Resenha: Mulher com Brânquias - Patrícia Baikal

25 maio 2018

Título: Mulher com Brânquias
Autora: Patrícia Baikal
Editora: Edição independente 
Ano: 2017
Páginas: 248
Para saber mais: Skoob
Livro recebido em parceria com a autora.
Sinopse: Rita, professora universitária, começa a ter visões de uma realidade paralela, como se estivesse o tempo todo mergulhada num aquário. Em casa, no trabalho ou na rua, ela se vê rodeada por seres aquáticos e especialmente pelo "grande peixe", uma criatura fantasmagórica que a persegue, mas que ninguém mais enxerga. Como se não bastasse, sua pele é tomada por escamas aos poucos, de forma dolorida e fantástica. Brânquias surgem em seu corpo, e isso pode significar o início ou o fim de uma jornada.


Sobre o livro


Rita é proprietária de uma loja, a Porcelanas & Cia, e está começando como professora em uma universidade. Ela e o marido acabaram de se mudar para a casa nova que estava sendo construída e fazem planos para o futuro. Tudo parece ocorrer dentro da normalidade, até que no seu primeiro dia de aula algo estranho acontece.

Rita vê “voando”, por cima dos alunos, um gigantesco peixe. Sua primeira reação é não acreditar no que está vendo, mas quando o peixe chega perto dela e ela sente o cheiro que sai da sua boca dele, uma sensação de falta de ar toma conta dela. Além disso, alguns dias depois, ela começa a ver escamas surgindo em seu corpo após um corte em sua mão.

Além de ter que lidar com esses episódios e com sua "nova pele", um triste acontecimento faz com que Rita viaje para o lugar em que cresceu. Assim, ela se vê, de repente, de volta ao seu passado e confrontando segredos da família que serão revelados.


Minha opinião

Depois de ver, no Instagram, muitas resenhas positivas sobre Mulher com Brânquias, eu estava morrendo de vontade de lê-lo. Minhas expectativas estavam muito altas sobre a história e só posso dizer que não me decepcionei com essa leitura.

Com uma escrita muito gostosa e fluída, Patrícia me prendeu à história logo no início da narrativa. A autora vai construindo a problemática principal aos poucos, encaixando as peças lentamente, e assim vamos construindo o significado de toda a trama. A narrativa tem um tom de mistério, que aliado ao toque de realismo mágico, deixou a leitura muito envolvente. Sem falar nas ilustrações, feitas por Fabiana Rezende, que são um charme só e ajudam muito no "mergulho" na história. Há uma explicação sobre as escamas, que foi muito interessante de conhecer, elas servem como proteção.



Durante toda a leitura, o que estava acontecendo com Rita tinha um significado para mim também, e foi isso que mais me chamou atenção. Rita é uma personagem muito real, sua vida e suas preocupações aproximam ela do leitor. Quando o peixe e as escamas começam a parecer, conseguimos ver o impacto que isso tem em seu comportamento, compreendemos essa transformação conforme descobrimos mais sobre ela e sobre sua família.


Há mais de nossas famílias em cada um de nós do que imaginamos.

Eu adoro livros que falam sobre família e o impacto que ela tem na nossa vida. As relações familiares são exploradas aqui de forma muito sublime e delicada. Gostei muito de ver o modo como Rita vê cada um de seus parentes, as memórias que ela guarda de cada um e como isso tem peso em sua vida diária. Voltar a história da origem da família também ajudou muito a entendermos o contexto atual da trama. Um dos pontos mais legais é que Patrícia trabalha aqui o poder do ciclo familiar, o presente como uma repetição de algo que já aconteceu.

Desde a primeira vez que ouvi falar sobre esse livro, eu sabia que ele era uma leitura que eu precisava fazer. Mulher com Brânquias apresenta metáforas que levam o leitor a refletir sobre superar medos e buscar o autoconhecimento. Mais que indicado!


Aqui (http://www.patriciabaikal.com.br) você pode comprar seu exemplar de Mulher com Brânquias, além de ficar sabendo outras informações sobre a autora.



3 comentários

  1. Não conhecia o livro e me interessei! Parece ser um livro lindo, cheio de emoções que são tão reais(apesar de todas as fantasias do livro). Apenas lendo a resenha, deu para perceber como é possível o leitor se identificar com a protagonista, com relação aos seus sentimentos e sua relação com sua família! Também adoro livros que retratem esses relacionamentos! Obs: A capa e as ilustrações também estão maravilhosas!

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia o livro, mas preciso dizer que fiquei bem interessada. Primeiro que a capa é linda e o título chama bastante atenção. Acho que o legal é que apesar da história trazer essa magia ela é mesclada com muita realidade, com situações e atitudes que vemos no dia a dia, que vemos na nossa família ou até em famílias próximas. Como você disse, a Rita é aquela personagem real o que faz com que o leitor se sinta próximo dela e isso pra mim é algo muito importante, eu adoro me sentir conectada aos personagens durante a leitura. Além disso existe todo um mistério em torno da história. Fiquei curiosa pra saber como a Rita vai lidar com tudo.

    ResponderExcluir
  3. Fiquei louco para ler esse livro, valeu pela resenha.

    ResponderExcluir

Oi pessoa leitora, fico muito feliz com sua visita. Não esqueça de deixar um comentário me contando o que achou do post e do blog!

Dicas e opiniões são sempre bem-vindas!

Obrigada pela visita e volte SEMPRE!!