Resenha: O Livro das Listas - Renato Russo

03 janeiro 2018

Título:  O  Livro das  Listas - Referências Musicais, Culturais e Sentimentais 
Autor: Renato Russo
Editora: Companhia das Letras
Ano: 2017
Páginas: 220
Para saber mais: Skoob
Livro recebido em parceria com a editora.
Sinopse: Além de artista compulsivo, dotado de uma criatividade sem limites, Renato Russo era também um ávido consumidor de toda forma de arte. Durante sua vida breve e produtiva, entre um palco e outro, estúdios e turnês, o líder da Legião Urbana usou todo seu tempo livre para descobrir novas obras e revisitar as que amava. Discos, livros, filmes, artistas e referências variadas eram rapidamente integradas ao vasto repertório de Renato, que organizava seu pensamento criativo por meio de listas, muitas listas. Feito a partir das anotações do artista, até hoje inéditas ao público, este livro apresenta um panorama de suas grandes influências acompanhadas de informações acerca dos artistas e obras mencionadas. Reveladoras dos temas de interesse que podem ter influenciado as composições de Renato, as listas não apenas serviam para classificar o que ele já conhecia e para indicar o que ele ainda pretendia ler, ouvir, assistir e viver, como também são uma forma de conhecer o processo criativo de um dos grandes nomes da cultura popular brasileira.




 Sobre o Livro

O livro, como o titulo mostra, é composto basicamente por listas das mais variadas, desde listas muito elaboradas, como os "top's  10", "melhores  de todos os tempos" a coisas simples, como o que comprar no dia seguinte ou trabalhos que o próprio Renato iniciou e desejava concluir ou melhorar.

Ele é dividido em três partes, uma para cada ano, Anos 1970, Anos 1980 e Anos 1990. No decorrer do livro, as listas se repetem com alguns itens permanecendo na lista outros com todos os itens modificados. Além das listas feitas por Renato, o livro também conta com textos explicativos sobre alguns dos itens citados, como sinopse de filmes, histórias de bandas favoritas do autor, pequenas biografias de atores e diretores que participaram de filmes listados por ele.

O livro ainda conta com reproduções fieis de textos escritos por Renato, a grande maioria em inglês, língua na qual ele foi alfabetizado, devido ao trabalho do pai.



Minha opinião 

Sou super fã do Renato Russo, então o livro era muito desejado, eu via nele uma maneira de conhecer um pouco mais de perto o que ele gostava de ouvir, ler e assistir. Meu maior receio era que, por ser uma livro totalmente diferente de tudo que já li até então, eu não me envolvesse com a leitura, o que felizmente não aconteceu.

Descobrir que, entre os livros preferidos dele, existem livros que eu também li, me trouxe um sentimento de proximidade muito grande. Ver textos escritos com a própria caligrafia dele, desenhos, rabiscos anotações fez eu me senti como se estivesse ao seu lado, compartilhando esses momentos.

Acredito que para quem é fã do Renato Russo, esse livro é uma ótima maneira de conhecer mais afundo suas preferências. E para quem não é fã uma oportunidade de conhecer um pouco mais esse grande poeta brasileiro.


Nenhum comentário

Postar um comentário

Oi pessoa leitora, fico muito feliz com sua visita. Não esqueça de deixar um comentário me contando o que achou do post e do blog!

Dicas e opiniões são sempre bem-vindas!

Obrigada pela visita e volte SEMPRE!!