Resenha: O Encantador de Gatos - Jackson Galaxy

06 setembro 2018

Título: O Encantador de Gatos - O guia definitivo para a vida com seu felino
Título original: Total Cat Mojo
Autor: Jackson Galaxy
Editora: Best Seller
Ano: 2018
Páginas: 392
Para saber mais: Skoob
Livro recebido em parceria com a editora.
Sinopse: O encantador de gatos é um guia indispensável para todos os amantes de gatos. Trabalhando com o conceito de gatitude (cat mojo no original), Jackson Galaxy e Mikel Delgado, especialistas em comportamento felino, mostram de forma didática e espirituosa a melhor maneira de deixar o seu bichinho à vontade consigo mesmo e com o ambiente em que vive. Famoso por socorrer famílias angustiadas por seus gatos “problemáticos”, Galaxy divide os felinos em três arquétipos: Gato Mojito (confortável e cheio de gatitude), Gato Napoleão (agressivo) e Gato Invisível (desconfortável e cheio de medo). Este é um livro essencial para entender a natureza felina, algo que todos os guardiões e amantes de gatos deveriam ler.




Eu fui criada numa casa sempre cheia de animais de estimação, Gatos e cachorros vivento juntos e sendo amigos, sempre me acompanhando nas brincadeiras e no dia a dia. Quando sai da casa da minha mãe, o desejo de ter um animal de estimação foi comigo, e como sempre fui mais dos gatos, minha vontade era adotar um. Quando a Binha veio para casa foi uma das melhores coisas que aconteceu, a dedicação era total para ela. Uns meses depois quando fui castrá-la, encontrei uma moça com uma gatinha sem dona. Relutei para pegá-la, mas acabei aceitando. Assim , tinhamos outra integrante na família, Arya. Se eu já tinha preocupações com uma, com dos gatas eles ficaram mais fortes.

A busca por melhorias na vida delas foi o fator que me fez ler O Encantador de Gatos, eu acreditava que ia encontrar no livro dicas para melhorar a vida delas, e também a minha. A quantidade de informações presente na obra me surpreendeu muito, tem de tudo. Com isso, hoje consigo compreender melhor as ações e as reações delas em casa.


Jackson possui um programa de TV, Meu Gato Endiabrado, que nunca assisti. Nele, ele ajuda guardiões a resolver problemas que os gatos estão passando. Além disso ele tem mais de 10 anos de experiência em abrigo de animais. Entre uma dica e outra, ele traz histórias e comparações humanas. Sempre bem animado e tentando fazer com o que o "humano" compreenda o que pode estar se passando com seu gatinho. Algumas coisas que foram apresentadas não servem para minhas gatinhas, mas é sempre bom saber o que fazer em todos os momentos, assim eu sei como agir casa algo aconteça.

O livro é dividido em 4 partes e para cada parte Galaxy dá o foco para algo específico sobre os gatos. Na seção um, voltamos um pouco no tempo para compreender melhor as atitudes e de como o gato se transformou no que é hoje. Jackson apresenta sua teoria sobre a existência de um Gato Essencial, algo como uma alma ancestral que vive em todos os felinos. Nessa parte há uma linha do tempo sobre a evolução, tanto dos gatos quanto a do relacionamento deles com os humanos. Essa parte é muito interessante, pois aprendi muito sobre instinto.



Na parte dois, ele oferece um curso rápido sobre gatos, vamos conhecer como nossos bichinhos enxergam o mundo, a rotina que eles gostam de levar, como é feita a comunicação corporal e os 3 tipos de gatos (Napoleão, Invisível e Mojito). Na seção três, ferramentas para a gatitude, há explicações sobre território e sobre o relacionamento entre os gatos e outros gatos e gatos e humanos. Aqui há uma série de dicas de como inserir um animal novo na família quando já se possui outro. 

Na seção 4, encontramos mais precisamente um guia para todo o tipo de problemas que seu gato pode ter, desde gatos que não se dão bem até quando o gato está com comportamentos ansiosos. A edição do livro está muito bonita, há desenhos e ilustrações que ajudam a compreender o que está sendo apresentado. 

O Encantador de Gatos é um livro ideal para quem ama gatos, aqui você vai encontrar praticamente tudo que precisa saber para ter uma boa relação com seu animalzinho e para ele ter uma vida boa e tranquila. 



4 comentários

  1. Oi, Lê,

    Eu também cresci cercada por gatos e amando-os. Também nunca assisti ao programa do Jason, mas tenho certeza que suas dicas são infalíveis, são como uma válvula de escape mesmo para muitos gateiros.

    Sumariamente, o livro traz consigo uma importância, pois avalia e passa para o leitor uma boa compreensão.

    ResponderExcluir
  2. Tenho uma amiga que é apaixonada por gatos. Além dela ter dois quando aparece algum com fome na casa dela, ela vai lá e coloca comida e água. Acho que esse livro seria ótimo para ela. Não me recordo de ter assistido Meu Gato Endiabrado, mas me lembro de estar passando os canais e ver esse nome na programação. Com certeza o livro mostra várias coisas interessantes e coisas que nem imaginamos sobre os comportamentos dos gatos, dessa forma fazendo nós entendermos melhor esses comportamentos.

    ResponderExcluir
  3. Adorei conhecer o livro. Aqui em casa sempre fomos de ter cachorros, mas desde o ano passado, dois gatos de rua resolveram nos adotar. Uma chegou filhote, abandonada; e o outro já chegou mais adulto. É muito diferente, mas amor igual ao que já sentia pelos cães. Esse livro realmente poderia me ajudar, pois percebo muitas diferenças no comportamento e muitas vezes não sei mesmo como lidar com algumas atitudes, principalmente a independência deles.

    Evandro

    ResponderExcluir
  4. Eu realmente não fiquei nem um pouco interessado em ler esse livro não é um gênero que odeia Na verdade é um gênero até que eu procuro evitar não gostei da proposta e eu não me dou muito bem com gatos

    ResponderExcluir

Oi pessoa leitora, fico muito feliz com sua visita. Não esqueça de deixar um comentário me contando o que achou do post e do blog!

Dicas e opiniões são sempre bem-vindas!

Obrigada pela visita e volte SEMPRE!!