Resenha O Casamento - Victor Bonini

17 janeiro 2018

Título: O Casamento
Autor: Victor Bonini
Editora: Faro Editorial
Ano: 2017
Páginas: 368
Para saber mais: Skoob
Livro recebido em parceria com a editora.
Sinopse: Para os noivos é o dia mais importante de suas vidas. Meses atrás, os amigos diriam que o namoro de Plínio e Diana tinha prazo de validade. Eles se conheceram de um jeito bizarro, pensam completamente diferente e nenhuma das famílias aprova o relacionamento. Mas eles resistiram a tudo. E agora vão se casar. Para o detetive é a melhor chance de pegar um criminoso. O mais íntegro dos convidados esconde um segredo devastador. Mas alguém sabe e está disposto a espremê-lo com chantagens. É então que o detetive Conrado Bardelli se hospeda no hotel-fazenda onde ocorrerá o casamento. Ele precisa descobrir o lobo entre as ovelhas. E rápido. Pois, a cada nova ameaça, o chantagista eleva o tom e falta pouco para a bomba explodir. O casal está pronto para o sim. A noiva se prepara para caminhar pelo tapete vermelho. Até que alguém diz: não saia do carro! Enquanto a plateia espera ansiosa em frente ao altar, algo brutal acontece na antessala. Só quando veem as paredes lavadas com sangue é que os convidados se rendem ao desespero. Começa uma confusão para interromper a marcha nupcial e chamar a polícia. Ninguém sabe o que fazer. E Bardelli, que lidava com um caso de extorsão, descobre que se meteu em algo muito pior. Agora, ele é o único capaz de encontrar respostas. O problema é que as mortes não param de acontecer.



Sobre o livro

Plínio e Diana estavam com casamento marcado, mesmo as famílias sendo contra. Eles alugaram um hotel por quatro dias para os convidados, tudo parece estar ocorrendo as mil maravilhas, mas, ao mesmo tempo que a comemoração acontece, o detetive Conrado Bardelli investiga um caso de extorsão, casualmente ligado a um dos convidados.

Minutos antes do casamento, eis que um assassinato acontece, um crime brutalassim o que era para ser um dia especial, se transforma em uma tragédia. O que era pra ser um simples caso de extorsão passa a ser uma caçada por um assassino. Seguindo pistas e o seu instinto, Conrado vai em busca de informações para desvendar o mistério, e quando tudo parece estar se resolvendo, acontece mais um assassinato, ao que parecia a segunda vítima tinha uma pista que ajudaria o detetive a desvendar o mistério. Todos são suspeitos!


Minha opinião

Confesso que fui surpreendido por essa leitura, pois, a cada página, o mistério aumentava, a cada pista, o suspeito mudava, e isso tornava a leitura cada vez mais saborosa. É um livro que prende do inicio ao fim, com uma boa dose de suspense e o desfecho do mistério é surpreendente.

Achei Conrado Bardelli um personagem muito bem desenvolvido, ele se mostra um homem decidido e que não desiste facilmente de um caso, além de ser bem humano, ou seja, ele não faz deduções incríveis de agentes do FBI, ele apenas segue pistas para desvendar cada etapa do mistério. Outro personagem que merece destaque é Plínio, um brutamontes do time de basquete, mas que parece ter um enorme coração e ser facilmente manipulável, é um personagem com papel fundamental em toda a trama e que desenvolve bem o papel que lhe é designado.

A narrativa é em terceira pessoa e o foco é o detetive, porém em alguns capítulos o foco muda para outros personagens, mostrando o passado deles, para nos familiarizarmos mais com seus perfis, nos dando uma maior ideia de cada um, assim criamos os nossos suspeitos.

Nada daquilo, aliás, se parecia com um conto de fadas. Quanto mais Lyra conhecia os convidados, mais se deparava com o lado podre daquela gente. Não era por se tratar de um casamento que as coisas tinham de parecer um sonho.

Alguns diálogos foram o único problema que achei na narrativa, principalmente de Diana e Plínio, pois o autor usou muitas gírias, inclusive em conversas sérias, como depoimentos para a polícia. Isso para mim foi um problema, acho que Victor Bonini abusou um pouco delas, ele poderia ter escolhido melhor os diálogos para usá-las.

De modo geral, O Casamento foi um livro que superou minhas expectativas, confesso que o julguei pelo título e não esperava que fosse tão bom, a ponto de me prender como me prendeu. Cada página alimentava mais a minha curiosidade e cada pista me deixava mais ansioso pelo desfecho do caso, me fazendo cada vez mais crer que ninguém é inocente, até que se prove o contrário.


3 comentários

  1. Oi.
    Não conheço o livro mas amo suspense.
    Fiquei aqui curiosa para saber o que aconteceu e como será o desenvolvimento e desfecho da historia.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi, tudo bem?
    Ainda não li esse livro, mas as resenhas têm me deixado curiosa. Não é um gênero que costumo ler, mas gostei da premissa e parece ser uma leitura muito envolvente. Gostei de saber que é daqueles livros que a toda hora mudamos de suspeito e que o mistério permanece ao longo da leitura.
    Adorei a resenha e espero ler este livro em breve.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Oie
    eu recebi o livro e quero muito ler mas sinceramente estou criando coragem pois apesar de adorar o gênero, tem que ter muita paciência e atenção, adorei sua resenha pois me fez ter mais coragem e vontade para iniciar a leitura, que bom que gostou e que vale a pena

    beijos
    http://www.prismaliterario.com.br/

    ResponderExcluir

Oi pessoa leitora, fico muito feliz com sua visita. Não esqueça de deixar um comentário me contando o que achou do post e do blog!

Dicas e opiniões são sempre bem-vindas!

Obrigada pela visita e volte SEMPRE!!