Resenha: Meus Dias com Você - Clare Swatman

26 janeiro 2018

Título: Meus Dias com Você
Título original: Before you go
Autora: Clare Swatman
Editora: Arqueiro
Ano: 2017
Páginas: 288
Para saber mais: Skoob
Livro recebido em parceria com a editora.
Sinopse: Numa fatídica manhã, Ed e Zoe têm uma discussão terrível, algo recorrente no seu casamento em crise, e ela acaba se despedindo de forma brusca quando ele sai para o trabalho. Pouco tempo depois, um ônibus acerta a bicicleta de Ed, matando-o e deixando Zoe arrasada por não ter lhe dito quanto o amava. Se tivessem ficado mais um pouco juntos aquela manhã, ele ainda estaria vivo? Será que poderiam ter reconstruído o amor que os unira? Após dois meses, Zoe ainda não conseguiu se conformar. De luto, decide cuidar do jardim do marido, quando acaba caindo e desmaiando. Então, algo estranho acontece: ao acordar, ela está em 1993, no dia em que conheceu Ed na faculdade. A partir desse instante, Zoe passa a reviver momentos cruciais de sua vida e percebe que talvez tenha conseguido uma segunda chance: uma oportunidade de fazer tudo diferente, de focar naquilo que realmente importa, de mudar os rumos do relacionamento – e, quem sabe, o destino de seu grande amor.



Sobre o livro

Zoe e Ed estão com o casamento em crise. A relação não é mais a mesma e as brigas são constantes. Depois de uma discussão matinal, Ed sai para trabalhar, alguns minutos depois de sair de casa, um ônibus acerta a sua bicicleta, matando Ed na hora. Zoe completamente arrasada pela morte do marido e pelo modo como passou a última manhã com ele, entra em uma depressão profunda. Ela passa os dias pensando que se tivesse ficado mais um pouco com Ed naquela manhã, ele não teria morrido.

Assim, após dois meses de muita tristeza, ela vai até o jardim, que seu marido cuidava, no apartamento dos dois, e acaba caindo e batendo a cabeça. Quando acorda está em 1993, na casa de seus pais, no dia em que foi para a faculdade, o dia em que conheceu Ed. Agora, ela terá a oportunidade de reviver alguns dias importantes na vida do casal e talvez mudar o futuro deles.


Eu vou levar para sempre o desejo de ter dito a ele algumas coisas que não disse, sempre vou desejar a chance de mudar algumas coisas que fiz no dia em que ele morreu e nos meses e anos antes desse dia. Mas não posso, então tentarei carregar comigo os momentos felizes e esquecer os ruins...

Minha opinião

Zoe acorda no passado ciente do que está acontecendo, é assim que ela vê a oportunidade de mudar muitas coisas que viveu, e ela faz isso. Contudo em várias oportunidades que teve de mudar algo que fez, ela simplesmente resolveu que seria melhor agir da mesma maneira, o que mostrou uma personalidade forte da protagonista. Contudo é exatamente nesse ponto que achei uma falha, muitas vezes, Zoe parecia perdida, como se não soubesse o que ia acontecer, o que não condizia com o fato de que ela lembrava de tudo.

O ponto positivo do livro é que a autora aborda um tema central no livro, e ele o causador dos principais problemas do casal. Eu nunca tinha lido nada que abordasse esse assunto e gostei muito do modo como ele foi explorado pela autora. Ele serviu como base para o desgaste do casamento deles, porém a autora mostra como muitas brigas do dia a dia ou até mesmo acontecimentos nem tão graves afetam o relacionamento com o tempo. Estar em um casamento, dividindo a vida com outra pessoa não é nada fácil, e Clare mostrou que tudo que queremos para a nossa vida pode ter impacto na vida do outro.


Zoe é uma mulher madura, mas muito machucada por tudo que seu relacionamento passou e pela morte repentina do marido. Ao voltar ao passado, notei uma oscilação da parte dela sempre que um dia novo começava e ela tinha que decidir o que fazer. Em alguns momentos, ela mostra-se imatura e insegura e, em outros, decidida e determinada. Acredito que o fato de realmente estar vivendo tudo novamente e ter aqueles sentimentos revividos ocasionou essa indecisão dela.

A escrita de Clare é muito leve, simples e direta. A narrativa é feita em primeira pessoa por Zoe, com foco nos momentos mais importantes na vida do casal durante 10 anos, desde o dia em que se conheceram até a morte de Ed. Gostei muito de acompanhar somente alguns dias da vida deles, pois são momentos importantes para desenvolvimento do relacionamento. Mesmo com o espaço de tempo entre uma data e outra, o entendimento da história e do que está acontecendo ao casal não é prejudicado.

Meus Dias com Você é um livro sobre perda, superação e recomeço, que lembra a importância de amar profundamente e dizer "eu te amo", sempre que possível!


10 comentários

  1. Olá tudo bem, adorei conhecer um pouco mais sobre o livro acredito tratar se de um drama cheio de ensinamentos profundo e adoro leituras assim, beijos!

    ResponderExcluir
  2. Oi.
    Achei o enredo bem interessante.
    Esse lance de ter a oportunidade de mudar o passado eu acho bem diferente, mas se tivesse a oportunidade não sei se dará, pois o meu passado me tornou k que sou hoje.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Gosto de livros que falem de luto. Conversamos muito pouco sobre perda de pessoas amadas e sempre precisamos estar preparados para o que pode acontecer na vida. Parece um livro de uma sensibilidade bem marcante, certeza que eu choraria por horas em posição fetal depois de ler kkkk <3

    ResponderExcluir
  4. Adoro romances com efeito borboleta! Estou de olho nessa obra faz tempo, mas ainda não tive como comprar, ao mesmo que é triste e trágico é lindo saber que a protagonista está tendo uma nova chance. Agora fica a pergunta no ar, será real? Quero ler!
    Nizete
    Cia do Leitor

    ResponderExcluir
  5. Oie
    adoro um romance para passar o tempo e é impossível não querer ler esse, estou de olho desde que lançou e espero muito conseguir em breve, adorei o enredo e sua resenha

    beijops
    http://www.prismaliterario.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi, tudo bem?
    Eu estou louca para ler esse livro desde que foi lançado. Além de ter uma capa linda, gosto da temática e amo livros em que os personagens têm a chance de refazer o passado. Apesar da sua ressalva em relação à indecisão da protagonista, é um livro que eu gostaria de ler.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Esse livro na época que lançou não chamou muito minha atenção, daquela época até pouco tempo atrás tava lendo muito livro com temática desse tipo, então saturou um pouco sabe.
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
  8. Oi! Adoro livros onde os personagens precisam voltar no tempo para concertar alguma coisa. Único problema é que na sei se aguentaria ler até o final. Sou muito avessa aos enredos que possuem drama. Se um dia tiver a oportunidade talvez eu leia.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Oie! Eu ouvi falar desse livro, bem, vi bastante a capa por ai, mas pensei que seria como o resto dos romances que estão nas bancas e livrarias pelo mundo. É um contexto bem interessante, mostra a base do relacionamento e todo o resto, acho que daria uma chance a ele quem sabe no futuro.
    Sua resenha ficou ótima e as fotos maravilhosas, parabéns! A propósito, estou seguindo teu blog. <3
    http://www.kammykrysthin.com/
    Xoxo

    ResponderExcluir
  10. Olá,
    A história parece ter tanto drama, e nossa eu gosto de um bom drama. Mesmo assim deve ter um teor tão alto de tristeza que fico um pouco com receio. Gosto bastante da capa!

    Debyh
    Eu Insisto

    ResponderExcluir

Oi pessoa leitora, fico muito feliz com sua visita. Não esqueça de deixar um comentário me contando o que achou do post e do blog!

Dicas e opiniões são sempre bem-vindas!

Obrigada pela visita e volte SEMPRE!!