Resenha: A Hora do Pesadelo - Thommy Hutson

17 julho 2018

Título: A Hora do Pesadelo: Never Sleep Again
Título Original: Never Sleep Again: The Elm Street Legacy
Autor: Thommy Hutson
Editora: DarkSide Books
Ano: 2017
Páginas: 520 
Para saber mais: Skoob
Livro recebido de cortesia da editora.
Sinopse: A Hora do Pesadelo: Never Sleep Again tem tudo para se transformar no livro de cabeceira dos fãs mais exigentes. O livro conta a história de como o diretor resgatou uma antiga obsessão de sua infância para criar um dos personagens mais icônicos do cinema moderno. A Hora do Pesadelo: Never Sleep Again é o registro mais completo sobre este slasher movie revolucionário. Para escrevê-lo, o autor Thommy Hutson, que já havia produzido um documentário sobre o filme, voltou a entrevistar membros do elenco e da equipe, incluindo o próprio Wes Craven, que assinou a apresentação do livro, antes de nos deixar, em 2015. Prepare-se para algumas noites em claro. Você tem um livro novo pra ler.



Freddy Krueger é o protagonista da série de filmes de terror A Hora do Pesadelo (A Nightmare on Elm Street). Freddy é um assassino de crianças da fictícia Springwood, Ohio, que após ser queimado por pais vingativos passa a atacar adolescentes em seus sonhos, matando-os por tabela no mundo real. O fato de ter o poder de controlar os sonhos das pessoas e matá-las durante o sono, valeu-lhe as alcunhas de "Lorde dos Pesadelos" e "Senhor dos Sonhos". Robert Englund foi o intérprete original de Freddy, participando de sete filmes mais um crossover com Jason Voorhees da série Friday the 13th. Em um remake do filme original, lançado em 2010, Freddy é interpretado por Jackie Earle Haley. Freddy também aparece como um personagem jogável no jogo Mortal Kombat (2011).


Em 2016, a Darkside Books anunciou que ia publicar Never Sleep Again. Como fã de A Hora do Pesadelo, eu aguardei ansiosa por esse lançamento. E para minha alegria, esse hora chegou! Então era mais que óbvio que eu precisava ter esse livro em minhas mãos. A franquia de filmes que tinha como vilão Freddy Krueger fez parte da minha adolescência, junto com os filmes do Boneco Assassino (aguardo um livro sobre ele também). Eu olhava tantas vezes os filmes, que muitas vezes tive pesadelo, mas nunca parei de assisti-los. Freddy é meu malvado favorito!

A hora do pesadelo, em todo o seu terror inventivo, e Freddy Krueger, em toda a sua gloria perversa, serão revelados de uma maneira que irá demostrar como ambos fascinaram uma geração inteira de cinéfilos - e mais um pouco.

Thommy Hutson é extremamente cuidadoso, ele conta a história do longa-metragem em detalhes, porém nada cansativo. Ele consegue apresentar a construção do filme de Wes Craven, da sua ideia inicial até o lançamento, de uma forma muito simples. A leitura foi muito leve e o tempo todo eu sentia uma nostalgia e uma alegria ao ler o que ele contava. Quando ele abordou as dificuldades financeiras que os produtores encontraram (fato que eu não sabia), me vi ansiosa para ver como eles conseguiram superar esse problema.


Logo de início, há o prefácio, escrito por Roberto Shaye, o produtor que comprou os direitos do filme, falando um pouco sobre como foi a parceria com Wes e sobre a produção do filme. Depois há a apresentação, escrita por Wes Craven, o criador de tudo, aqui ele conta como nasceu A Hora do Pesadelo.

A partir disso, Thommy dividiu o livro em partes para cada uma delas um tópico sobre a construção do livro foi apresentada, como a ideia inicial, a busca por investimento, a seleção dos atores, as filmagens, o modo como foram feitos os efeitos especiais. Além disso, o livro é recheado de foto e imagens e entrevistas com o elenco, diretor, produtor. Um material incrível e completo! 

Foi extremamente gratificante saber o passo a passo de um dos meus filmes favoritos da vida. A Hora do Pesadelo é um presente para os fãs da franquia e para quem curte cinema. Thommy Hutson não deixou nenhum detalhe de fora, deixando-me muito surpresa com toda a história do primeiro filme e muito feliz com o sucesso que a franquia atingiu! Livro super indicado para uma leitura antes de dormir e ter bons sonhos! 



Nenhum comentário

Postar um comentário

Oi pessoa leitora, fico muito feliz com sua visita. Não esqueça de deixar um comentário me contando o que achou do post e do blog!

Dicas e opiniões são sempre bem-vindas!

Obrigada pela visita e volte SEMPRE!!