

Nas primeiras frases do livro, já percebi que teria uma leitura que me faria refletir de certo modo sobre os nossos atos, como fazemos coisas que julgamos inocentes e que pode mudar drasticamente não só as nossas vidas, como também a vida de outras pessoas.

Você algum dia se perguntou a consequência que um simples mensagem de texto ou uma ligação sua pode trazer para vida de alguém? São essas as reflexões que que podemos fazer com a premissa do livro. 

Espero que haja começos no meu futuro.Estou cansado de enterrar as coisas. Estou cansado de liturgias de fim.

Fui envolvida pela escrita do autor, pela forma em que o personagem lida com os sentimentos, com as confusões que ele vive. E muito mais pela forma como ele passa por tudo isso. Por tudo que ele enfrenta.

Espero que se vocês tiverem a oportunidade de fazer a leitura, que a façam com um olhar aberto e com o pensamento de que tudo e todas as coisas que fazemos têm uma consequência em nossas vidas e na vida dos outros.


Nenhum comentário

Postar um comentário

Oi pessoa leitora, fico muito feliz com sua visita. Não esqueça de deixar um comentário me contando o que achou do post e do blog!

Dicas e opiniões são sempre bem-vindas!

Obrigada pela visita e volte SEMPRE!!