Resenha: H. P. Lovrecraft - Medo Clássico - Volume 1

19 abril 2018

Título: H. P. Lovrecraft - Medo Clássico - Volume 1
Autor: H. P. Lovrecraft
Editora: DarkSide Books
Ano: 2017
Páginas: 416
Para saber mais: Skoob
Livro recebido em parceria com a editora.
Sinopse: Uma seleção especial de contos e novelas do autor que revolucionou o terror e a ficção científica no século XX, seguindo aquele padrão de qualidade quase psicopata como só a DarkSide® Books sabe fazer. Uma homenagem àquele que foi tão bem-sucedido na tarefa de pensar o impensável, tudo feito com cuidado e carinho para que os verdadeiros adoradores do filho de Providence tenham em mãos a edição definitiva do mestre.


Desde o lançamento do selo Medo Clássico, a Darkside Books deixou claro que uma hora o mestre do horror cósmico ia ganhar o seu espaço. E para alegria dos fãs, esse hora chegou! Eu nunca tinha lido nada do autor, então minha ansiedade também era grande, sentia que precisava conhecer Lovecraft, principalmente por ser fã de Poe, e sempre escutar comparações ou semelhanças. E assim como o mestre do terror gótico, as histórias de H. P. Lovecraft também influenciaram e influenciam tanto a literatura como a música e o cinema.

Meu primeiro contato com o autor foi um misto de surpresa e aborrecimento. Confesso que tudo que envolve os antigos e o fato da mente humana não conseguir compreender a sua existência é muito intrigante e complexo. Gostei muito de como o autor faz uso de um narrador que só observa ou só ficou sabendo de algo, como se fosse um narrador-testemunha, contudo a escrita do autor cansou-me muitas vezes.

Lovecraft é extremamente detalhista quando essa é a proposta e achei-o em alguns momentos repetitivo, o que deixou a leitura um pouco maçante. O fato interessante é que quando lemos a introdução, o tradutor tece comentários sobre essa fama do autor de ser repetitivo, então só posso dizer que eu estava avisada. Outro ponto a ser destacada sobre esse estilo do autor é que ele usa  muitos argumentos para fazer essa repetição, o que torna sua escrita única e diferenciada.


São nove histórias incluindo contos e novelas, vou aproveitar que não são muitos e tentar comentar um pouco sobre cada um. Dagon, o conto que abre o livro, é rápido e envolvente. Adorei o modo como o autor iniciou a narrativa, o final é magnífico. A Cidade sem Nome foi meu primeiro contato com o lado mais descritivo do autor. São tantos detalhes que eu praticamente me sentia dentro da cidade. Herberst West Reanimator deixou-me feliz. Como não gostar de um médico com as ambições de West. Eu simplesmente amei esse conto! O Depoimento de Randolph Carter é eletrizante. Eu fiquei alucinada lendo ele, queria muito saber o que ia acontecer. Outro que amei! O Cão de Caça trouxe um cenário que curto muito, cemitério. Gostei muito da proposta desse conto e (mais uma vez) do finalO Chamado do Cthulhu é na minha opinião o conto mais interessante de todos. Num estilo meio jornalistico, o autor apresentou o seu mostro mais famoso. Tudo que o autor construiu sobre esse ser é incrivelmente curioso e misterioso. Nas Montanhas da Loucura é uma novela que foi bem complicada de ler. Eu achei que quem ia ficar louca era eu, de tantos detalhes dados pelo autor. Mas confesso que o conto é incrível. Quero lê-lo novamente em outro momento, pois é o tipo de história que sempre podemos extrair algo. A Sombra Vinda do Tempo entra na categoria “detalhado ao extremo”. Assim como nas montanhas da loucura, eu e essa história quase brigamos por causa dos detalhes. A História de Necronomicon é uma apresentação curta e rápida da história do livro. Fiquei impressionada com o numero de informações sobre ele. Muito legal!


A coisa mais misericordiosa do mundo, penso eu, é a inabilidade da mente humana em correlacionar todo o seu conteúdo. 


A DarkSide inova (mais uma vez) ao trazer para o mesmo livro duas edições maravilhosas. O conteúdo é o mesmo, por isso não se preocupe. A única dificuldade é escolher entre as duas. COSMIC EDITION, essa que eu recebi, é uma viagem aos recantos mais alucinados da mente de Lovecraft, mesclando loucura e realidade; MISKATONIC EDITION foi feita inspirada na universidade que o escritor criou em seus contos. 

Logo de início, há a Introdução DarkSide, escrita pela Ramon Mapa, o tradutor dessa edição, que apresenta o conteúdo do livro e instiga a curiosidade do leitor antes da leitura dos contos começar. Além disso, Ramon faz comentários sobre a fama, as críticas e a escrita de H. P. Lovecraft.


Além dos contos, essa edição possui muitos extras maravilhosos: Lovecraft e a cultura pop; Edgar Allan Poe & H. P. Lovecraft; Seguindo os passos de Howard Phillips em Providence; e Origens - Anotações raras e inéditas. É simplesmente maravilhoso esse material, pois ajuda muito na compreensão da magnitude que a obra do autor alcançou no mundo e apresenta um conteúdo muito legal para os leitores saberem mais sobre O mestre do horror cósmico.

Depois do meu primeiro contato com Lovecraft, eu só posso dizer que estou muito satisfeita de ter em fim conhecido o Cthulhu; o Necronomicon, do Abdul Alhazred; a Miskatonic. Hoje consigo compreender todo o sucesso do filho de Providence. Com certeza um livro para todo fã ter na estante e uma edição perfeita para quem não conhece ainda a escrita do autor. Eu quero conhecer mais!



3 comentários

  1. Eu tenho esse livro na edição Miskatonic, ele é lindo!! Eu também nunca tinha lido nada do Lovecraft até então, alguns contos dele são bem cansativos de se ler mesmo, pois são cheios de detalhes, enquanto outros, trazem leitura mais fluída, e esses são os melhores!!

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho muita curiosidade em ler algo do autor. Já li outros comentários a respeito dessa sua "repetitividade", mas um dia ainda me aventuro. Essa capa eu confesso que achei um pouco radioativa demais pro meu gosto, acho que iria preferir uma coisa menos gritante.

    Um beijo!
    Não Me Mande Flores

    ResponderExcluir
  3. Esse livro é muito bom, se vc não gostou da capa a editora lançou com outra capa também.

    ResponderExcluir

Oi pessoa leitora, fico muito feliz com sua visita. Não esqueça de deixar um comentário me contando o que achou do post e do blog!

Dicas e opiniões são sempre bem-vindas!

Obrigada pela visita e volte SEMPRE!!