Resenha: Extraordinárias - Aryane Cararo e Duda Porto de Souza

02 janeiro 2018

Título: Extraordinárias - Mulheres que revolucionaram o Brasil
Autoras: Aryane Cararo e Duda Porto de Souza
Editora: Seguinte
Ano: 2017
Páginas: 208
Para saber mais: Skoob
Livro recebido em parceria com a editora.
Sinopse: Dandara foi uma guerreira negra fundamental para o Quilombo dos Palmares. Bertha Lutz foi a maior representante do movimento sufragista no Brasil. Maria da Penha ficou paraplégica e por pouco não perdeu a vida, mas sua luta resultou na principal lei contra a violência doméstica do país. Essas e muitas outras brasileiras impactaram a nossa história e, indiretamente, a nossa vida, mas raramente aparecem nos livros. Este volume, resultado de uma extensa pesquisa, chega para trazer o reconhecimento que elas merecem. Aqui, você vai encontrar perfis de revolucionárias de etnias e regiões variadas, que viveram desde o século XVI até a atualidade, e conhecer os retratos de cada uma delas, feitos por artistas brasileiras. O que todas essas mulheres têm em comum? A força extraordinária para lutar por seus ideais e transformar o Brasil.



Extraordinárias apresenta a história de 40 mulheres que ajudaram e ajudam a construir a história do Brasil. No livro, conhecemos mulheres que, enfrentaram preconceitos e fizeram a diferença em diversas áreas, lutando pela igualdade. Com minibiografias sobre cada uma, a obra vai contar onde e como elas cresceram, como foi o início de suas lutas e os resultados alcançados, que, muitas vezes, mudaram o destino das mulheres do pais e ajudaram na construção do Brasil.

A variedade das lutas dessas mulheres é ponto principal desse livro, há “guerreiras” lutando pelos mais diversos direitos, como o direito a alfabetização, a luta contra a coroa Portuguesa, o direito ao trabalho. É impressionante ver como a sociedade era (às vezes, ainda é) machista e desigual, em muitos casos, o Brasil é atrasado em relação a outros países. 


É gratificante aprender sobre mulheres que eu já conhecia, mas não sabia muito bem suas histórias, como Anita Garibaldi, Chiquinha Gonzaga, Carolina Maria de Jesus, entre outras. Contudo é lindo conhecer mulheres que eu nunca tinha ouvido falar e são tão significativas para a história do país, como Dandara, Bertha Lutz, Ada Rogato e muitas outras. 

São mulheres que lutaram e lutam não só por liberdade e por direitos iguais, mas pelo fim do preconceito com seu povo. Elas decidiram não ficarem caladas num mundo de opressão e machismo. Os motivos de seus gritos de chega são os mais variados, o que mostra que há injustiça em todas as áreas, mas elas são corajosas, ousadas, extraordinárias e incentivam outras mulheres a lutarem pelas suas reivindicações. 


A edição do livro está lindíssima. Para cada extraordinária, há uma biografia, um título referente a sua luta, com seu nome, data de nascimento e morte (para as que já faleceram) e o estado de origem, e uma ilustração com seu rosto. Além disso, encontramos extras que explicam o contexto histórico no qual está mulher estava inserida. Algumas informações extras que completam as biografias também podem ser encontradas.

São 9 ilustradoras que fizeram um trabalho incrível. Com o passar da leitura, consegui identificar o traço de cada uma. O livro traz também uma linha do tempo de vida de mulheres no Brasil e sua importância histórica, um glossário explicando termos e nomes mencionados durante as biografias, e a lista de referências usada para cada mulher.


Além disso, há a menção a 4 mulheres que não nascerem no Brasil, mas escolheram essa terra para chamar de sua e acabaram ajudando também para a transformação brasileira, são elas: Felipa de Souza, Carmem Miranda, Lina Bo Bardi e Dorothy Stang.

Extraordinárias: mulheres que revolucionaram o Brasil é um livro poderoso e lindo, que mostra o quão poderosa pode ser uma luta por um ideal. Mais do que mostrar a trajetória de mulheres revolucionaras, o livro incentiva outras a lutar e fazer a sua própria história.


Nenhum comentário

Postar um comentário

Oi pessoa leitora, fico muito feliz com sua visita. Não esqueça de deixar um comentário me contando o que achou do post e do blog!

Dicas e opiniões são sempre bem-vindas!

Obrigada pela visita e volte SEMPRE!!