Leia.Seja. - Personagens que cativam

26 abril 2018


Segunda-Feira, dia 23/04, foi Dia Mundial do Livro! Na segunda, não consegui escrever nenhum post sobre essa data, mas como a semana toda é de comemoração, aproveito para falar para vocês sobre o projeto Leia.Seja. Uma campanha realizada pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros (Snel), que tem como objetivo mostrar o papel transformador que a leitura pode proporcionar à sociedade. Essa campanha começou na Bienal Internacional do Livro do Rio, em 2017, quando um time de peso vestiu a camisa da campanha para se transformar em personagens históricos da literatura nacional e internacional.

Este ano um time de peso, Pedro Bial (Sherlock Holmes), Bela Gil (Capitu), Bernardinho (Capitão Rodrigo), Cauã Reymond (Dom Quixote),vestiu sua paixão pelas histórias para transmitir a mensagem de que, ao ler, a pessoa é transportada para quantos lugares, sentimentos e reflexões a imaginação permitir, estimulando a criatividade, a inspiração e o saber.
  
Eu adorei muito as imagens da campanha e como já li os livros do qual elas se referem quero comentar um pouco sobre cada um.


Sherlock Holmes: Um dos meus personagens favoritos da literatura mundial! Eu li os livros do detetive mais famoso do mundo na adolescência e criei um carinho muito grande pelas histórias. Depois de grande já assisti a série e tenho o desejo de reler todos os livros novamente.


Capitu: Não importa se você leu ou não Dom Casmurro, com certeza conhece a pergunta: Capitu, traiu ou não Bentinho? Li o livro duas vezes na minha vida e tenho minhas dúvidas até hoje, pois quando vejo as coisas por um ângulo acho que sim, e se vejo por outro, acho que não! Mas acredito que essa era a ideia do grande Machado ao criar uma personagem tão complexa como Capitu!


Capitão Rodrigo: Minha relação com esse personagem é de amor e ódio. Lembro de ler o Continente e torcer muito por ele um hora e na outra já estar querendo xingá-lo muito. Com certeza, ele é um homem encantador e corajoso, mas também meio "cachorro". 


Dom Quixote: Um dos personagens mais engraçados e que já conheci! Li esse livro para a faculdade meio que na obrigação, confesso que não aproveitei a leitura como devia. Por isso, quero muito fazer a releitura quando puder!

Me conta se você já teve o prazer de encontrar com esses personagens?


Site da campanha: http://www.snel.org.br/leiaseja/

Face da campanha https://www.facebook.com/leiaseja/

#LeiaSeja #DiaMundialdoLivro


2 comentários

  1. Bacana os famosos apoiarem a leitura dessa forma, representando grandes personagens!! Tenho muita vontade de ler os livros do Sherlock Holmes, parecem ser cheios de misterios e reviravoltas, só assisti os filmes e gostei muito!!

    ResponderExcluir
  2. muito boa a iniciativa, ainda não li nada sobre o Tempo e o Vento mas vou acrescentar na minha lista.

    ResponderExcluir

Oi pessoa leitora, fico muito feliz com sua visita. Não esqueça de deixar um comentário me contando o que achou do post e do blog!

Dicas e opiniões são sempre bem-vindas!

Obrigada pela visita e volte SEMPRE!!