Resenha: As Crônicas de Marte - George R. R. Martin e Gardner Dozois

22 março 2018

Título: As Crônicas de Marte
Título original: Old Mars
Organizadores: George R. R. Martin e Gardner Dozois
Editora: Arqueiro
Ano: 2018
Páginas: 496
Para saber mais: Skoob
Livro recebido em parceria com a editora.
Sinopse: Uma princesa de Marte e As crônicas marcianas, dos mestres Edgar Rice Burroughs e Ray Bradbury, foram clássicos que influenciaram a imaginação de milhões de leitores e mostraram que aventuras espaciais não precisavam se passar numa galáxia distante, a anos-luz da Terra, para serem emocionantes. Elas poderiam ser travadas logo ali, no planeta vizinho. Antes mesmo do programa Mariner e da corrida espacial, a imaginação povoava nosso sistema solar com seres estranhos e civilizações ancestrais, nem sempre dispostos a fazer contato amigável com a Terra. E nesse período, de todos os planetas que orbitavam o nosso Sol, nenhum tinha uma aura de maior romantismo, mistério e aventura do que Marte. Com contos escolhidos e editados por George R. R. Martin e Gardner Dozois, As crônicas de Marte retoma esse sentimento ao celebrar a Era de Ouro da ficção científica, um período recheado de histórias sobre colonizações interplanetárias e conflitos antigos. Enfim, o bom e velho Marte está de volta.


Em As Crônicas de Marte, George Martin e Gardner Dozois reúnem 15 contos de diversos autores para mostrar um Marte já esquecido. Os contos abordam diversos assuntos, mas todos se passam no planeta vermelho. Com muitos autores que ainda não foram publicados no Brasil, os organizadores mostram nomes que são referência quando o assunto é ficção cientifica. Nesse livro vamos encontrar muitos Martes diferentes e aventuras impressionantes.

Esse é o terceiro livro de contos que é publicado no Brasil da parceria de George Martin e Gardner Dozois. Os anteriores são: O Príncipe de Westeros e Outras Histórias e Mulheres Perigosas (resenha aqui). Foi com base no que li em Mulheres Perigosas que resolvi me aventurar pelo planeta vermelho. Diferente dos outros livros, que são compostos por contos de outros gêneros, nessa obra o foco é Marte, sendo assim o livro é de um gênero que eu venho lendo muito ultimamente, ficção cientifica.


O mais legal do livro é ver como cada autor retrata o mesmo planeta e o modo como os seres humanos se relacionam com ele ou com seus habitantes, seres ora parecidos com nós, ora bem diferentes. Outro ponto positivo é a diversidade de assuntos explorados pelos autores, nesse planeta cheio de tempestades de areia, encontrei problemas familiares, ambição e a busca por perdão.

Mesmo assim, eu tive problemas com a leitura. Os contos, em sua maioria, são densos e foram cansativos de ler. Precisei de vários dias para concluir o livro, pois eu lia aos poucos, para não me cansar. Há, claro, muitos contos legais, que me deixaram super envolvida, alguns são até engraçados, mas infelizmente não adorei tanto as histórias quanto eu gostaria, a maioria só me deixou satisfeita com a leitura.


Para cada um dos contos, há uma minibiografia de cada autor. Eu fiquei bastante “assustada” com o número de livros publicados por alguns, pois praticamente todos os autores desse livro nunca foram publicados no Brasil. Isso mostra como o sci-fi ainda é pequeno no país, precisamos de mais editoras publicando esse gênero.

Além disso, há uma introdução escrita pelo Martin, nela ele fala sobre a Era de Ouro da ficção cientifica, antes das explorações espaciais, quando o imaginário sobre o que havia além da terra não passava de especulação. A partir do momento em que o universo começou a ganhar a visita dos humanos, o gênero ganhou uma outra forma, e o que os organizadores propõem aqui é uma viagem a esse tempo esquecido. Eu achei essa introdução incrível, gostei muito de como o autor mostrou sua relação com Marte e com autores mais antigos do gênero.

Em As Crônicas de Marte vamos explorar Marte de diferentes formas, assim como refletir sobre diversos temas. Um livro para os fãs da velha e boa ficção científica.

 

7 comentários

  1. Olá, tudo bem?

    Eu acabei de ler "As Crônicas de Marte" e gostei muito da leitura, gostei da grande maioria dos contos que foram selecionados, sem contar que a edição ficou caprichada, muito boa!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem?

    Eu nunca li nenhuma antologia de contos organizada pelo George. Mas confesso que de todas essa é a que mais me despertou curiosidade, não tenho muita afinidade com ficção cientifica, e esse me parece uma boa porta de entrada. Me lembro um pouco Crônicas Marcianas, do Bradbury.
    O lado bom dessas antologias é conhecermos novos autora, embora alguns desses "novos" tenham uma vasta publicação de livro como você se assustou. haha

    abraço

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem?
    Quando esse livro foi lançado, eu fiquei até curiosa para conferir, mesmo sendo um estilo que foge muito do que estou acostumada. Porém, tenho lido algumas resenhas sobre ele e muitas ressaltam exatamente o que você falou: que os contos são muito tensos e a leitura é um pouco cansativa.
    Por esse motivo, acabei perdendo a vontade de ler. Já é um estilo que não curto e ainda é mais lento, tenho medo de ser uma leitura arrastada demais para mim.
    Mas, de qualquer forma, adorei sua resenha!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Quando vi a capa do livro achei mega interessante, mas como sou muuuito pé atrás com contos eu logo fui desistindo de ir atrás do livro para ler. O tema é muito bacana, talvez eu folheie se um dia chegar na livraria que trabalho, mas só isso.

    ResponderExcluir
  5. Eu tenho sérios problemas com George R R Martin. Acho os livros bem chatos e arrastados, sobretudo confuso. Então peguei uma certa birra que me faz torcer o nariz pra ele.
    Esse seria um livro que não leria, embora eu ame contos.
    Mas é uma dica que eu com certeza anotaria para presente. Conheço algumas pessoas que iriam simplesmente amar!
    Logo, obrigado pela super dica!!

    Beijinhos!

    #Ana Souza
    https://literakaos.wordpress.com

    ResponderExcluir
  6. eu gostei da dica, vou anotar, porque são contos e amo ler contos, espero gostar mais que você

    ResponderExcluir
  7. Oir
    ficção cientifica não é bem o meu forte mas bem legal saber mais sobre esse enredo e a história no geral, vou passar a dica mas vou apresentar a alguns amigos que vão amar

    beijos
    http://www.prismaliterario.com.br/

    ResponderExcluir

Oi pessoa leitora, fico muito feliz com sua visita. Não esqueça de deixar um comentário me contando o que achou do post e do blog!

Dicas e opiniões são sempre bem-vindas!

Obrigada pela visita e volte SEMPRE!!